Porque os hebreus não podiam misturar leite com carne?

Perguntado por: emoreira . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.1 / 5 8 votos

Os sábios dizem que o leite é um derivado do sangue e se cozinharmos carne com leite este volta a seu estado original que é o de sangue. Assim, misturar carne com leite no judaísmo cai em clara proibição rabínica.

No mundo judaico, o tema da pureza e a proximidade com a santidade é muito importante. E o porco era considerado um animal impuro, devido à forma como era mantido antes do abate, há centenas de anos.

De acordo com as Leis Judaicas é proibido misturar carnes e derivados com leite e derivados, ou seja, ser preparados, servidos ou consumidos ao mesmo tempo.

Primeiramente, cabe destacar todas as proibições acima mencionadas: judeus não comem suínos, répteis, insetos, aves de rapina, frutos do mar ou peixes de couraça. Aparte disto, o gado deve ser abatido da forma ritualmente correta pelo processo já mencionado de Shechitá.

QUE ANIMAIS SÃO PROIBIDOS DE SE COMER NA BÍBLIA? Em Levítico 11, o Senhor fala a Moisés e Arão e estabelece quais animais podem ser comidos e quais não podem: “Você pode comer qualquer animal que tenha o casco fendido e que rumine. Há alguns que só ruminam ou só têm o casco fendido, mas não deves comê-los.

Uma das características dessa comunidade é o isolamento ou o fechamento em si mesmo. Este fechamento ocorre porque se conectar com o mundo não judeu leva a possibilidade de cair em tentação e, sobretudo, se impurificar.

O quipá, um pequeno chapéu usado pelos judeus, é um dos símbolos do Judaísmo e é usado como sinal de respeito e de reverência a Deus. A nova criação de Koresh permite que os judeus possam usá-lo e sentir-se “confortáveis” e “seguros”.

6 E a lebre, porque remói, mas não tem os cascos fendidos; essa vos será imunda. 7 Também o porco, porque tem cascos fendidos, e a fenda dos cascos se divide em dois, mas não remói; esse vos será imundo. 8 Da sua carne não comereis, nem tocareis no seu cadáver; esses vos serão imundos.

A tradição de não comer fermento no Pessach é porque esta festividade celebra a saída da escravidão do povo judeu no Egito faraônico, viagem durante o qual os judeus que não tiveram tempo de deixar o pão fermentar, e comeram pão ázimo.

Por esta razão, são decretados impuros "dentre os animais que rastejam pela terra: a toupeira, o rato e as diferentes espécies de lagartos, o geco, a tartaruga, a salamandra, o lagarto da areia e o camaleão" (Lev 11, 29-30).

De acordo com as leis da Torá, os únicos tipos de carne que podem ser ingeridos são gado e caça que tem cascos fendidos e ruminam: touros, vacas, ovelhas, cordeiros, cabras, vitela e gazela.

Uma das combinações mais tradicionais da gastronomia é a da carne com queijo. Eles estão juntos na lasanha, no pastelzinho e no cheeseburger. A união, no entanto, não é recomendada por nutricionistas pois o cálcio presente no queijo atrapalha a absorção de ferro no organismo.

Importante ressaltar que o leite precisa ser obtido de animais Kosher, descritos acima. Pois o que é extraído de um animal é como se representasse sua carne. O ideal é que o leite seja Chalav Yisrael, ou seja, que todo o seu processo, desde a ordenha até a garrafa seja supervisionado por um especialista judeu.

Kosher ou Kasher, significa “apropriado”, e são os alimentos que obedecem as regras de alimentação que seguem a Torá chamadas de Kashrut. Essas regras buscam o propósito de uma alimentação mais pura para nutrir o corpo e a alma. São importantes para a comunidade judaica e têm um fundo cultural, religioso e espiritual.

ou antes de comer legumes, verduras, hortaliças ou frutas que nascem na terra recita-se: falamos a seguinte benção : Baruch Atá A-do-nai, E-lo-hê-nu Mélech haolam, borê peri haadamá.

O termo kasher, ou kosher, designa os alimentos que foram preparados de acordo com as leis judaicas de alimentação (kashrut), de origem bíblica. Tais leis são seguidas por motivos puramente espirituais. Entre as carnes de animais terrestres, poderão ser kasher apenas as de ruminantes com casco totalmente fendido.

Enquanto o cão é frequentemente mencionado na Bíblia, para o bem ou para o mal, o gato nunca é mencionado. Isto porque os gatos não tinham outra função que não fosse puramente estética, e portanto tinham pouco lugar no mundo pragmático da época.

Um profeta unge Jeú como rei sobre Israel e profetiza a destruição da casa de Acabe e a morte de Jezabel — Jeú mata Jorão no campo de Nabote — Jezabel é morta por Jeú e devorada por cães.