Porque os gatos gostam de dormir nos pés do dono?

Perguntado por: ialves . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 10 votos

Afeto. Um fator que explica porque os gatos dormem nos pés das pessoas ou nas outras partes do corpo é o afeto. O seu pet simplesmente gosta de você e procura seu aconchego durante a noite. Mesmo que ainda tenham parte dos instintos selvagens, os bichanos são muito amorosos e gostam demais dos tutores.

Por que meu gato me segue o tempo todo? A princípio, seu gato te segue o tempo todo porque ele te ama muito! Os filhotes, para aprender mais sobre a vida, buscar segurança, alimento, carinho e brincadeiras, costumam seguir suas mães para todos os cantos. E com os pais humanos não é diferente.

Os gatos têm uma grande missão na nossa vida…. Todos os gatos têm um poder diário de eliminar a energia negativa que ficou acumulada em nosso corpo. Portanto, enquanto dormimos, eles absorvem essa energia e depois elimina. Quando ele dorme, ele libera a energia negativa que ele tirou de nós.

As pessoas costumam ver este comportamento como um gesto de afeto do animal, quando, na verdade, o gato está apenas a marcar território com o seu cheiro. Durante o ritual, ocorre uma importante troca de odores que serve para criar um cheiro comum e familiar entre todos os indivíduos que partilham o território.

Quem desvendou a piscadinha dos gatos pela primeira vez foi a comportamentalista americana Anitra Frazier. E ela descobriu mais: se piscarmos “eu te amo” para nossos gatos, eles podem piscar “eu te amo” de volta! Fofo assim!

Embora os gatos vejam, sintam o cheiro e o toque dos humanos, os felinos podem reconhecer o tutor apenas pela voz! Apesar de o olfato também ser um sensor que identifica o tutor de longe, nesse caso, a audição é o mais importante, pois o olfato dos felinos não é tão potente quanto o dos cachorros.

Necessidades e conforto são os principais motivos. Como os felinos não veem o homem como um mestre e possuem um forte vínculo com ele, dá para entender por que o gato escolhe o dono. Os bichanos são sociáveis e buscam alguém para conviver. Como mostrou a pesquisa, eles costumam se sentir protegidos com humanos.

Olfato, audição e muita curiosidade
Uma das explicações para o gato te seguir até o banheiro pode estar no olfato bastante apurado dos felinos. O banheiro é constituído por uma mistura de odores que despertam uma sensação única, o que pode ser bem estranho para nós humanos.

Tudo isso é motivado pela vontade maior deles de estarem ali, bem próximos de quem amam, dividindo a rotina. É a mistura perfeita entre um hábito deles (estar perto do tutor) e seu (frequentar esse ambiente íntimo da casa). Por esse motivo, dificilmente os gatos deixarão de lado o banheiro quando você estiver por lá.

Bom, de maneira geral, o banheiro é um local mais frio e que, geralmente, tem baixa incidência de sol. Como resultado, a temperatura ali se mantém mais amena, mesmo com a circulação de ar. Os azulejos garantem um clima mais agradável para que os gatos consigam relaxar e dormir com tranquilidade.

Xavier considerava os gatos como animais Independentes. merecedores de nosso respeito e cuidado assim como qualquer outro ser vivo É verdade que conviver com um gato é uma experiência única e fascinante. Afinal Esses animais são verdadeiras obras de arte da natureza.

Sempre que um gatinho fica muito perto do seu tutor, especialmente na hora de dormir, é porque ele quer demonstrar afeto. Ou seja, gato dormindo com o tutor quer dizer que o bichano tem carinho pela pessoa, pelo ambiente e pelos momentos que eles têm juntos.

A sensibilidade dos gatos faz com que eles sejam capazes de absorver energias, assim como um filtro, limpa o que é negativo, como tristezas e angústias, tanto de pessoas como do ambiente que vive. Quando eles dormem, transmutam essa energia as eliminando, por isso são animais que costumam dormir bastante.

Barriga: área proibida
Em alguns casos, pode ser que o gato te dê acesso ao pescoço e ao peito na hora do carinho, mas não passe daí para a barriga: diferente dos cachorros, eles não gostam de ser acariciados nessa região porque ela é muito sensível.

A intenção é chamar atenção e garantir sua sobrevivência. Depois de alguns meses, a frequência do miado diminui. Miados de alerta: quando o gato está bravo e agitado, por se sentir em perigo.

Suspiros. Esse tipo de respiração seria normal se seu gato tivesse acabado de fazer exercício físico, pois é sua forma de baixar a temperatura corporal e voltar a seu estado normal.

bocejar excreta de óxido de carbono do corpo enquanto ingere oxigênio uma vez com o oxigênio chega ao cérebro ele ajuda a aguçar os sentidos do gato. acordam e mantém Alerta como tal se um gato boceja quando vê ele faz para permanecer Atento e acordado isso pode significar que o felino estava.

Seu gato está batendo a cabeça dele na sua? Outra prova de amor. Além de ser muito divertido para eles, quando um gatinho dá batidinhas com a cabeça na cabeça do seu dono é uma das formas mais comuns de saber como o gato tem sentimentos pelo dono.

O gato sabe o nome dele, só que nem todos respondem. É possível ensiná-los a irem ao tutor quando forem chamados a partir de condicionamento. A prova de que eles reconhecem seus tutores, pela pesquisa, foi baseada em posturas corporais, principalmente direcionamento das orelhas.

Os bichanos podem até não entender português, mas eles conseguem perceber muita coisa pela entonação da voz. Por isso, é importante estar atento a esse quesito na hora de conversar com gato. Uma fala baixa e suave vai mostrar para ele que está tudo bem, deixando-o mais calmo e acessível.