Porque os gatos gostam de azeitona?

Perguntado por: asouzas . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 11 votos

A explicação, na verdade, é bem simples. As azeitonas contém um componente químico chamado Isoprenoides , que provoca estímulos sensoriais no cérebro dos felinos mais sensíveis. Tal substância também é encontrada no orégano, no manjericão e na hortelã.

A princípio, não é recomendado dar azeitona para gatos. Embora não faça parte da lista de alimentos considerados tóxicos para os felinos, o modo de preparo da azeitona faz com que ela seja um alimento muito rico em sódio, o que pode causar muitos problemas ao seu pet a médio e longo prazo.

Mas por que será que isso acontece? Na verdade os gatos gostam é de uma substância química encontrada no Catnip e em outras ervas (como orégano, hortelã, manjericão), o Nepetalactone (um óleo essencial que é obtido pela destilação a vapor da planta).

Frutas que gatos não podem comer

  • Abacate;
  • Abacaxi;
  • Carambola;
  • Kiwi;
  • Laranja;
  • Limão;
  • Uva.

No universo dos gatos, o movimento dos quadris, junto a um alongamento das patas dianteiras e um rebaixamento do restante do corpo e da cabeça também pode ser interpretado como uma forma de aquecimento e uma preparação para o ataque.

Cheiros que os gatos adoram: aromas florais
Muitos gatos se sentem atraídos pelo cheiro intenso de algumas flores, como rosas, margaridas ou lírios. Claro, se for o caso do seu gato, você deve saber que alguns deles são altamente tóxicos se ingeridos, como os dois últimos.

Iogurte Desnatado – O iogurte é um dos petiscos que os gatos mais gostam devido ao seu gosto azedo.

Pão e fermento
Os gatos podem comer pão com segurança de vez em quando, mas observe que o pão não contém valor nutricional para ele (praticamente não possui gordura ou proteína); portanto, não deve substituir sua dieta normal de comida de gato.

A princípio, um pedacinho pode não fazer mal para o seu gato. Porém, o presunto é um alimento muito gorduroso e riquíssimo em sódio, o que pode causar problemas para o seu pet – especialmente dores abdominais!

Canela e temperos
Os felinos são muito sensíveis a cheiros fortes, mesmo que seja de um pouquinho de canela. Muitos temperos com odor forte são considerados repelentes naturais para gatos. O olfato do gato não lida muito bem com fragrâncias fortes, como a de canela, cravo ou cominho.

Os felinos sentem a necessidade de arranhar objetos. Por três motivos, segundo Tatiana: ter sensação agradável, gastar as unhas e demarcar território.

Um dos motivos pelo quais os felinos gostam tanto da hortelã é porque elas são da mesma família e ambas possuem um composto chamado Nepetalacrona. Esse composto é o que causa a alegria nos gatos. Seu cheiro proporciona essa sensação, por isso, é comum que o felino se esfregue na hortelã assim como faz com a catnip.

Que os felinos são animais extremamente exigentes, sobretudo quando o assunto é alimentação, nós, já sabemos, mas, comer pipoca eles podem? A pipoca em si, não, mas, a grama do milho de pipoca, sim e, é, inclusive, uma excelente forma de cativar os gatinhos.

A resposta para essa dúvida é não. Nem cru, nem cozido, nem sem tempero. O arroz é um carboidrato e, para os gatos, não soma nada positivo em sua alimentação. Inclusive, pode causar obesidade nos felinos.

De jeito nenhum. Na verdade, o leite de vaca, cabra ou derivados é altamente contraindicado e jamais deve ser uma opção a ser considerada na alimentação dos gatos.