Porque os dias da semana em português tem feira?

Perguntado por: ubarros . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.8 / 5 11 votos

o termo "feira" surgiu em português porque, na semana de Páscoa, todos os dias eram feriados, as férias, e o mercado funcionavam ao ar livre, as feiras. Preservando o domingo, dia do Senhor, como primeiro dia da semana, a igreja instituiu a secunda feira, a segunda-feira e assim sucessivamente.

Do Latim "Tertia-Feria" - derivaram ambas as actuais palavras "terça" e "terceira". Os nomes dos dias estão relacionados com a liturgia católica onde o primeiro dia da semana é o Domingo e… como a liturgia era "falada" em latim - "secundus/secunda" "tertius/tertia" "quartius/quarta" "quintus/quintae" "sextius/sexta"…

Esta palavra possui como origem feria, que em latim, significa “dia de descanso”. Este termo passou a ser utilizado em 563, logo após um concílio da Igreja Católica em Braga, Portugal. Esta é a explicação para o fato do termo só existir na língua portuguesa.

Já o termo "feira" surgiu em português porque, na semana de Páscoa, todos os dias eram feriados, as férias, e o mercado funcionavam ao ar livre, as feiras. Preservando o domingo, dia do Senhor, como primeiro dia da semana, a igreja instituiu a secunda feira, a segunda-feira e assim sucessivamente.

De acordo com a História, por exemplo, juntar sete dias e chamá-los de semana vem da Babilônia, na Mesopotâmia. Os povos dessa região resolveram homenagear sete componentes do Sistema Solar que eram conhecidos até então: a Lua, o Sol e os planetas Marte, Mercúrio, Júpiter, Vênus e Saturno.

Isso se baseia em fundamentos bíblicos e etimológicos, além de estar enraizado na liturgia cristã e judaica. Tanto no cristianismo quanto no judaísmo, o domingo é considerado o primeiro dia da semana. Na religião cristã, o domingo é um dia de preceito, onde os fiéis são convocados a comparecer à Missa.

Você diz, por exemplo, el lunes, el martes, el miércoles, el jueves, el viernes, el sábado e el domingo.

Terça-Feira Santa
Segundo a Bíblia, na terça-feira Jesus retornou a Jerusalém e foi confrontado pelas autoridades religiosas do templo, irritadas com o fato de Jesus se colocar como uma autoridade espiritual.

Etimologia. A palavra é originária do latim dies dominicus ou dominica, que significa 'dia do Senhor, o domingo' (em vez do latim dies solis 'dia do sol'). Existe, nessa mesma acepção, em castelhano (domingo), italiano (domenica), francês (dimanche) e em todas as línguas românicas.

O calendário romano foi adaptado aos deuses nórdicos. Dessa forma, os nomes dos dias da semana nas línguas anglo-saxônias não derivaram do latim, mas dos nomes dos deuses daqueles povos. Assim, Marte, por exemplo, foi substituído por Tiw ou Tyr, deus da guerra, dando origem a Tuesday, equivalente à nossa terça-feira.

“Feira” vem de feria, que, em latim, significa “dia de descanso”. O termo passou a ser empregado no ano 563, após um concílio da Igreja Católica na cidade portuguesa de Braga – daí a explicação para a presença do termo somente na língua portuguesa.

Em várias línguas, os nomes dos dias da semana derivaram dos nomes dos planetas e, posteriormente, tiveram seus nomes trocados por deuses contemporâneos, um sistema introduzido pelo império romano. Alguns povos adaptaram esse sistema, substituindo os nomes pelos de deuses germânicos ou nórdicos.

2 exposição, exibição, mostra. Exposição: 3 mostra.

Origem dos nomes dos dias da semana
Na maior parte das outras línguas românicas, a sua origem são nomes de deuses pagãos romanos aos quais os dias eram dedicados, neste caso a quarta-feira era dedicada a divindade romana Mercúrio (este por sua vez inspirado no deus grego Hermes).

12. Onde a sexta-feira vem primeiro que a terça-feira? No dicionário.

Era o segundo dia de feira, em latim litúrgico secunda feria, que se seguia ao primeiro dia de feira no qual os cristãos se uniam para fazer sua reunião de fé e de mercado e que hoje é o domingo. (Morfologia) De segundo + feira.

Lemos no livro de Gênesis que Deus criou os céus e a terra em seis períodos de tempo que Ele chamou de dias: “E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou” (Gênesis 2:2–3).

domingo

Em muitos países ocidentais, incluindo o Brasil, o primeiro dia da semana é considerado o domingo. Isso se deve em grande parte à influência cristã e à tradição de observar o domingo como um dia de descanso e adoração religiosa.

Hoje sabemos que isso dura pouco mais de 29 dias, mas na época eles não tinham essa compreensão, tanto que aconteciam certos problemas na contagem: por volta do século 5 a.C., os babilônios chegavam a ter três semanas com 7 dias, seguidas de uma semana com 8 ou 9 dias, para ajeitar o próprio calendário.

Foi a 7 de março do ano 321 que o Imperador Constantino proclamou o domingo como dia de descanso, com o objetivo de organizar o calendário semanal.

Domingo, do latim «dominicu-», quer dizer «(dia) do Senhor», portanto está em vez de uma «primeira» feira! Quanto a sábado (que seria a «sétima»!) vem do latim «sabbatu-», proveniente, por seu turno, do hebraico «shabbath», 'descanso semanal'.