Porque os cravos tem a ponta preta?

Perguntado por: inogueira . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 11 votos

O que acontece quando o cravo fica preto? Por sua vez, o cravo preto tem a mesma causa do cravo branco, só que ele nasce num poro aberto. Ele ganha essa coloração por ter contato direto com o oxigênio, causando uma reação química, a oxidação, que o deixa com a pontinha preta.

Cravo é um bicho vivendo na nossa pele? Não. Como já dissemos, cravos são acúmulos de sebo dentro dos folículos (poros). Isso dito, existem algumas bactérias e ácaros que gostam de lugares exatamente assim: com gordura e sem contato com ar.

Já nos cravos fechados não é possível observar o folículo piloso entupido, mas ao espremer a pele (o que não é recomendado sem acompanhamento médico), percebe-se que sai desse folículo uma substância branca, o sebo.

Na maior parte das pessoas as espinhas aparecem perto dos 12 anos, têm um pico aos 15 e desaparecem aos 21.

Em hipótese alguma podemos manipular qualquer lesão na pele por conta própria, sejam elas espinhas ou cravos. Embora pareça fácil e inofensivo remover cravos da pele, isso não significa que não possa causar problemas. Espremer cravos pode causar cicatrizes, manchas e até transformá-lo em uma espinha.

Prognóstico. No geral, os cravos não são um grande incômodo e podem desaparecer sozinhos, mas é sempre bom ficar de olho. Um cravo infeccionado pode se tornar uma espinha ou um cisto. Espinhas desaparecem sozinhas depois de um tempo, mas não devem ser estouradas para não deixar cicatriz e não infeccionarem novamente.

É por isso que sugerimos que você faça uma máscara de clara de ovos para remover cavos pretos em casa:

  1. aplique clara de ovo na área a ser tratada.
  2. coloque um lenço de papel de tamanho e formato adequados para a área em cima.
  3. aplique uma segunda camada de clara de ovo por cima.
  4. deixe secar por cerca de quinze minutos.

A limpeza bem realizada ajuda no equilíbrio das peles seca, normal, oleosa e mista, pois limpar a cútis não significa apenas tirar comedões (cravos) e acne, mas sim remover células mortas, o que uniformiza e melhora o aspecto da pele.

A gente conta todos os cuidados que você deve ter depois de espremer uma espinha, vem conferir!

  1. 1- Evite mexer ainda mais no local. ...
  2. 2- Mantenha a região limpa. ...
  3. 3- Não use maquiagem no local machucado. ...
  4. 4- Aposte em um produto para espinhas. ...
  5. Como cuidar da espinha sem espreme-la?

Cravos pretos – São os comedões abertos, ou seja, quando o poro não está coberto por pele, apenas por sebo. A aparência escurecida se dá por conta da oxidação que acontece quando o material (sebo, queratina e células mortas) acumulado no poro dilatado entra em contato com o ar.

De acordo com o psicanalista, assistir a esses vídeos é receber atenção, “pois quem recebe não consegue ver diretamente, mas, sim, sentir o cuidado e a delicadeza de quem cuida”. “O toque é uma ação prazerosa, que libera serotonina e faz com que a pessoa sinta-se saciada”, revela.

Cuidados diários essenciais para cravos

  1. Lavar o rosto diariamente. ...
  2. Esfoliar a pele. ...
  3. Aplicar vapor na pele. ...
  4. Aplicar uma máscara de argila verde. ...
  5. Aplicar uma máscara relaxante de babosa. ...
  6. Usar um tônico natural. ...
  7. Aplicar o protetor solar diariamente.

São seres microscópicos de oito patas que nascem, se alimentam, se acasalam e morrem nos poros e nas raízes dos pelos da face humana. Mas antes de sair para esfregar a pele com o primeiro sabonete que encontrar pela frente, saiba que esses minúsculos inquilinos não representam um grave problema.

De acordo com a médica, “existem áreas na pele que têm uma predisposição maior à acne. Nela, milhares de folículos pilossebáceos microscópicos estão prestes a formar as lesões, que podem ser vizinhas umas das outras, dando essa percepção que a espinha apareceu no mesmo lugar”, esclareceu.

Quando você espreme bastante uma lesão de cravo ou espinha e depois de um tempo a região manipulada fica inchada e com tonalidade arroxeada, de certa forma é como se você tivesse feito outro trauma na sua pele. Essa marca pode demorar dias para sair e se tornar mais aparente com o passar do tempo.

Quem já reparou bem nos detalhes do processo de extração de cravos, provavelmente já percebeu que a pinça usada não é das mais comuns. Segundo a biomédica Fabiana, esse instrumento se chama pinça autoclavada e tem o formato parecido com um "L" - o que ajuda bastante na remoção da massinha.

É importante usar um instrumento como o comedão (espécie de pinça) que eu uso, e ele deve estar higienizado também. Não o aperte com muita força, ou vai machucar a pele. Também não corte a pele antes, como faço de vez em quando. Caso não dê certo, pare de tentar, porque o cravo pode estar muito fundo.

Quando se trata de remover os cravos, o ácido salicílico é o seu melhor amigo. Esse delicado ácido esfoliante desobstruirá os poros e tratará o acúmulo de células mortas ao promover uma regeneração de células saudáveis da pele.

De acordo com a dermatologista, o gelo até tem um bom efeito nas espinhas: “Na verdade, ele fecha os vasinhos e a acne é uma inflamação, né? Então, ela tem uma vasodilatação e o gelo, de certa forma, faz uma vasoconstrição, podendo aliviar temporariamente a acne”.

Trata-se do cisto epidérmico – também chamado de cisto sebáceo – que parece um carocinho, mas é um nódulo. Ele pode ser da cor da pele, ou esbranquiçado, ou até mesmo na coloração amarelada. O cisto pode aparecer sozinho, mas também é muito comum que venha acompanhado de outros cistos.

Tatiana, “surgem por um aumento da produção do sebo e alterações na sua qualidade, ficando mais espessos e causando a obstrução dos poros”.