Porque os Correios demoram tanto para entregar encomendas internacionais?

Perguntado por: emata . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 18 votos

Os Correios também notam que as encomendas também podem contar com problemas como ausência de CEP, endereço incompleto ou impressão de baixa qualidade, que dificulta a leitura. Isso também gera mais demora no processo de entrega.

Resposta da empresa
Os objetos da modalidade Encomenda PAC têm prazos mais dilatados e por isso mesmo, as atualizações do sistema de rastreamento podem demorar a ocorrer. O prazo previsto para entrega do objeto é o Dia da Postagem + 14 dias úteis. Ou seja, o prazo para entrega do objeto é até o dia 27/02/2023.

Rastreamento Correios
Outra opção é entrar em contato com a central de atendimento dos Correios pelo telefone 0800 725 0100, de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h e, aos sábados, das 8h às 14h. Caso já tenha registrado uma reclamação, a resposta será efetuada em até 5 (cinco) dias úteis.

Para acompanhar o seu pedido na modalidade remessa postal internacional e saber se ele está retido na ECT, basta acessar a página eletrônica dos Correios, na aba “Minhas importações”. Dentro dela é possível acompanhar todo o trânsito da mercadoria.

O caminho das encomendas
Em regra, a remessa internacional deverá ser submetida a despacho aduaneiro de importação por meio de declaração aduaneira registrada pelos Correios (ECT) ou pelas empresas de courier nos sistemas da Receita Federal do Brasil (RFB).

Basta acessar o site dos Correios com o código de rastreio em mãos. Verifique as informações, caso conste que a 'fiscalização aduaneira' foi finalizada, sua compra não foi taxada, mas se a informação 'aguardando pagamento' aparecer, sua remessa foi taxada e será cobrada.

Frete internacional é o serviço de envio de uma mercadoria de um país para outro. Esse processo deve seguir as normas e acordos firmados entre os países, bem como considerar as regras de exportação do país de saída e de importação do país de chegada.

A demora comumente se dá devido ao processo de despacho aduaneiro de importação e, em alguns casos, de taxação, o que demanda que o imposto devido seja pago antes de liberação da encomenda. O processo pode demandar alguns dias.

Todas as encomendas que entram no Brasil, seja por transporte aéreo, marítimo ou terrestre, passam pelo processo de desembaraço aduaneiro na alfândega. Esse processo pode levar alguns dias ou até mesmo semanas, dependendo do volume de mercadorias que estão sendo importadas e da complexidade das normas aplicáveis.

Como agilizar a entrega dos Correios

  1. Embale o produto corretamente. ...
  2. Agilize o atendimento com o aplicativo. ...
  3. Opte por modalidades mais ágeis do Sedex. ...
  4. Transportadoras privadas. ...
  5. Logística própria. ...
  6. Pontos de retirada.

É normal que leve alguns dias entre um atualização e outra, devido à distância entre diferentes centros de distribuição. Se o pedido ainda estiver dentro do prazo de entrega, acompanhe o andamento e aguarde uma nova atualização.

Em alguns casos, os pedidos ficam disponíveis para retirada na agência dos Correios durante alguns dias. Verifique o endereço da agência no rastreio e faça a retirada no local. Na agência, só apresentar um documento de identificação pessoal (RG) e o código do objeto do pedido.

Não serão mais efetuadas três tentativas de entrega, apenas duas. Após a segunda tentativa, se não for possível entregar, o objeto será destinado ao Centralizador mais próximo para retirada por parte do destinatário e ficará disponível por 7 dias corridos na unidade dos Correios.

Geralmente este aviso fica de maneira virtual. Ao acessar o site dos Correios, procure pelo link com o título “Aguardando Pagamento” ou “Fiscalização Aduaneira Finalizada”. Após localizar o link e continuar o prosseguido, clique para conseguir verificar. A cada rastreamento os Correios lançam uma informação.

Mais de 10 dias para fiscalizar uma encomenda sendo que o prazo de fiscalização aduaneira normalmente é de 5 a 7 dias úteis. Gostaria de entender oque está acontecendo, o porque dessa demora, e se vão entregar a encomenda ou enviar de volta para o País de origem.

O imposto de importação se aplica a qualquer produto?

  • Livros, revistas, jornais e afins, além do papel destinado a produzi-los;
  • Medicamentos destinados a pessoa física, mediante comprovação por receita médica;
  • Amostras de tecidos e materiais ou escalas de cor, sem valor comercial;

As cargas internacionais chegam ao Brasil principalmente por via aérea, mas há um pequeno percentual que chega via Porto de Santos, em São Paulo.

O tempo médio de transporte da China ao Brasil é de 20 dias (sem contar com os processos de desembaraço aduaneiro de quando a carga chega), então tenha em mente que seu pedido deve ser sempre feito com antecedência a esse prazo.

O horário de funcionamento da receita federal para trânsitos aduaneiros sofrerá mudanças à partir de do dia 01/09. O horário de funcionamento será das 08:00 às 17:00 de segundas as sextas feiras, não havendo funcionamento nos domingos e feriados.

Quando o comprador não paga a taxa de importação, isso é considerado abandono de mercadoria. Neste caso, o produto é enviado para o país de origem ou passa a ser um produto da União, que vai decidir o que acontece com a mercadoria, que pode ser destruída; doada; leiloada; ou incorporada ao patrimônio público.

Não pagar pela taxa de importação resulta em devolução da mercadoria ao país de origem ou declaração perdida por abandono. Neste caso, o produto comprado passa a ser da União, que vai decidir o que fazer com o bem.