Porque os corpos ficaram petrificados em Pompeia?

Perguntado por: uvilela . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.1 / 5 20 votos

No ano de 79 D.C., um grande vulcão localizado a 8 km de Pompeia, o Vesúvio, desencadeou uma nuvem mortal de gás superaquecido, derretendo rochas e cobrindo a região com cinzas quentes. Esse trágico evento histórico provocou a morte de inúmeras pessoas.

Arqueólogos descobriram restos excepcionalmente bem-preservados de dois homens mortos pela erupção vulcânica que destruiu a antiga cidade romana de Pompeia no ano 79, anunciou o ministério da Cultura da Itália neste sábado (21).

Corpos em Pompeia foram encontrados em prédio desmoronado.

A Bíblia fala sobre outras civilizações ímpias que foram castigadas por Deus por suas iniquidades insolentes: os antediluvianos (Gn 6), Sodoma e Gomorra (Gn 19) e Babilônia (Dn 5). A essa lista podemos acrescentar também Pompeia e Herculano.

Inicialmente, acreditava-se que os principais sobreviventes da erupção do vulcão eram homens ricos, contudo, evidências mostram que a maioria dos refugiados era mulheres e escravos. Novos projetos arquitetônicos nas cidades próximas de Pompeia mostram que o governo romano cuidou de muitos refugiados após o desastre.

No século 1, prosperidade econômica, liberdade religiosa e uma profusão de opções de lazer e diversão faziam de Pompeia um dos locais mais agradáveis para se morar em todo o Império Romano.

Embora a matéria se descompõe e apodrece, os espaços que vão ficando ocupados pelos minerais dissolvidos na água que se encontra nessas capas geológicas. Desta forma, aos poucos, o corpo enterrado nestas condições pode desenvolver a sua petrificação.

O vulcão Vesúvio ainda está ativo… e entrará em erupção novamente. O Vesúvio está listado entre os vulcões mais perigosos do mundo. Além disso, vulcanologistas e geólogos concordam que a próxima erupção vulcânica está atrasada e que, quando acontecer, será grande.

Como se formaram os moldes de gesso? Com a erupção do Vesúvio, as cinzas que caíram sobre Pompeia cobriram os corpos das vítimas. Com o tempo, essa cobertura formada por cinzas e rochas se solidificou. O material orgânico se decompôs, mas o espaço oco no meio das rochas preservou os formatos dos corpos.

A erupção do Monte Vesúvio, considerada uma das catástrofes mais famosas da história, foi responsável por dizimar toda a população local da cidade italiana de Pompeia no ano de 79 d.C. E não levou mais do que o terço de uma hora para fazê-lo.

Estima-se que 16 000 cidadãos de Pompeia e Herculano morreram devido ao fluxo piroclástico hidrotermal de temperaturas superiores a 700 °C.

Dois esqueletos foram encontrados nas ruínas de Pompeia, a antiga cidade romana destruída por uma erupção do vulcão Vesúvio há quase 2.000 anos, informou o Ministério da Cultura da Itália nesta terça-feira (16).

As ruínas de Pompeia, no antigo Império Romano, foram descobertas por acaso no século 16, mas as escavações só começaram por volta de 1750. Mais de 1.300 vítimas foram encontradas na área arqueológica de Pompeia nos últimos 250 anos.

Lá pela década de 1910, o dono Companhia Urbana Predial, Rodolpho Miranda, comprou vários desses lotes com a intenção de transformá-los em um bairro. Então, ele deu a esse loteamento o nome de Villa Pompeia, em homenagem à sua esposa, Aretusa Pompéia.

A cidade de Pompeia é considerada um importante acervo para o estudo da história romana do século I porque grande parte dessa cidade foi preservada por vários séculos, facilitando o trabalho de pesquisadores da história.

Ela veio da cidade de Pompeia, Itália, que foi arrasada pelo vulcão Vesúvio. A novena na paróquia iniciou em 27 de abril de 1945, portanto há 74 anos, provavelmente com encontros de oração que aconteciam na Igreja. Antes disso, porém, eram realizados tríduos em preparação à festa, com jantares.

A destruição da cidade de Pompeia aconteceu em 79 d.C.
Essa cidade foi destruída em uma erupção vulcânica de grandes proporções, que soterrou a cidade em material vulcânico e dizimou toda a população que não havia fugido da área.

O sítio arqueológico de Pompeia está localizado na cidade de Pompeia, na região italiana da Campânia e tem em torno de 25 mil habitantes. São cerca de 24 km de distância até a cidade de Nápoles, 24 km até Sorrento e 250 km até Roma.

Hoje o Brasil se encontra no meio da placa tectônica Sul-Americana, em uma região estável, e a maior incidência de vulcões ocorre nas regiões geológicas instáveis, ou seja, nas bordas das placas. No Brasil não há vulcões ativos, pois o relevo brasileiro formou-se em períodos geológicos antigos, há milhões de anos.

quatro horas

A maioria das pessoas deve contar com pelo menos três ou quatro horas para visitar Pompeia. Para os viajantes com muito interesse em locais históricos, no entanto, é possível passar um dia inteiro em Pompeia tentando conhecer todas as casas e recantos do complexo.

Escavações no sítio arqueológico da antiga cidade romana de Pompeia, na Itália, encontraram restos mortais de duas pessoas que remontam ao século 1. Os corpos provavelmente são de vítimas de um terremoto que acompanhou a erupção do Monte Vesúvio em 79 d.C.