Porque os ciganos queimam os mortos?

Perguntado por: ugomes . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 13 votos

Os ciganos acreditam na vida após a morte e seguem todos os rituais para aliviar a dor dos seus antepassados que partiram. Costumam colocar no caixão da pessoa morta uma moeda, para que ela possa pagar a travessia do grande rio que separa a vida da morte.

Dados sobre a visão dos diversos grupos ciganos sobre a morte tornam-se ainda mais escassos, pois além de estar circunscrita no âmago da vida privada há uma enorme resistência por parte da maioria dos ciganos, que evitam ao máximo falar sobre o morto, o morrer ou sobre a morte.

Uma superstição de tal forma impregnada na comunidade que chamar sapo a um cigano transforma-se num insulto. A aversão é tão forte que os ciganos evitam, a todo o custo, cruzar-se com um sapo ou com qualquer representação do animal.

Para ciganos, usar dentes de ouro é um sinal de riqueza. Uma jovem cigana exibiu dentes de ouro ao ser fotografada no domingo (8) na aldeia de Pidvynogradiv, perto da cidade de Vynogradiv, na Ucrânia. Para o grupo, usar dentes de ouro é considerado um sinal de riqueza e de status na comunidade.

Além do nomadismo de algumas famílias, é comum ver jovens entre 13 e 15 anos casando-se e formando família. Em muitos casos, a união é feita entre parentes. De acordo com Elias da Costa, líder de um acampamento Calom no Distrito Federal, os ciganos se casam cedo para garantir a união da comunidade.

Primeiramente, a higiene é algo muito importante na cultura cigana. Acontece que são as mulheres, única e exclusivamente, que cuidam da limpeza da casa entre os ciganos.

A Maldição do Cigano conta a jornada de Billy Halleck que não via um cigano desde a infância e é amaldiçoado por um e ainda por cima têm de convencer esse cigano a perdoá-lo por assassinar um membro de sua família. O livro tem toques de terror, mas eu consideraria mais um suspense em si muito bem trabalhado.

No Brasil, muitos se identificam como ciganos, termo largamente difundido, mas também há aqueles que consideram o termo ofensivo e preferem ser chamados de Roma ou romani, nomenclaturas próprias.

Não há uma religião cigana. Ciganos são uma etnia e adotam as religiões dos países onde vivem. No Brasil, há ciganos católicos, espíritas, umbandistas e evangélicos. cntudo, há uma religiosidade intriínseca à vida dos ciganos.

chai romanô

O chai romanô é o chá cigano, bebida sagrada do povo cigano. É feito de vinho suave, com suco de laranja acompanhado por especiarias como cravo, canela, aniz estrelado, alecrim, sálvia, hortelã, mais açúcar melado.

Os ciganos são livres, detestam serem mandados e gostam de seguir seus próprios costumes. Gostam de se juntarem aos seus para festejar por todos e quaisquer motivos. Nas festas, todos da aldeia se reúnem e dançam em volta de uma fogueira.

idioma romani

Os ciganos desenvolveram o idioma romani, também chamado romanês.

Grande parte trabalha com venda e troca de diferentes tipos de produtos e utensílios, mas foi necessário paralisar as atividades em meio à pandemia do novo coronavírus. Sem alternativas de renda, muitas famílias têm dependido da assistência do poder público e de doações, mas que não chegam a todos.

É pertencer a uma etnia milenar surgida em solo hindu, onde é hoje o Paquistão. Por isso, ninguém pode se “converter” e virar cigano. Só nascer cigano. Esse povo começou a migrar para outros países em 1.000 a.C. e se espalhou pelo mundo.

Os banhos de ervas desempenham um papel fundamental no axé, trazendo limpeza, proteção, equilíbrio e renovação de energia ao nosso corpo espiritual, além de promoverem o relaxamento físico e mental.

É muito comum entre os ciganos usar roupas da cor vermelha e muita gente pergunta o porquê dessa preferência. A cor vermelha entre o povo cigano demonstra vigor, paixão, dinamismo, sensualidade, força, energia, características que ardem na pele do povo cigano.