Porque os chineses estão vindo para o Brasil?

Perguntado por: amaciel . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

A imigração chinesa no Brasil teve início em 1810, quando Portugal organizava em sua colônia de Macau a vinda dos primeiros chineses para o Brasil. Depois, eles vieram para desenvolver o cultivo do chá em São Paulo e para trabalhar na implantação da ferrovia no Rio de Janeiro, capital do país na época.

O povo brasileiro tem fama de ser caloroso e receptivo com os turistas. Lá fora, são vistos como pessoas divertidas e acolhedoras que estão sempre procurando um motivo para celebrar.

Calcula-se haver cerca de 35 milhões de chineses ultramarinos vivendo em quase 150 países. O Brasil é o lar de cerca de 200.000.

A China entrou em um processo de desaceleração e isso pode prejudicar os planos para o Brasil em 2023, já que o país asiático é o maior parceiro comercial brasileiro. Nesta semana, a China chegou a suspender o serviço de 24 estações de metrô para conter um surto de covid-19, além de novos lockdowns em parte do país.

China e Brasil cooperam economicamente em vários projetos, como o Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres, preparado desde 1988 e que em 1999 e 2002 construiu com sucesso dois satélites que fornecerão informações importantes sobre recursos naturais.

Em 2017 por exemplo, a China Merchants Group, uma companhia controlada pelo governo chinês listada em bolsa, pagou R$ 2,8 bilhões pelo Terminal de Contêineres do Porto de Paranaguá, o segundo maior do Brasil. Em 2020, fundos estatais assumiram parte do negócio.

Principais empresas chinesas: qual o impacto delas no Brasil

  • Huawei.
  • Alibaba.
  • SAIC Motor.
  • BYD.
  • Byte Dance.
  • SinoPec.

Quem descobriu o Brasil, diz ele, foi um chinês chamado Hong Bao. Os navegadores europeus só chegaram à América e às outras terras porque traziam em suas pequenas caravelas cartas náuticas copiadas de um Mapa do Mundo chinês.

Namoro na China – a Cultura Asiática
Você conhece um menino, ou uma menina, vocês têm um primeiro encontro e se tudo correr bem, vocês ficam… juntos? Não é preciso falar nada, por exemplo não precisam discutir sobre “levar as coisas para o próximo nível” ou se vocês podem chamar um ao outro “namorado” e “namorada”.

Em comparação com países como o Reino Unido e os EUA, os custos de vida na China são acessíveis para quem busca emigrar. Ainda sim, é primordial considerar que é um país gigante e que cada uma das suas regiões tem suas características. Ou seja, o custo de vida vai depender muito de onde você pretende morar.

Em virtude da mão de obra barata, centenas de empresas estrangeiras foram atraídas para a país, tornando-o uma verdadeira potência exportadora. Em 1989, mesmo com o fim da URSS, a China permaneceu com seu regime fechado.

A China é uma das maiores potências mundiais da atualidade e encaminha-se para ocupar o topo do ranking. O país corresponde à segunda maior economia do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos.

Costumes. A obediência e a deferência à hierarquia está entre os costumes mais rígidos na sociedade chinesa. A ordem é colocar em primeiro lugar os homens mais velhos, depois os homens mais jovens e, depois as mulheres mais velhas, seguidas das mulheres mais jovens.

No Japão os chineses tem a maior comunidade de estrangeiros, com 656.403 pessoas, não incluindo os taiwaneses. Esses são em 45.209, minoria perto dos chineses. As Chinatown mais famosas do Japão ficam em Kobe (Hyogo) e Yokohama (Kanagawa).

O governo chinês anunciou neste domingo, 5, uma meta de crescimento de "cerca de 5%" para o ano de 2023. O número faz parte do plano de retomada da economia do país, após a desaceleração causada pela pandemia de covid-19. No ano passado, a China cresceu 3%, um dos desempenhos mais fracos desde os anos de 1970.

Veja alguns desafios que a China terá que enfrentar:

  1. Impulsionar o consumo interno. A China vem tentando deslocar o seu eixo de crescimento dos investimentos e da exportação para o consumo interno. ...
  2. Transição política. ...
  3. Desenvolvimento do interior. ...
  4. Poluição. ...
  5. Produtos de maior valor agregado. ...
  6. Bancos.