Porque os cananeus eram amaldiçoados?

Perguntado por: ifigueiroa . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

A religião cananeia incluía demonstrações de êxtase, orações emotivas e prostitutas no templo. Esta religião também personificava e divinizava as forças da natureza. Por conta dessas crenças, eles tinham valores invertidos, podendo ser promíscuos e até cruéis, como por exemplo, fazerem rituais com crianças.

ELES SÃO MAIS conhecidos como o povo que viveu “em uma terra que jorra leite e mel” até serem vencidos pelos antigos israelitas e desaparecerem da história. Entretanto um relatório científico revela que a herança genética dos cananeus sobrevive em muitos judeus e árabes modernos.

Antigo habitante de Canaã. 3. Língua da região de Canaã.

Saiba mais sobre nós. Os descendentes de Noé são: Jafé, cujos descendentes são os gentios; Cão, cujos descendentes incluem os cananeus; e Sem, de quem procedeu Pelegue, em cujos dias foi dividida a Terra.

Conforme instruído pelo Senhor, Moisés enviou 12 espias para explorar a terra de Canaã e relatar o que encontraram. Depois que dez dos espias “infamaram” a terra (Números 13:32), os israelitas temeram que o povo fosse forte demais para ser conquistado e não tiveram fé suficiente para entrar na terra prometida.

A religião cananeia incluía demonstrações de êxtase, orações emotivas e prostitutas no templo. Esta religião também personificava e divinizava as forças da natureza. Por conta dessas crenças, eles tinham valores invertidos, podendo ser promíscuos e até cruéis, como por exemplo, fazerem rituais com crianças.

Eram conquistadores: criaram colônias por todo o Mediterrâneo. Mas, se são muito falados nos livros do Velho Testamento, especialmente no Êxodo, os cananeus, de repente, parecem sumir do mapa.

Baal e Astarote eram os falsos deuses dos cananeus. A adoração a esses deuses era corrupta e imoral, incluindo sacrifício de crianças e quebra da lei da castidade.

Quando os hebreus chegaram a Canaã, encontraram a terra povoada pelos cananeus (povos originários da região) e filisteus.

Jabim

No período em que os israelitas estavam sendo oprimidos pelo rei cananeu, Jabim, e seu poderoso exército com novecentos carros de guerra e Sísera seu comandante.

Apesar de Canaã ser um lugar muito bom para morar, os cananeus eram conhecidos por sua idolatria, que envolvia práticas repugnantes como sacrifício de crianças, e por cometer muitos pecados. Por isso, Deus decretou a destruição desses povos e entregou a terra a Seu povo escolhido (Gênesis 15:14-16).

Era a terra prometida ao povo judeu. Nas terras brasileiras não tem rios de leite nem de mel, mas tem estradas congestionadas por caminhões carregados de alimentos e a caminho dos portos que levarão este “leite e mel” para mais de 200 países, sedentos por esses produtos.

A terra conhecida como Canaã estava situada no território que hoje abrange Israel, Cisjordânia e Gaza, Jordânia e o sul da Síria e do Líbano. Ao longo do tempo, muitos nomes foram dados a esta área. O nome mais antigo conhecido era "Canaã".

Há cerca de 4.000 anos, os cananeus eram um povo que dominava parte do Oriente Médio e vivia em cidades que hoje correspondem ao Líbano, Israel, Jordânia e Síria.

Segundo o estudo sobre a cidade de Jericó, a região foi devastada porque, quando Moisés morreu, coube a Josué dar continuidade na missão de conquistar Canaã e estabelecer assentados israelitas naquela região que, inclusive, era uma ordem divina.

Depois de muitos milagres ao longo de um ano de uma jornada difícil pelo deserto, os israelitas finalmente chegaram às fronteiras dessa terra prometida. Números 13–14 conta a história de doze homens, um de cada tribo, que foram enviados para ver como era a terra e quem vivia ali.

A explicação contida na Bíblia e na Torá judaica é a de que os israelitas tiveram de vagar esse tempo todo como punição. Deus ficou bravo porque alguns murmuravam contra ele e decidiu que todos ali, com raras exceções, deveriam morrer antes de entrar na Terra Prometida. Só seus filhos poderiam fazê-lo.

Deus castiga Moisés por ele não ter feito a circuncisão no filho mais novo.