Porque os cães se esfregam nos donos?

Perguntado por: edias8 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

O cão pode estar querendo se mostrar dominante em relação a outro animal. É como se ele estivesse marcando território, sendo que esse território é o dono ou qualquer pessoa que esteja sendo esfregada. Novamente, a castração do cachorro é a melhor saída para diminuir esse comportamento canino.

Segundo o comportamentalista canino Pedro Henrique, a monta pode acontecer quando o cão está acostumado com uma rotina em que é o centro das atenções e perde a prioridade por algum motivo, como home office ou a chegada de um bebê ou novo pet na família.

Por excesso de energia
Ou seja, se o animal é filhote ou é muito enérgico e nervoso, é possível que monte você para conseguir diminuir o excesso de energia que tem. Neste sentido, o animal estará tratando a monta como uma atividade, assim como correr ou brincar na rua com outros animais.

Um cachorro mimado é aquele que chora para tudo, ou faz faniquito por querer algo, que late para conseguir o que quer e é atendido prontamente.

Também é comum que ele deite sobre algo e recuse se levantar. Às vezes, ele faz isso só para chamar a atenção do tutor. Assim, esse é mais um motivo que explica por que cachorro dorme em cima do chinelo. É comum estar atarefado em casa, sem conseguir dar a devida atenção ao peludo.

Faça um barulho alto. Uma opção é dizer “Não!” em voz alta e firme, mas qualquer outro barulho também serve para tirá-lo do transe (sim, eles entram em transe enquanto fazem isso). O tom de voz precisa ser firme, mas sem raiva, já que essa pode deixar o cão nervoso e aumentar sua energia em vez de diminuí-la.

Para além de uma simples demonstração de carinho, esse hábito dos amigos de quatro patas também é uma forma que eles têm para marcar território em seus tutores.

Os cachorros veem objetos parados com nitidez até aproximadamente 6 metros de distância, enquanto os humanos veem até 25 metros, em média”, explica. Outro fator que gera muitas dúvidas é sobre as cores que o animal consegue identificar. Dra. Mariza explica que eles não veem o mundo só em preto e branco.

O corpo da fêmea também passa por mudanças e, isso tende a ser ainda mais intenso se ela ficar prenhe. Com isso, é bem comum que a cadela choramingue um pouco, sinalizando que ela se sente desconfortável. Em geral essa vocalização tem como intuito aliviar o desconforto.

Não existe um número preciso de vezes que a cadela tenha que cruzar para engravidar. Pode ser que ela fique grávida já na primeira cópula, se estiver ovulando naquele momento. Mas é certo que, quanto mais cópulas houver durante o estro, maiores serão as chances de engravidar e de ter uma ninhada numerosa.

Se o seu cachorro segue uma pessoa específica da família pela casa, dorme apenas com ela e manifesta confiança apenas com esse alguém, é provável que ele tenha um "humano preferido". Expressar preferência por um dos tutores, aliás, é um comportamento comum entre os cães.

O cachorro dependente também dá alguns sinais de apego no dia a dia, como querer ficar sempre no colo ou seguir o tutor o tempo todo. Se o animal também chora ou late quando você está no banheiro ou fica no quarto com a porta fechada, fique atento!

Quanto mais ar passa pelo nariz, mais chances eles têm de identificar um cheiro. O quão longe os cães podem cheirar depende de muitas coisas, como o vento e o tipo de perfume. Em perfeitas condições, existem relatos de cachorros que conseguiram identificar objetos ou pessoas a uma distância de 20 km.

Mas será que eles também sentem quando os donos estão doentes ou vão morrer? Quem vive com um cachorro sabe que ele é capaz de detectar o humor dos familiares: isto vale tanto para humanos, quanto para gatos e até mesmo aves. Eles também são capazes de identificar algumas condições graves de saúde.

Expressão de afeto e carinho
Dormir encostando no dono é, acima de tudo, a maneira que os cachorros têm de expressar todo o seu carinho e afeto pelos tutores. Além de ser uma forma de demonstrar apoio, caso percebam que o tutor está triste, chateado ou com problemas.

Esfregar a pata no rosto
Esse é o principal sinal de cães que estão com alguma irritação nos olhos. A atitude de esfregar as patas no focinho também pode ser sinal de problemas dentários e a visita ao veterinário também é super indicada.

Isso acontece porque, assim como os humanos, os cachorros sentem cócegas. Na maioria dos casos, os pets fazem um movimento com as patas, como se quisessem se coçar, o que significa que eles estão sentindo a famosa cosquinha.