Porque os cães se afastam quando vão morrer?

Perguntado por: dporto . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 3 votos

Esse hábito geralmente está associado ao fator de autoproteção. Estudiosos acreditam que os cachorros usam de seu instinto natural para se esconder e fugir quando pressentem a morte. Apesar de domesticados, esse ato é um dos resquícios do lado mais selvagem do animal.

Sim! Quando sentimos medo, liberamos adrenalina em nossa corrente sanguínea e os cachorros sentem facilmente o aroma desse hormônio. Além disso, eles também notam a postura, a tensão muscular e a expressão corporal. Como eles são profundamente apaixonados por seus donos, observam cada movimento e mudança de postura.

Sim, seu amigo sente quando está debilitado e é hora de descansar. Esse senso instintivo acontece porque seu cachorro não quer incomodar você, que foi o seu grande companheiro. Por isso, ele se isola e em alguns casos, chegam a fugir de casa.

Os cães são anjos protetores que absorvem tanto de você como dos lugares que habitas as vibrações de desequilíbrio. Depois se purgam com água, plantas e outros elementos. Eles até se sacrificam por você quando há más energias que podem te afetar.

Significa apenas que estamos a fazer um luto por um animal que foi muito significativo na nossa vida. Por isso, não nos devemos sentir envergonhados ou culpados. Chorar pode ajudar a exteriorizar o nosso sofrimento, tal como falar com alguém ou escrever, por exemplo.

De maneira geral, um cachorro fica encarando o tutor pois ele está esperando por alguma coisa. Ou seja, ele está ansioso por algum acontecimento que vai acontecer após as encaradas. E portanto, fixar os olhos no tutor é uma maneira de “não perder absolutamente nada” dali em diante.

Entre animais selvagens, as cenas de luto e tristeza vão desde chimpanzés que observam em silêncio o companheiro morto até elefantes que estendem as trombas a um filhote moribundo. No caso de animais domésticos, as ligações são ainda mais fortes.

É como disse Léon Denis, “o sofrimento, nos animais é já um trabalho de evolução para o princípio de vida que existe neles; adquirem, por este modo, os primeiros rudimentos de consciência." Eles adoecem e passam por sofrimentos para expandirem suas consciências e adquirem maior conhecimento evolutivo.

Cachorro muito quieto também pode ser indicativo de doença
É importante redobrar os cuidados com seu amigo, isso pode ser indicativo de algum problema de saúde que está tirando a energia dele. Embora os cães não sejam capazes de falar, eles demonstram quando há algo de errados.

Essa atitude pode significar que o cão está sentido dores na região da cabeça, no seu cérebro e também pode estar com sérias tonturas. Tudo isso pode ser indicativo de alguma doenças como: Traumatismo craniano.

Quando um cão manifesta agressividade, este pode ser mais um entre os sinais de que o cachorro está com dor, podendo até mesmo morder quando são tocados na região em que está o desconforto. Vale ficar atento a qualquer mudança perceptível no comportamento do pet, identificando rapidamente que há algo errado.

Para alguns espíritas, os cães também estão em evolução, e assim que morrem, reencarnam como nós. Também dizem que, quando compartilham uma conexão muito verdadeira com seus donos, é possível que voltem novamente para eles, no corpo de um cãozinho recém-nascido.

Ueda explica que quando o cão está deitado totalmente de lado com as quatro patas esticadas, ele está atingindo o sono mais profundo, totalmente tranquilo e se sentindo seguro com o local em que está dormindo. “Essa posição promove um relaxamento profundo, e é muito comum cães sonharem assim”, explica.

Sinais de inquietação, abdome distendido, ânsia de vômito, dificuldade respiratória, devem ser vistas com muita atenção. “Esta é uma emergência veterinária que leva a morte em poucas horas”, garante a veterinária.

Um dos principais sentidos dos cães é o olfato. Em alguns casos, eles conseguem identificar a presença de micro-organismos nocivos à saúde humana – é o caso de algumas bactérias, fungos e, com menor frequência, de vírus.

Não é proibido enterrar o animal no quintal de casa ou em um terreno. Mas, é muito perigoso pois pode trazer riscos para você e toda a vizinhança. O corpo enterrado de forma desapropriada pode contaminar o solo e gerar o risco de proliferação de doenças.

Estudos científicos já mostraram que alguns cães têm a capacidade de detectar câncer em humanos por meio do olfato. A hipótese foi levantada pela primeira vez em 1989, quando uma mulher relatou que seu cão cheirava e tentava morder uma pinta sua que acabou por se revelar um melanoma (câncer de pele).

Labrador retriever

Labrador retriever
Em primeiro lugar está o labrador, a raça campeã entre os cachorros mais carinhosos. Por conta de sua grande amorosidade, lealdade e sociabilidade, é muito utilizado em trabalhos terapêuticos e, também, como cão-policial, identificando narcóticos e participando de resgates.