Porque os cães deitam no chão frio?

Perguntado por: ogodinho . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.1 / 5 13 votos

Outra razão que leva o cãozinho a dormir nessa posição é a necessidade de se refrescar. Uma vez que aumenta o contato da barriga — geralmente tosada — com o chão frio, ela facilita a troca de temperatura.

Sim, cachorro sente frio! Tanto os cães quanto os gatos, são animais de sangue quente, assim como nós humanos, portanto, quando a temperatura do ambiente diminui, eles também são capazes de sentir as mudanças climáticas. Isso acontece porque estes animais, não são capazes de se adaptar à temperatura.

Percebeu que os sinais de que um cachorro sente frio são bem parecidos com os nossos? Mas, além disso, podemos ter uma ideia de como está o corpo do pet tocando a ponta das orelhas ou coxins (as almofadinhas das patas). Se essas partes estiverem geladas, corra e pegue um cobertor ou roupinha para ele!

Normalmente, os cachorros lambem seus tutores justamente para demonstrar carinho. Os “lambeijos”, como costumam ser chamados, são como os nossos beijos e representam gratidão, identificação e afeto. Os cães são animais que sempre viveram de forma coletiva, em matilhas.

Por isso, ao dormir com o tutor, o cachorro demonstra que confia nele no momento em que está mais vulnerável. Além disso, ele também treina seu olfato para reconhecer o cheiro, o que explica por que os bichinhos ficam tão felizes sempre que identificam seus humanos através do odor.

Alguns dos cachorros mais resistentes são: Akita Inu, Golden Retriever, Samoieda, Husky Siberiano, Chow Chow, São Bernardo e outros.

Forre com jornal, cobertores, carpetes ou tatames. “Essas diferentes forrações evitam a troca de calor do animal com o chão frio. Só é preciso atentar para que o material utilizado não possa ser ingerido pelo cão”, explica Parreira.

No frio, os animais tendem a ficar mais quietos e reclusos, isso é devido o clima frio. Então fique atento com alimentação e hidratação do seu bichinho pois em nessas épocas, eles também podem diminuir o consumo de água e comida.

O cobertor de cachorro é uma boa opção na hora de manter seu pet quentinho e confortável nos dias frios. Geralmente, ele é produzido com materiais como algodão e lã, que garantem a temperatura ideal para o seu amigo.

Cães de pelagem longa definitivamente não precisam de roupa nenhuma, por mais frio que esteja o clima. Os que estão acima do peso, mesmo que sejam de uma raça de pelagem curta, também não. A própria gordura corporal já os deixa aquecidos, justifica o veterinário José Manuel Mourino, da Clínica Pet Place, em São Paulo.

Para que sejam verdadeiramente felizes, cães também precisam passear, brincar, correr, farejar, entre outras atividades. Elas, por sua vez, ajudam a garantir o bem-estar físico e mental do cachorro, diminuindo o estresse e a ansiedade que podem levar ao destrutivo comportamento de cachorro.

Cuidados com o pet no frio
É verdade que a maior parte das raças populares no Brasil lidam melhor com temperaturas amenas. Porém, algumas raças de cachorro se adaptam melhor ao inverno ou outros períodos com temperaturas abaixo da média, como é o caso do São Bernardo, do Samoieda e do Husky Siberiano.

Quando os termômetros marcam abaixo de 10ºC, é importante que o tutor preste atenção no seu cão para ver se ele está com frio. A sensibilidade ao frio varia conforme o porte, a condição corporal e a idade; mas, no geral, temperaturas em torno de 7ºC ou mais baixas, podem começar a incomodar os cães.

Raças de cães: Conheça 8 que adoram o frio

  • 1 – Husky Siberiano. O Husky é originário da Sibéria do Norte, é uma das raças mais semelhante ao seu ancestral, o lobo. ...
  • 2 – Malamute do Alasca. ...
  • 3 – Akita. ...
  • 4 – Samoiedo. ...
  • 5 – Chow Chow. ...
  • 6 – Shiba-Inu. ...
  • 7 – Cão da Serra da Estrela. ...
  • 8 – Cão da Gronelândia.

Essa atitude “inconveniente” dos cães nada mais é do que uma tentativa de saber mais sobre os humanos. O nosso odor funciona para eles como um belo cartão de visita e, por isso, eles recorrem à nossa “fragrância” para poder nos conhecer e socializar.

A pata de cachorro é muito mais sensível do que nós imaginamos. Além de ser um meio de sustentação do corpo, elas também são carregadas de terminações nervosas e por isso recebem várias informações sensoriais.

Um cachorro mordendo quer atenção. Se você dá atenção às mordidas dele, certamente o ato vai se repetir. Isso porque ele entende como uma maneira de se entrosar com seu tutor e receber dele mais carinho. Essa atitude é normal quando se é filhote, porque o animal está ainda aprendendo a viver.

O bichinho pode demonstrar, por meio desse gesto, que gosta muito da companhia do tutor. Além disso, se ficou longe de você por muito tempo, pode ser que o animal queira deixar claro que ficou com muitas saudades.

O comportamento de seguir é natural para o cão. Isso porque ele é um animal gregário, que vive em grupo. O mais comum é que animais sociais andem todos juntos, como uma forma de minimizar a possibilidade de serem predados.