Porque os cães dão voltas antes de se deitar?

Perguntado por: iaragao . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.5 / 5 16 votos

Contudo, para os cães, esse é um hábito herdado dos ancestrais, os lobos cinzentos. Segundo estudiosos, essas voltinhas inofensivas antes de deitar são uma de muitas estratégias de sobrevivência. Uma das hipóteses para isso é que, ao dar essa voltinha, o canídeo pode ter uma percepção melhor do ambiente.

Às vezes, o pet possui esse hábito por alguma alteração emocional ou psicológica. Um cãozinho muito estressado ou ansioso, por exemplo, pode desenvolver esse costume como forma de liberar as sensações de estresse e ansiedade. Outro fator que ocasiona o excesso de lambedura em cães são os probleminhas na pele.

Muita gente pensa que o motivo por que cachorro gosta de dormir encostado no dono é algum tipo de comportamento dominante ou possessivo. No entanto, a verdade é que esse hábito não passa de uma demonstração de afeto e carinho do animalzinho com relação ao seu tutor.

Nos casos em que o pet gosta de ficar o tempo todo ao lado do tutor, não é preciso se preocupar. Não é nenhum tipo de carência ou dependência emocional. É apenas uma forma de o cão estar próximo de quem ele ama, seja protegendo ou tendo como uma referência.

Normalmente o motivo desse comportamento está relacionado à insegurança, a um excesso de apego entre cão e tutor. Apego não é sinônimo de amor, muito menos de algo ruim. Todos nós desenvolvemos relações de apego com animais e humanos. A grande questão é o tipo e a qualidade desse apego.

Sim, cachorro pode dormir no escuro, aliás, é até melhor do que descansar com a luz ligada, pois assim seu filho de quatro patas pode cochilar melhor.

Esse costuma ser uma demonstração de submissão e respeito. É a maneira mais simples que os cães encontram para mostrar aos seus tutores que os respeitam e que são gratos por pertencer àquele lugar.

Em alguns casos, a pata de cachorro sinaliza um pedido de carinho. Os cães são naturalmente mais apegados aos seus donos e gostam de ser mimados o tempo inteiro, principalmente com carícias. Por isso, às vezes o cachorro levanta a patinha como forma de chamar a atenção do tutor e pedir um pouco de carinho.

Em alguns casos, o animal apresenta traumas que envolvem a área. Associações negativas com o manuseio da pata de cachorro são a principal razão por que esses animais evitam esse tipo de toque.

Geralmente os cães encaram os donos porque os amam, isso mesmo, ele ama seu tutor e por isso o segue pela casa e o encara sempre que possível. A encarada pode ter a finalidade de esperar ganhar um agrado, seja um biscoitinho, um afago, aquele carinho que ele adora na barriga.

Esse excesso de dependência e a falta de segurança e autoconfiança para ficar a poucos metros do tutor é algo extremamente preocupante. Pode parecer um sinal de amor, do cachorro querer estar com você o tempo todo. Mas o motivo dele ser sua sombra não é nada fofo. Isso acontece por angústia.

O cachorro pode dormir no quintal sem problemas, desde que tenha um ambiente pensado especialmente para ele. Ele precisa ter uma casinha, caminha, potinho de água e brinquedos. Além disso, o cantinho para cachorro no quintal deve ser protegido do calor, do frio e da chuva.

Sendo assim, como é possível os bichinhos diferenciarem pessoas, uma vez que a aparência pouco importa? De fato, os rostos das pessoas não fazem tanta diferença para esse reconhecimento. Um detalhe que será crucial, no entanto, é seu cheiro. Estudos indicam que os cães conseguem diferenciar as pessoas pelo olfato.

“A parte do corpo humano que produz mais odor é a íntima, para o cão, isso chama muito atenção. Então, na verdade, ele cheira as partes íntimas porque ele acha interessante”, completa a especialista.

Cachorros: Como Sabem Quando Você Está Doente ou Vai Morrer Os cães têm sensibilidade para sentir como está o quadro emocional e de saúde de seu tutor. Digamos que alguém esteja com uma bactéria ou até mesmo vírus, o cão vai sentir um odor diferente do normal.