Porque os cachorros comem mato e depois vomitam?

Perguntado por: aquarteira . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Porque o cachorro come mato e depois vomita? Isso acontece porque a grama tem a capacidade de “irritar” o estômago canino, provocando náuseas e dor, quando há digestão de alimentos estragados ou impróprios que foram oferecidos ao pet.

Se o seu cão simplesmente não conseguir parar de vomitar depois de ingerir ração e grama, leve-o ao veterinário ou à clínica veterinária de emergência o mais rápido possível. Pode haver algo mais errado. Ele pode ter uma doença infecciosa ou sistêmica, pode ter um corpo estranho ou até mesmo uma torção no estômago.

Outro fator que leva um cachorro a comer terra pode ser a presença de parasitas e/ou vermes no organismo do seu pet. Quando isso acontece, o próprio animal busca uma forma de eliminar esses invasores e de estimular o vômito.

Hidratação e dieta leve podem ajudar
Quando o cachorro vomita algumas vezes, fica um pouco desidratado. É importante oferecer líquidos para que a situação não se agrave. Caso ele torça o nariz para a água em temperatura ambiente, tente oferecer água gelada ou água de coco – geralmente mais atrativas.

O cão que come grama em excesso pode estar com algum problema gastrointestinal e necessita de tratamento. Se você tem um jardim ou leva o cachorro para passear em parques, com certeza já viu o bichinho comendo grama alguma vez. Alguns animais chegam até mesmo a vomitar depois disso.

Verme em cachorros: sintomas

  • Diarreia;
  • Cachorro com febre;
  • Cachorro com tosse;
  • Diminuição ou perda de apetite;
  • Mudança na textura das fezes;
  • Vômito;
  • Fraqueza;
  • Presença de verme nas fezes e no vômito (estágio mais avançado).

Portanto, se o seu pet adora comer uma graminha, aí vai uma dica: você pode comprar uma grama específica para cães, como a Graminha Ipet Green Digestive Grass para Cães, por exemplo.

Carvão ativado pode ajudar a desintoxicar o pet
Disponível em farmácias veterinárias, trata-se de uma substância adsorvente que ajuda a evitar a completa absorção das toxinas pelo organismo do cachorro. “Por ter uma superfície porosa, ele atua aderindo às toxinas e aos venenos”, esclarece o Dr. Samuel Teófilo.

O vômito que ocorre de maneira violenta, no qual o fluxo é lançado a uma grande distância da boca, chamado de vômito em jato, é preocupante e o médico deve ser procurado imediatamente.

A gastroenterite canina é uma inflamação do aparelho digestivo que se manifesta a partir de sintomas como vômito e diarreia (muitas vezes com a presença de sangue nas fezes), podendo em alguns casos estar acompanhada de letargia e perda de apetite.

para tratar os vómitos, algumas estratégias que pode adotar são:

  1. Aumentar gradualmente a quantidade de líquidos que ingere.
  2. Evitar alimentos sólidos até que o episódio de vómitos tenha passado.
  3. Descansar.
  4. Interromper temporariamente a toma de fármacos orais, que podem irritar o estômago e agravar os vómitos.

Por que cachorro come terra? Uma das causas mais comuns que leva um cachorro a comer terra é a deficiência de vitaminas e minerais, provocada por uma alimentação inadequada. Por isso, é imprescindível consultar um médico veterinário para planejar o cardápio ideal para o pet desde o início da vida.

Conheça as vitaminas essenciais para a saúde do seu cão.
...
5 tipos de vitamina para cachorro

  1. Vitamina A, grupo B e E. Estas vitaminas são fundamentais para o sistema imunológico e, se há carência, é preciso inseri-las na dieta. ...
  2. Vitamina C para cachorro, para que serve? ...
  3. Vitamina D e cálcio. ...
  4. Vitamina K. ...
  5. Vitamina PP.

Os principais sintomas são: Apatia, Perda de apetite, Diarreia, Vômito, Febre, Secreções oculares (remela em grande quantidade), Secreções nasais (pus), Convulsões, Paralisias, Tiques nervosos e falta de coordenação.

Geralmente, o cachorro vomitando está nessa situação pela ingestão de algum alimento que não o fez bem. Se essa for a razão, ele vai vomitar apenas uma ou duas vezes, mas, caso o vômito aconteça muitas vezes, é importante correr para um profissional para que ele examine o animalzinho.

Um cachorro vomitando amarelo é indicativo de que, em geral, ele está de barriga vazia, e por isso seu vômito não tem conteúdo, apenas uma gosma composta por saliva engolida.