Porque os bebês são curiosos?

Perguntado por: itrindade . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Os bebês já nascem curiosos, e é isso que os fazem descobrir o mundo à sua volta. Incentivar essa habilidade é importante para que eles continuem aprendendo de forma ativa, sem depender que um adulto lhes direcione o caminho em todos os momentos.

As primeiras imagens que eles enxergam ao chegar ao mundo ainda são em preto e branco e muito embaçadas. Quando chegam ao segundo mês de vida, os bebês começam a visualizar as cores e a primeira delas é o vermelho, mas ainda permanecem com a visão bem opaca.

Bebês têm percepção sobre beleza
A conclusão do estudo foi de que os bebês nascem com uma representação muito detalhada do rosto humano que os ajuda a reconhecer os rostos familiares, especialmente das mães, e aprender sobre o mundo social.

“Existe a idade do apego, em torno do nono mês de vida, o bebê tem um maior apego com a mãe, isso faz parte do desenvolvimento da criança, nessa fase isso é normal”, observa a pediatra Tatiana Miranda, coordenadora do pronto socorro infantil do Hospital Leforte.

Por volta do 10º mês de vida, o bebê já entende o significado da palavra “não” – muitos, inclusive, até repetem a palavra, sacodem a cabeça ou fazem o gesto de negativo com o dedinho. Essa capacidade de compreensão pode começar um pouco antes ou depois, quando ele tem entre 8 e 12 meses, dependendo do ritmo de cada um.

O que acontece para que o seu filho dê aquele belo sorriso enquanto dorme, é que ele chegou à fase REM (Rapid Eye Movement ou Movimento Rápido dos Olhos, em português) do sono, quando ocorre uma atividade muito intensa no cérebro, fundamental para o desenvolvimento neurológico do seu bebê.

Mal saiu da barriga da mamãe e o bebê já consegue ver os pais: mas a sua visão é desfocada, só vê bem os objetos que estão próximos (a uma distância de 30 a 50 cm). As cores estão limitadas às tonalidades de cinza. Após algum tempo, o bebê consegue focar a visão e reconhecer a mãe!

Ao contrário dos adultos, porém, os bebês sonham com sons, cores, formas e sensações do cotidiano. Os sonhos elaborados e mirabolantes dominam apenas a mente dos adultos, mesmo.

Olhar fixo
Desde o momento que ele nasce, você está sendo observada. Seu bebê não consegue tirar os olhos de você. Por isso, ele a segue com o olhar por todos os lugares. Isso acontece porque ele está fazendo um esforço para memorizar seu rosto.

O bebê mais lindo do mundo Esse lindo bebê chama-se Laren Galloway. O que se sabe dele é que seus pais são afro-americanos e sua família teve que fugir de New Orleans depois do furacão Katrina.

A curiosidade infantil é a vontade se informar sobre o mundo ao seu redor. E, quando estimulada da maneira correta, traz muitos benefícios. A curiosidade é uma habilidade humana complexa, que pode ser vista sob duas óticas: como uma vantagem que ajuda no aprendizado ou como um traço de indelicadeza.

Por vezes reviram os olhos ao adormecer ou então só para experimentar ou “provocar”, mas isso também não tem nenhum problema. Deste modo, pode ficar tranquila se o seu bebé olha para trás quando está deitado, porque não vai ser por isso que vai ter algum tipo de problema nos olhos.

A fascinação com a imagem do espelho é comum entre os bebês já a partir dos primeiros meses de vida. É o encantamento de quem está aos poucos descobrindo o mundo à sua volta, aprendendo a reconhecer as pessoas com quem desenvolve uma ligação de afeto, tomando consciência a respeito de si mesmo.

Os resultados mostraram que o primeiro sorriso social, aquele realmente para você, é dado em média com um mês e meio. Já a primeira gargalhada nos surpreende lá pela metade do terceiro mês. Segundo Addyman, o sorriso se torna uma forma de comunicação importante entre os pais e o bebê.

“Mesmo que não enxergue muito bem ao nascer, o bebê 'percebe' a mãe desde o início”, explica o pediatra neonatal Luiz Renato Valério, do Hospital Pequeno Príncipe (PR). Além do olhar, esse reconhecimento, de acordo com o especialista, se dá também por meio do cheiro, da voz e do toque.

Porque o bebê dorme no colo e acorda no berço? O bebê aprende tudo muito rápido, inclusive por repetição, por isso, ele vai aprender que quando chorar alguém vai pegá-lo imediatamente. E claro que o colo da mamãe e do papai é o melhor lugar do mundo e mais confortável que o berço, o carrinho e o bebê conforto.

A explicação é que um instinto criado durante a evolução de nossa espécie faz a frequência cardíaca dos bebês cair rapidamente quando são embalados no colo da mãe, o que causa uma profunda sensação de calma e relaxamento, numa ação coordenada de funções motoras, cardíacas e do sistema nervoso.

Na 13ª, os nervos olfativos, que vão resultar no nariz, estão conectados ao cérebro. Ainda na barriga, a criança usa o nariz, tanto para treinar a respiração quanto para detectar cheiros, inclusive do líquido amniótico. Pesquisas apontam que o líquido absorve parte do gosto e do cheiro dos alimentos que a mãe ingere.