Porque os bancos nos EUA quebraram?

Perguntado por: scoutinho . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

O mais importante deles foi a decisão do Federal Reserve (Fed), o banco central americano, de elevar a taxa de juros no país para combater o avanço inflacionário, o que tirou a atratividade de investimentos de risco que costumam ter retornos mais alto.

Outro motivo é a falta de diversificação. Bancos que não diversificam adequadamente seus investimentos e empréstimos são vulneráveis a choques econômicos, como recessões, desastres naturais, pandemias, guerras, aumento significativo da taxa de juros, inflação descontrolada e outros.

Tem Pix nos Estados Unidos? Ou seja, agora os Estados Unidos têm, sim, um sistema parecido com o Pix.

Silicon Valley Bank

Com US$ 209 bilhões em ativos e US$ 175,4 bilhões em depósitos, o Silicon Valley Bank (SVB) se tornou o maior banco americano a quebrar desde a crise financeira de 2008 ao ser fechado por reguladores americanos nesta sexta-feira (10).

Banco do Brasil Americas
Subsidiária integral do BB, localizada na Flórida, atua na área de varejo nos EUA, proporcionando diversas soluções e serviços especializados em português, inglês e espanhol.

No AR em 18/03/2023 - 19:00
O Silicon Valley Bank um banco norte-americano que tem como principais clientes startups de tecnologia sofreu um colapso e faliu.

Os Estados Unidos estão se aproximando de um ano desde que a inflação atingiu o pico de 9,1% em junho de 2022. Historicamente, a recessão geralmente coincide com esse pico, explica Barry Gilbert, estrategista de alocação de ativos da LPL Financial.

Páginas na categoria "Bancos extintos do Brasil"

  • Banco Agrícola Mercantil.
  • Banco América do Sul.
  • Banco Andrade Arnaud.
  • Banco Auxiliar.

A crise de 1929 afetou também o Brasil. Os Estados Unidos eram o maior comprador do café brasileiro. Com a crise, a importação deste produto diminuiu muito e os preços do café brasileiro caíram.

Para Baghdassarian, a quebra dos bancos pode provocar também impacto na inflação e na taxa de câmbio, que podem ser pouco convidativas para países emergentes como o Brasil.

FedNow estreia oficialmente nos EUA; veja como funciona o Pix americano. O Federal Reserve (Fed), banco central americano, anunciou que seu novo sistema de pagamentos instantâneos, o FedNow, está oficialmente ativo. O serviço foi apelidado de “Pix americano” por aqui e permitirá transferências instantâneas.

“Pix americano”: entenda como o “FedNow” funciona para brasileiros com conta nos EUA. O Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) iniciou no último dia 20 de julho as operações do sistema de pagamento instantâneo FedNow.

Banco Central dos EUA lança “Pix” no país, batizado de FedNow.

Entre os bancos mais populares do país estão: Bank of America.