Porque os árabes pintam os olhos?

Perguntado por: aconceicao4 . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 16 votos

O objetivo era proteger os olhos, considerados “espelhos da alma”, dos espíritos malignos. Especialistas acreditam que essa é não apenas a origem da sombra mas também da própria maquiagem. O lápis de olho também veio do kohl, sendo que o formato em bastão foi criado para obter traços mais delineados.

Você já ouviu falar em pó de Kohl? É uma substância rica em chumbo que era misturada com gordura animal por volta do ano 3.000 a.C. e era usada ao redor dos olhos e nas sobrancelhas pelos egípcios.

Olho de Hórus, também conhecido como udyat, é um símbolo que significa poder e proteção. Um dos amuletos mais importantes no Egito Antigo, o Olho de Hórus era usado como representação de força, vigor, segurança e saúde.

Devido a esta crença, a região costumava receber o destaque da maquiagem, e no visual de Cleópatra não era diferente. O contorno de suas pálpebras era feito com khol, um pó preto condensado que dá origem ao kajal, produzido pelos próprios egípcios.

makeup {substantivo}
maquiagem {f.}

Hórus era o deus dos céus, representado pelos egípcios como um falcão. Era o protetor da humanidade, da realeza e patrono dos homens jovens. Os deuses egípcios acreditavam que eram encarnações desse deus. Na mitologia egípcia, Hórus era filho de Osíris e Ísis.

Origem do Olho de Hórus
De acordo com esse mito, o deus Hórus entrou em um confronto mortal com o deus Set e venceu. Porém, nessa batalha fatal, acabou perdendo seu olho direito. Portanto, para substituí-lo, mandou fazer um amuleto com o mesmo formato de seu olho, mas formado por serpentes.

O olho de Horus é um símbolo misterioso e as teorias sobre seus significados encantam. Veja mais sobre esse símbolo que é perfeito para uma tatuagem. Em algumas crenças, a representação dos olhos têm o poder de blindar contra energias negativas e proteger contra o mau-olhado.

Em grego, Cleópatra quer dizer: 'Glória de sua raça'

Filha de Ptolomeu XII, Cleópatra foi a primeira rainha grega a falar egípcio, adotar certas crenças faraônicas e queria devolver ao Egito seu antigo esplendor. Subiu ao trono aos 18 anos e enfrentou uma guerra contra o irmão. Posteriormente, foi amante de Júlio César, que lhe garantiu o trono do Egito.

Cleópatra é uma das mulheres mais conhecidas da Antiguidade e esteve no centro de uma das maiores disputas da república romana. Ela foi rainha do Egito de 51 a.C. a 30 a.C., pertencendo à dinastia ptolomaica, a qual se estabeleceu no poder após a morte de Alexandre, o Grande.

A make Glam (ou Glamurosa) é aquela make com muito brilho, glitter e tudo mais, principalmente se for usar com cílios postiços. Ela é carregada em cores vibrantes que chamam a atenção. É bem utilizada em famosas e influenciadoras digitais.

make [made|made] {verbo} fazer [fazendo|feito] {v.}

Então vamos lá: "Makeup" significa "maquiagem", por isso tão usado por profissionais em páginas (e também aqui no blog, claro). Já o termo Make up, sem hífen, é traduzido separadamente "make" significa fazer e "up" é acima e, às vezes, em uma frase pode ser entendido como "compensar" ou fazer algo logo.

Ele foi assassinado pelo seu irmão Seth, o deus do caos, do deserto e da guerra. Ísis e Osíris eram irmãos gêmeos que se apaixonaram ainda no ventre da mãe, a deusa Geb.

O islamismo

O islamismo é a religião oficial do Egito, sendo 86% muçulmanos e os outros 13% são divididos entre cristãos e uma pequena comunidade judaica que representa 1% mais ou menos.

Hórus casou-se com Hathor, deusa das festas, do vinho, da alegria e guardiã das mulheres e protetora dos amantes. Ela é representada com a cabeça ou as orelhas de uma vaca.

Filhos de Hórus é a designação dada a quatro deuses do Antigo Egito: Imseti, Hapi, Duamutefe e Quebesenuefe.

Poderes e habilidades
Hórus tem força e agilidade sobrehumanas. Também um deus da guerra, é exímio combatente armado e desarmado, e como um deus da caça, pode abater ou capturar qualquer animal (mortal ou divino).

Olho de Hórus, também conhecido como udyat, é um símbolo que significa poder e proteção. O olho de hórus era um dos amuletos mais importantes no Egito Antigo, e eram usados como representação de força, vigor, segurança e saúde.

O triângulo com um olho dentro, também conhecido como “olho da providência” é um símbolo religioso e representa o olho de deus observando a humanidade. Normalmente é representado como um olho dentro de um triângulo, cercado por raios de luz.