Porque os anos antes de Cristo são contados de trás para frente?

Perguntado por: emagalhaes4 . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

Anos ditos "antes de Cristo" são contados "de trás para frente" à medida que se avança do passado para o futuro, de tal modo que o ano 44 antes de Cristo ocorreu na verdade mais de dois séculos após o ano 250 antes de Cristo.

Calendário cristão
Para os cristãos, os acontecimentos são registrados entre o que aconteceu antes de Cristo (a.C.) e depois do nascimento de Cristo (d.C.). Para a história ocidental, as datas referenciadas antes de Cristo devem ser seguidas de a.C., já os fatos ocorrido depois não necessitam da sigla d.C.

Para estabelecer um início de contagem, cada civilização deu seu jeito. Egípcios estabeleceram o marco por volta de 3000 a.C. Para os gregos, era o ano das primeiras Olimpíadas (por volta de 2500 a.C.). Para os romanos, a fundação de Roma (753 a.C.).

Pesquisadores descobrem que os mais recentes ancestrais comuns a todos os homens e mulheres do planeta podem ter vivido na mesma época: ele, entre 120.000 e 156.000 anos atrás, e ela, entre 99.000 e 148.000 anos. Em genética, chamam-se Adão e Eva os mais recentes ancestrais comuns a toda humanidade.

Nos períodos da manhã e no fim de tarde a sombra era mais longa e exatamente ao meio dia ficava bem curta. Esse foi o primeiro tipo de instrumento de medição do tempo, surgido há 1.500 anos a.C., o mais antigo que se tem registro, chamado de relógio de sol ou Gnômon. Em 1.400 a.C. surge o relógio de água, ou Clepsidra.

Marcos afirma que Jesus nasceu durante o reinado de Herodes, o Grande, pouco antes de sua morte. "Como agora sabemos que Herodes morreu em 4 a.C., conforme o Evangelho de Mateus, Jesus deve ter nascido em 4, 5, 6 ou 7 a.C."

É por isso que essa data é cristianizada e está determinado que o nascimento de Jesus foi em 25 de dezembro", explica Antonio Piñero. Nesse mês também os romanos celebravam a Saturnalia, festa dedicada ao deus Saturno "em que se penduravam guirlandas, se distribuíam presentes e até havia árvores como a nossa no Natal.

Todos nós sabemos que os anos começaram a ser contados a partir do nascimento de Cristo, dividindo a história da humanidade em antes de Cristo (a.C.) e depois de Cristo (d.C.).

O critério que veio a se universalizar tomava como base o nascimento de Cristo, o qual teria ocorrido no ano 1 da Era Cristã (1 d.C.). A partir dessa data, a contagem dos anos é crescente, reservando-se a numeração decrescente para o período anterior ao nascimento de Jesus (a.C.).

30 anos

“Estas datas são especialmente úteis para os historiadores”, explica Savage. “O imperador Tibério governou Roma entre 14 e 37 d.C., sabemos que Jesus nasceu entre 7 e 4 a.C. no final do reinado de Herodes. Sabendo que viveu 30 anos, podemos datar sua morte entre os anos 26 e 28”.

da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. 17Assim, as gerações desde Abraão até Davi são quatorze; de Davi até o exílio na Babilônia, quatorze; e do exílio na Babilônia até Cristo, quatorze.

Pelo Calendário Gregoriano estamos no ano 2020 depois de Cristo. Contudo, estima-se que cerca de 40 calendários diferentes sejam usados hoje no mundo, sem contar outros tantos que se perderam ao longo da História.

Dionísio

Foi criado em Roma no século VI por um monge chamado Dionísio. A contagem dos anos deveria ser iniciada por um acontecimento de grande valor, de modo que, como cristão, Dionísio considerou que o ano 1 deveria ser o ano do nascimento de Jesus Cristo.

No dia 24 de fevereiro de 1582, o Papa Gregório XIII decretou uma mudança na contagem do tempo. A alteração foi determinada por meio da bula papal chamada “Inter Gravíssimas”. O documento criou o Calendário Gregoriano, para ajustar o ano civil ao ano solar, período que a Terra leva para dar uma volta ao redor do Sol.

Adão e Eva foram formados do pó da terra (Gênesis 2:7). E como o solo geralmente é de cor marrom, isso significa que eles também tinham pele marrom? Bem, sua pele “não era nem branca nem pálida, mas avermelhada, brilhando com a rica tonalidade da saúde” (Ellen White, Last Day Events 291.4). Não apenas isso.

Resumo: O tempo de vida do homem bíblico é, idealmente, um conjunto de três ciclos completos de quarenta anos cada, totalizando cento e vinte anos.

Compreendem sim que a uns seis mil anos, segundo estudiosos das datas e manuscritos bíblicos Adão e Eva passaram a ser mortais e tiveram filhos como a bíblia relata Abel e Cain. E fala que Adão viveu Oitocentos e Trinta anos depois de ser expulso do paraíso. Uma costela de Adão tinha virado Eva.

Os cristãos, contam o tempo a partir do nascimento de Cristo. O calendário cristão é o mais usado no Brasil. Contamos o tempo a partir do nascimento de Jesus Cristo. Para nós, há os fatos ocorridos antes e depois de Cristo nascer.