Porque os anos antes de Cristo é contado de trás para frente?

Perguntado por: ipimenta . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Por isso usamos as siglas a.C e d.C, que respectivamente significam antes de Cristo e depois de Cristo, por isso as datas antes do nascimento de Cristo acabam sendo contadas de forma decrescente. Espero ter ajudado!

Anos ditos "antes de Cristo" são contados "de trás para frente" à medida que se avança do passado para o futuro, de tal modo que o ano 44 antes de Cristo ocorreu na verdade mais de dois séculos após o ano 250 antes de Cristo.

Esse é o ano 1 da chamada “Era Cristã”. Assim, os registros dos episódios anteriores ao nascimento de Jesus, seja na Grécia antiga, seja no Egito antigo, são sempre seguidos de a.C., abreviatura que significa “antes de Cristo''. As datas posteriores ao nascimento de Jesus podem ser acompanhadas por d.C.

Para os cristãos, os acontecimentos são registrados entre o que aconteceu antes de Cristo (a.C.) e depois do nascimento de Cristo (d.C.). Para a história ocidental, as datas referenciadas antes de Cristo devem ser seguidas de a.C., já os fatos ocorrido depois não necessitam da sigla d.C.

Os especialistas acreditam que ele teve origem com os sumérios - povo da Mesopotâmia - em 2700 a.C.. Era composto por 12 meses lunares com 29 ou 30 dias, num total de 354 no ano. Desta forma, não coincidia com o calendário solar, composto por 365 dias.

O tempo cronológico começou a ser medido pelos fenômenos naturais como a posição do sol e as fases da lua. Em seguida, o homem criou instrumentos para controlar o tempo, como a ampulheta, o relógio e o calendário.

O dia nem sempre teve 24 horas. Na verdade, começou tendo apenas 4 horas.

História dos números romanos
Se os babilônios usavam símbolos, os romanos recorreram às letras para representar os números. Empregavam a letra "I" para contar de 1 a 3, depois agrupavam as quantidades a cada cinco unidades, cinco dezenas, uma centena e um milhar.

A contagem de cada intervalo podia ser medida pela clepsidra (relógio de água), ampulheta, vela marcada ou por orações ritmadas. Nos mosteiros, monges vigilantes passavam a noite recitando ritmicamente o número exato de salmos que lhes dessem a medida do tempo transcorrido.

O calendário judaico, chamada de Luach em hebraico, é utilizado pelo povo judeu que, diferente do gregoriano, conta o tempo desde a criação de Adão.

Na Bíblia, o tempo é pessoal. O tempo não é um recipiente infinito ou uma constante incolor em branco. É moldado pela ação e decisão humana e assume diferentes tonalidades, dependendo do que somos chamados a fazer. Os sábios de Israel tinham muito mais a dizer sobre o tempo do que “tempo em si”.

O Calendário Judaico tem entre 353 e 385 dias. Como dito, a contagem do tempo é feita a partir da criação de Adão. Conforme esta tradição, os dias se iniciaram ao pôr do sol de quinta- feira. Para o cálculo do ano judaico, basta acrescentar 3760 ao ano do Calendário Cristão.

Marcos afirma que Jesus nasceu durante o reinado de Herodes, o Grande, pouco antes de sua morte. "Como agora sabemos que Herodes morreu em 4 a.C., conforme o Evangelho de Mateus, Jesus deve ter nascido em 4, 5, 6 ou 7 a.C."

1 de janeiro de 1 d.C.

“Estas datas são especialmente úteis para os historiadores”, explica Savage. “O imperador Tibério governou Roma entre 14 e 37 d.C., sabemos que Jesus nasceu entre 7 e 4 a.C. no final do reinado de Herodes. Sabendo que viveu 30 anos, podemos datar sua morte entre os anos 26 e 28”.

Os meses do Calendário Judaico alternavam-se entre 29 e 30 dias. Isso resultava em um ano mais curto que o nosso, no caso com 354 dias. A cada três anos aproximadamente, um mês extra de 29 dias, o mês chamado Veadar, era acrescentado entre Adar e Nisã.

A hipótese científica mais aceita atualmente para a origem da humanidade é de que a espécie humana moderna (chamada de Homo sapiens) surgiu na África, há cerca de 200 mil anos, depois de um processo evolutivo de milhões de anos.

Os especialistas que reconhecem a existência de um pregador judeu chamado Jesus Contudo, situam seu nascimento entre os anos 6 e 4 antes da Era Comum.

"Mas esse relato de Moisés é de mais de 1 mil anos antes de Cristo, e as bases históricas e arqueológicas que temos são muito mais recentes", comenta Goldfarb.

É impossível determinar com certeza data do nascimento de Jesus, embora historiadores concordem que poderia ter ocorrido por volta do ano 4 a.C.