Porque onde a ignorância fala?

Perguntado por: omoraes . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 15 votos

Porque onde a ignorância fala, a inteligência não dá palpites. O silêncio é a única resposta que devemos dar aos tolos.

Em muitas ocasiões, o silêncio é a mais poderosa das respostas. Além disso, saber ouvir é ferramenta importante de comunicação por denotar respeito por quem está falando. Silêncio bem utilizado mostra maturidade, humildade, poder sobre si mesma e força interior.

"O homem prudente sabe julgar os fatos da vida, mas a mente do tolo é cheia de ilusões e enganosa" (Pv 14.8).

Evite conflitos
Tenha autocontrole, use sua inteligência emocional, mantenha a calma e saiba quais batalhas valem a pena lutar. Discutir com uma pessoa ignorante não é uma delas e apenas vai drenar suas energias e afetar seu bem-estar. Por isso, opte sempre por manter uma conversa civilizada.

Estudos indicam que as pessoas destituídas de conhecimento tendem a desconsiderar as próprias limitações. A ignorância produz desempenho pífio, mas o agente é incapaz de reconhecer as suas falhas.

Onde ignorância grita com a arrogância, o silêncio ensina com elegância. rimou ana!

Sócrates, filósofo grego do século V a.C. nos ajudará. Em princípio, a ignorância é um vazio, uma falta, um defeito. A sabedoria, seu contrário. Sócrates inverte seus lugares: para um ser humano, não há pior posição que a postura de sábio e nada mais iniciador do que o gesto da ignorância.

Quando a ignorância inveja e critica, a inteligência cala, observa e ri. Porque no fim das contas, a doença do ignorante é ignorar a sua própria ignorância. Um dos motivos pelos quais é tão difícil aceitar uma crítica é porque as pessoas precisam se sentir aceitas e aprovadas.

Provérbios 26. A honra não convém ao tolo — Não respondas ao tolo segundo a sua estultícia — Não havendo difamador, cessará a contenda. 1 Como a neve no verão, e como a chuva na ceifa, assim a ahonra não convém ao tolo. 2 Como o pássaro a vaguear, como a andorinha a voar, assim a maldição sem causa não virá.

Sócrates nos diz ainda que o “sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”, nesta reflexão podemos compreender a preciosidade da humildade na conquista do saber. Cora Coralina, também reforça a importância da humildade ao dizer que “o saber a gente aprende com os mestres e os livros.

O silêncio pode acalmar, ferir, amparar ou violentar. Em algumas ocasiões pode trazer paz, em outras, tempestades. O silêncio também pode corresponder à reflexão, a um turbilhão de pensamentos pulsando dentro de nós. Às vezes, o silêncio é solidão, vazio, dor e tristeza.

Se fazer silêncio te incomoda, te irrita, te dá mais ansiedade, é um mal sinal. Este comportamento mostra que você não está confortável consigo mesmo(a), e revela verdades ocultas… Algumas pessoas precisam do SILÊNCIO por motivos emocionais em desiquilíbrio, se calam para não se expressar.

O poder transformador do silêncio está em nos libertar de nossos pensamentos, medos e desejos, dissipando as tensões do passado e as expectativas em relação ao futuro. Só no presente podemos descobrir quem realmente somos, alcançando assim a paz e a alegria que estão dentro de nós.

A Ignorância tem sido causa de guerras, revoluções, levantes, atentados, terrorismo, fome, miséria, doenças, crimes; enfim; causadora de todos os infortúnio que nos fazem padecer e... morrer!

Ignorância é uma dádiva, talvez seja mais saudável viver no mundo das ilusões e futilidades cotidianas, não tendo acesso a reflexões profundas, mas fazer o que, é inerente ao ser caminhar ao desejo, infelizmente eu gosto da realidade, triste, libertadora e odiável realidade pela qual me apaixonei.

A postura grossa é uma reação, uma defesa, que quando habitual, implica a consolidação da sensação de estar sendo ferida por estímulos externos. A timidez, de certa forma confirma isso. De outro lado, a timidez também faz ter melhor foco, ouvir melhor, mas também reprime desconfortos.

O silêncio é a mais perfeita resposta, para a mais alta ofensa. Não quero ter palavras pra ganhar debates ou para responder as ofensas contra ninguém; quero ter palavras para consolar, encorajar, cuidar, animar e amenizar todos que choram e sofrem...