Porque ocorre o desmatamento na Amazônia?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.7 / 5 6 votos

O desmatamento na Amazônia teve início durante a década de 1970. A construção de grandes obras de infraestrutura, a especulação com terras e a instalação de atividades econômicas como a agropecuária e a mineração estão entre as causas do desmatamento.

O desmatamento da Amazônia é motivo de grande preocupação para o Brasil, pois ele leva a alterações significativas no funcionamento dos ecossistemas. Isso gera impactos sobre a estrutura e a fertilidade dos solos e sobre o ciclo hidrológico, constituindo importante fonte de gases do efeito estufa.

Causas do desmatamento
Alguns exemplos são expansão da atividade agrícola, atividade mineradora, aumento da exploração dos recursos naturais pela procura por matéria-prima, intensa urbanização e aumento das queimadas, acidentais ou intencionais, entre outros.

O desmatamento 1. na Amazônia brasileira tem como principais causas diretas a pecuária, a agricultura de larga escala e a agricultura de corte e queima. Dessas causas, a expansão da pecuária bovina é a mais importante.

A agricultura e a pecuária, grandes obras de infraestrutura, a exploração madeireira, a grilagem de terras, o garimpo e a expansão dos assentamentos humanos são atividades com grandes impactos sobre a floresta, especialmente quando são feitas de forma ilegal ou sem obedecer a um zoneamento ecológico-econômico.

A Floresta Amazônica começou a sofrer com o desmatamento a partir da década de 1970, quando foi construída a Rodovia Transamazônica.

O desmatamento causado pelo homem pode ser combatido com o reflorestamento. A plantação de árvores nas áreas desmatadas ajuda a restaurar o habitat de uma biodiversidade única e combate ao aquecimento global.

As consequências dessa degradação na Amazônia podem levar a extinção de espécies de animais e vegetais, causa sério desequilíbrio no ecossistema, contribui com o aumento da poluição – oriunda, sobretudo, das queimadas – e acarreta erosão do solo, que passa a ficar desprotegidos com o corte de árvores.

As queimadas na Amazônia são causadas por fatores sociais e geopolíticos. A queima de biomassa florestal como prática agropastoril utilizada no meio rural, por exemplo, é uma técnica recorrente e antiga no Brasil e uma das principais causas das queimadas na Amazônia.

Reduza o consumo de carne: A produção de carne é um dos principais fatores que contribuem para o desmatamento, já que árvores são derrubadas para dar mais espaço ao gado. Por isso reduzir o consumo de carne, nem que seja por um dia (vide segunda sem carne), pode ajudar a diminuir a pressão sobre as florestas.

5 formas de acabar com o desmatamento da Amazônia

  1. Instituir o imposto rural. ...
  2. Ampliar a moratória da soja para o cerrado. ...
  3. Eliminar o mercado de carne ilegal. ...
  4. Aumentar a fiscalização do crédito para a agricultura. ...
  5. Definir novas medidas de combate ao desmatamento.

As principais causas diretas da perda de florestas tropicais no mundo são a expansão da agricultura comercial, que aumentou em diferentes regiões e escalas para acomodar empreendimentos agrícolas menores, atividades extrativistas e a construção de estradas e outras infraestruturas, todos fatores com inter-relações ...

As principais causas do desmatamento das matas brasileiras estão relacionadas à ação humana, especialmente às atividades agropecuárias. Além do processo de urbanização, o crescimento do agronegócio e de práticas ilegais agravam a situação do desflorestamento no país.

Agronegócio foi responsável por 97% do desmatamento no Brasil em 2021.