Porque o zero existe?

Perguntado por: ereis . Última atualização: 27 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 4 votos

O zero foi o último número natural a ser criado. Sua origem deveu-se não à necessidade de marcar a inexistência de elementos num conjunto, mas uma concepção posicional da numeração.

O zero (0) é um número e também um algarismo usado para representar número nulo no sistema de numeração. Desempenha um papel central na matemática como a identidade aditiva dos números inteiros, dos números reais e de muitas outras estruturas algébricas.

Pelo que se sabe, o termo “zero” vem do sânscrito (que representava o vazio como shunya), posteriormente traduzido para o árabe como sifr. Depois, ele ingressou nas línguas latinas por meio do italiano, que o chama de “zero” assim como no português.

Isso se dá, principalmente, porque o zero não é importante para a contagem — é impossível contar o nada, uma vez que ele não existe. Porém, na atualidade, ele não só é utilizado na matemática como um número de extrema importância, ele também para o sistema usado para escrever números, chamado notação posicional.

6 O Sistema de numeração Indo-Arábico
O primeiro número inventado foi o 1 e ele significava o homem e sua unicidade, o segundo número 2, significava a mulher da família, a dualidade e o número 3 (três) significava muitos, multidão.

Assim, os números naturais são um exemplo de um conjunto infinito, ou seja, que não tem fim, não acaba nunca. O símbolo do infinito (um “oito deitado”) representa esta idéia de algo a que nunca se chega.

Outro número imenso com nome próprio é o googolplex. Um googol é 10100, que já é maior do que o número estimado de partículas no Universo (1089 ). O googolplex é 10googol. E tem ainda o googolplexian: 10googolplex.

O maior deles foi descoberto por um norte-americano e conta com 23.249.425 dígitos. Para ser encurtado, o número recebeu o nome M77232917 e pode ser representado pela equação 277.232.917 – 1.

As primeiras representações numéricas apareceram em razão da necessidade de se fazer a contagem dos animais, por exemplo. Os pastores soltavam seu rebanho pela manhã e contavam esses animais através de pedrinhas que eram colocadas num saco. Para cada animal, usava-se uma pedrinha.

O zero como número, de pleno direito, apenas surge por volta do ano 500 d.C. por parte dos hindus. Definir graficamente um símbolo, para representar o zero, foi uma avanço de extrema importância no sistema de numeração decimal. Sem esta invenção, o nosso sistema numérico não funcionaria.

Resposta: a) Ana tirou o zero pra facilitar em sua subtração.

Zero é dito ser um número cardinal, representando o conjunto vazio. É o menor número inteiro natural e também um elemento neutro, o único a não ter inversão: é positivo e negativo.

Se você fizer essa operação continuamente, verá que pode ser qualquer número que você imaginar, de qualquer natureza, seja positivo, negativo ou o próprio zero.. Ou seja, essa divisão possui infinitos resultados. Portanto não se pode definir um único resultado para .

Temos que 1 é sucessor de 0; 2 é sucessor de 1; 3 é sucessor de 2; 4 é sucessor de 3 e assim por diante.