Porque o voleibol não é um esporte de invasão?

Perguntado por: ecunha . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

Resposta: É considerado um esporte de invasão, pois os participantes devem levar a bola usando os pés até a quadra adversária e inseri-la no gol.

Um esporte de invasão pode ser visto como aquela disputa em que um jogador, ou uma equipe/time de jogadores necessita invadir o espaço adversário afim de pontuar.

O rugby

O rugby começou no ano de 1823, quando uma escola na cidade inglesa de rugby começou a desenvolver uma forma de jogar própria, que viria a se tornar um novo esporte.

Como exemplo de esportes de invasão pode-se citar modalidades bastante conhecidas, como o futebol, o futsal, o handebol, o basquetebol, e modalidades menos conhecidas, como o ultimate frisbee, o rugby, o futebol americano, o hóquei e o lacrosse.

Esportes de invasão: como o próprio nome sugere, esse é um dos tipos de esportes que tem o objetivo de invadir e atacar o campo adversário para marcar ponto ou vencer o jogo. Como exemplos desse tipo de esporte temos futebol, basquete, polo aquático, rugby etc.

O vôlei foi criado em 1895, pelo americano William G. Morgan, então diretor de educação física da Associação Cristã de Moços (ACM) na cidade de Holyoke, em Massachusetts, nos Estados Unidos. O primeiro nome deste esporte que viria se tornar um dos maiores do mundo foi mintonette.

O mais apreciado é talvez o futebol de campo, no qual onze jogadores integram cada equipe e jogam em um campo gramado. Antigamente era jogado apenas por homens, hoje em dia, há a modalidade feminina.

Esportes coletivos de invasão (ECIs) constituem uma classe particular de modalidades esportivas cuja disputa é baseada na oposição entre duas equipes, em um espaço comum, com o objetivo principal de pontuar e impedir o adversário de faze-lo.

É considerado um esporte de invasão, pois os participantes devem levar a bola usando os pés até a quadra adversária e inseri-la no gol. Para isso, usam técnicas como drible, chute, condução e passe. O futsal é um jogo semelhante ao futebol de campo, mas é jogado em quadras fechadas e tem outras especificidades.

ESPORTES DE INVASÃO
As equipes têm o objetivo de conduzir um objeto, geralmente uma bola, a um local específico na quadra de seu adversário. Ao mesmo tempo, precisam defender sua quadra/campo, impedindo que os adversários consigam marcar pontos.

– Invasão por cima: durante um ataque, o jogador não pode ultrapassar o espaço aéreo que pertença à quadra adversária; – Invasão por baixo: um jogador não pode ultrapassar o espaço que pertença à quadra adversária por baixo da rede.

Os esportes são classificados em 7 categorias distintas:

  • Esportes de marca.
  • Esportes de precisão.
  • Esportes técnico-combinatórios.
  • Esportes de invasão.
  • Esportes de rede divisória ou parede de rebote.
  • Esportes de campo e taco.
  • Esportes de combate.

Os esportes de invasão são esportes cujo o objetivo é invadir o espaço adversário e marcar pontos, como por exemplo o futebol, futsal e o basquete, enquanto que nos esportes de combate há o combate direto entre os oponentes, combate feito através de artes marciais específicas, como por exemplo o judô, jiu-jitsu e boxe.

Esportes de invasão são aqueles em que duas equipes disputam a posse de um objeto (geralmente uma bola) para conduzi-lo até a meta, que pode ser o gol ou a cesta, no campo adversário. Os pontos são marcados, portanto, ao invadir o espaço de defesa do oponente: daí a origem do nome dessa categoria de esportes.

O handebol não é muito popular no Brasil, talvez pelo fato de ser raramente transmitido pela televisão. É parecido um pouco com o futsal, entretanto, em vez de usar os pés, os jogadores usam as mãos. Por isso, o nome em inglês: hand (mão) + ball (bola).

São exemplos de esportes de invasão ou territoriais:
Rúgbi, futsal, natação e futebol americano. Tênis de mesa, vôlei de praia, badminton e futevôlei.

Esportes de invasão
Mas além desses ainda temos os menos conhecidos no Brasil: rúgbi, rúgbi em cadeira de rodas e polo aquático. Esses são esportes com bola, tornando o material necessário bem simples.

O esporte melhora, também, o raciocínio, a disposição física, colabora para o aumento da autoestima, bem como outras atribuições fundamentais para o indivíduo.

Esportes de rede e de parede são tipos de esportes em que uma bola (ou outro objeto) é lançado para a quadra do adversário ou contra uma parede. Além disso, nesses esportes não existe contato com os adversários.

Existem diversas modalidades de esportes coletivos, no entanto as mais praticadas são o vôlei, futebol, basquete, beisebol, handebol.

Todas as modalidades esportivas de invasão são jogadas coletivamente e possuem duas fases marcantes, a ofensiva e a defensiva, determinadas pela posse ou não da bola (ou de outro objeto). Ou seja, a equipe com a posse da bola está na fase ofensiva, enquanto a equipe sem a bola está na fase defensiva.