Porque o volante ficou duro?

Perguntado por: ialbuquerque . Última atualização: 7 de fevereiro de 2023
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A causa mais comum de um volante duro é a falta de fluido de direção hidráulica no sistema. Isso pode ser causado por um vazamento no sistema ou o fluido está muito espesso e não circula adequadamente.

A maior parte dos defeitos na direção hidráulica é o vazamento do óleo. Isto pode ocorrer devido ao desgaste normal das peças ou devido algum problema causado. O fato é que independente das causas, o vazamento não pode ser reparado e todas as peças devem ser substituídas o quanto antes.

Sim, basta você passar um pouco de óleo, um copo de água e farinha de trigo. Seu posante vai virar zero e você vai sair por aí tirando onda, por ter um carro em dia e não ter gastado quase nada para isso.

Segundo o engenheiro Francisco Satkunas, da Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade (SAE Brasil), sua troca é indicada por volta dos 50 mil km. Por outro lado, ele destaca que, mesmo se a quilometragem não for atingida, em dois anos é preciso substitui-lo mesmo assim.

Veja quais são os 5 principais que você precisa estar atento:

  1. Direção dura. Falhas na caixa de direção prejudicam na hora de dirigir. ...
  2. Folgas na direção. Para identificar o problema, pare o automóvel e tente girar o volante. ...
  3. Vazamentos. ...
  4. Trepidações no volante. ...
  5. Ruídos ao manobrar.

O seu desgaste ou rompimento não costuma gerar grandes perigos ao veículo, porque a direção funciona normalmente, mesmo com o item prejudicado, porém, ela acaba ficando mais pesada. Em todo caso, é difícil apontar possíveis defeitos no setor de direção.

Se o óleo de direção hidráulica acabar, pode causar alguns danos no sistema de direção do veículo. Sem contar que o seu veículo pode perder o controle da direção e aumentar o risco de acidentes.

Um problema na caixa de direção pode causar tremedeiras no volante. Porém, as causas para isso podem ser diversas, como necessidade de alinhamento ou balanceamento, pneus com pouca calibragem, freios com problema, entre outros. O sinal da vibração no volante é bem grave e não pode passar batido.

A resposta correta é: nem um, nem outro! Fluido da direção hidráulica nunca deve ser completado!

Óleo Certo: qual é o tipo óleo usado na direção? Fernanda Silva: geralmente, os óleos utilizados em direção hidráulica são os mesmos da transmissão automática. Os mais presentes nesse tipo de aplicação são os óleos ATF Tipo TASA e os óleos ATF Tipo Dexron II.

Nunca! Primeiro, que óleo é feito para lubrificar componentes e não para fazer atuação hidráulica.

Sinais de problemas na barra de direção
Por fim, se não for feita a substituição da barra desgastada, a articulação pode estourar e interromper a comunicação entre o volante e a roda. Assim, o veículo perde o controle, aumentando e muito o risco de acidentes.

Problemas com a geometria da suspensão como cambagem negativa ou substituição do volante original por esportivo vai exigir maior esforço para esterçar o veículo. Outro fator que leva ao mesmo defeito é a cruzeta da coluna de direção, quando aplicado.

É o vazamento do óleo um dos principais defeitos do sistema hidráulico. Isso acontece pelo desgaste natural de componentes internos. Quando isso acontece (o desgaste), o mais recomendado é a troca de peças.

Passos. Procure pelo tanque. Se você está tendo dificuldade para girar o volante ou tem um ruído estridente vindo dele quando ele gira, é provável que o fluido da direção hidráulica esteja baixo.

Caixa de direção com folga tem conserto? Sim, esse não é um problema tão grave na caixa de direção, visto que uma ida à oficina para ajustar os componentes pode resolver os problemas em pouquíssimo tempo. No entanto, um especialista precisa ser chamado para resolução desse caso.