Porque o vírus é considerado um parasita?

Perguntado por: evargas . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Os vírus são considerados parasitas intracelulares obrigatórios: “sem ocupar uma célula viva, é impossível se replicarem, ou seja, gerarem uma nova partícula viral.” Assim, existem vírus que infectam plantas, vírus que infectam cachorros, vírus que infectam gatos, vírus que infectam bactérias e vírus que infectam os ...

Quem defende que os vírus são seres vivos, argumenta que eles desenvolvem atividades consideradas complexas, já que conseguem burlar o sistema imunológico de outros seres, a ponto de provocarem doenças. Outro argumento que reforça a tese é o fato de que neles há a presença de material genético como DNA e/ou RNA.

Os vírus são sistemas biológicos muito pequenos e simples que só conseguem replicar-se dentro de células vivas, pois não possuem metabolismo próprio. Os vírus são parasitas que se destacam principalmente pelas doenças causadas no homem, entretanto, eles não parasitam apenas as células humanas.

As bactérias são seres procariontes e unicelulares. Por não possuírem um núcleo celular bem definido, são considerados organismos simples e fazem parte do Reino Monera. Os vírus são seres acelulares e parasitas intracelulares formados por uma cápsula protetora que envolve seu material genético.

Os vírus possuem ainda algumas características comuns a seres vivos, como a presença de material genético e a capacidade de evoluir. O material genético possui informações importantes que determinam as características de um organismo.

Os vírus são organismos que apresentam, como principal característica, a ausência de células, ou seja, são organismos acelulares. Eles apresentam uma estrutura relativamente simples, sendo formados por um ácido nucleico (DNA, RNA ou os dois) envolto por uma cápsula de proteína.

Os vírus não apresentam potencial bioquímico que possibilita a produção de energia metabólica. Assim sendo, os vírus não são capazes de respirar e alimentar-se, por exemplo. Os vírus só são capazes de se reproduzir no interior de outra célula. Por essa razão, dizemos que eles são parasitas intracelulares obrigatórios.

4) Quem são os hospedeiros dos vírus? Praticamente todos os organismos vivos podem ser infectados pelos vírus. Os vírus podem infectar células de animais, vegetais, fungos, bactérias e protistas.

Sua estrutura básica é composta de dois componentes apenas: algum tipo de ácido nucléico e um envoltório feito de proteínas, chamado de capsídeo. Ao conjunto dos ácidos nucleicos com o capsídeo chamamos de nucleocapsídeo.

De forma geral, os vírus podem ser definidos como parasitas intracelulares obrigatórios. Para sobreviver, se reproduzir e se multiplicar, eles precisam invadir alguma célula saudável presente no organismo de um ser humano, se aproveitando das estruturas dessa célula para obter nutrientes.

Vírus são os únicos organismos acelulares da Terra atual
Os vírus não são constituídos por células, embora dependam delas para a sua multiplicação.

Os vírus possuem basicamente duas estruturas: o núcleo (onde encontramos o material genético – DNA ou RNA) e o capsídeo, que é um envoltório de proteínas que protege o material genético.

Como se sabe, os vírus reproduzem-se apenas no interior de uma célula viva. Para isso, esses organismos são capazes de alterar o funcionamento da célula para que ela trabalhe a favor dele. Em razão dessa característica, são denominados de parasitas intracelulares obrigatórios.

Temos ainda os vírus, porém eles não são classificados em nenhum dos reinos estudados. Muitos estudiosos não consideram esses seres como vivos, uma vez que não possuem célula e nenhum metabolismo fora das células parasitadas por eles.