Porque o vento vem do mar?

Perguntado por: ivasconcelos . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 8 votos

O ar mais frio, que está sobre a água do mar, se desloca para ocupar o espaço vazio, deixado pela massa de ar que foi aquecida pelo solo. Esse deslocamento de ar do mar para o continente é conhecido como brisa marítima. Durante a noite, a água do mar está mais quente que a areia da praia.

brisa marítima

Durante o dia, o ar sobre a superfície da terra fica mais quente do que sobre a superfície do mar, portanto a brisa sopra do mar para a terra e é chamada de brisa marítima.

Segundo ele, as brisas são formadas porque, durante o dia, o oceano está mais frio e o continente está mais quente. “Como os ventos sopram de locais frios para os quentes, então durante a parte diurna, o vento sopra na direção mar-terra. À noite, inverte.

Pois as ondas do mar são resultado das variações de pressão quando o ar passa sobre as cristas e os vales, ou seja, as pequenas irregularidades que existem na superfície da água.

O contraste térmico se acentua. Assim, o ar frio do mar que é mais denso avança em direção aos locais em que a temperatura está mais alta com o ar menos denso. Isso explica o vento do fim de tarde e do começo de noite. Há também a questão da pressão atmosférica que, assim como a temperatura, também tem um gradiente.

Em ""Onde nascem os ventos"", Payton mistura elementos históricos com uma narrativa envolvente. Seus personagens confrontam o desconhecido, o medo da morte, os próprios medos, mas descobrem sua própria força diante de situações extremas.

O ar é a composição da atmosfera, já o vento é o ar em movimento, um é a substâncias e o vento é o seu movimento, por isso o vento tem velocidade, força e vetor, e o ar não, o ar tem a composição, que varia de acordo com os gases e com a umidade.

Os ventos desempenham um papel muito importante na vida dos seres vivos, pois são eles que levam para longe o ar viciado que nós respiramos e trazem até nós o ar puro, com bastante oxigênio, tão importante para o nosso organismo.

Existem três conjuntos de ventos constantes que dominam a circulação atmosférica na Terra: os alísios, os ventos de oeste e os ventos polares de este. Os alísios sopram de este e dominam as correntes que atravessam os trópicos da Terra em direção ao equador.

Os ventos alísios é um tipo de vento constante e úmido que tem ocorrência nas zonas subtropicais em baixas altitudes. Ele sopra nos trópicos na região do Equador de leste para oeste e por serem úmidos provocam grande incidência de chuvas.

O mar é mais colorido à noite
Pode parecer paradoxal, mas à noite o mar é muito mais colorido. Isso acontece principalmente pelas diferenças de profundidade e de fontes de luz. Quando mergulhamos durante o dia, a nossa fonte de luz é o sol, e podemos chegar a profundidades de até 30 metros.

A brisa marítima é formada por ventos diurnos que sopram do mar para o continente e ocorre devido à diferença de temperatura entre um e outro. Para se aquecer, a água precisa de 5 vezes mais energia solar do que a terra.

A diferença na velocidade de rotação entre as massas de ar do equador e dos polos produzem um desvio na direção dos ventos da faixa equatorial. É o chamado efeito Coriolis, que muda a circulação do vento para a direita no hemisfério Norte e para a esquerda, no hemisfério Sul.

A água acaba recebendo a radiação solar o dia todo e vai absorvendo esse calor aos poucos, demorando para aquecer. O mesmo ocorre com seu resfriamento - ao longo da noite, a água perde calor aos poucos, mantendo por mais tempo uma temperatura elevada.

Nossa última fronteira são as águas profundas: entre 200 e 7 mil metros submarinos. Elas são 90% do volume dos oceanos e podem abrigar até 100 milhões de espécies – mais do que em todo o resto do planeta. A essa profundidade, não há luz para sustentar o fitoplâncton. Portanto, só animais e bactérias circulam.

Por que a água do mar é azul? O mar é azul porque a energia luminosa de algumas cores é absorvida pelo oceano mais perto da superfície do que a energia de outras cores, funcionando como um filtro da luz solar. Quando a luz é absorvida, sua energia é transformada em calor.

O vento bate na água e causa uma ondulação composta de pequenas ondas entre 1 e 2 cm que são chamadas de ondas capilares. Quanto mais veloz e durável for o vento, maior será a altura da onda. Se a ondulação formada ainda for pequena e o vento parar de soprar, as ondas somem com ele.

Ao entardecer, o ar que está sobre a praia tende a esfriar mais rápido que o ar que está sobre o mar, então, esse último tende a subir. Devido a isso, o ar que está sobre a praia se desloca para o mar.

Em altitude, o ar desloca-se no sentido do mar (onde a pressão é mais baixa) e à superfície circula no sentido de mar para terra, fechando a circulação, conhecida como brisa marítima.