Porque o ventilador deixa o nariz entupido?

Perguntado por: ncoutinho8 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 12 votos

Isso porque o vento pode acelerar a circulação de partículas causadoras das alergias, desencadeando, assim, sintomas alérgicos. Além disso, pessoas que sofrem com problemas respiratórios podem ser as mais prejudicadas, já que o vento vai diretamente para as vias respiratórias.

O ventilador provoca uma corrente de ar que pode fazer com que as partículas alérgicas – poeira, mofo, pelos de animais, ácaros, fungos – circulem, piorando a qualidade do ar e causando sintomas irritativos.

Os sintomas mais comuns de alergia respiratória devido ao ar condicionado ou ventilador são dificuldade para respirar, sensação de garganta arranhada, tosse constante e nariz ressecado. Ao identificar esses sintomas, é importante desligar os aparelhos e analisar se os sinais são amenizados.

Detalhes. Basta colocar o ventilador próximo de uma janela aberta para aproveitar a brisa que vem de fora. Na frente do aparelho, coloque uma bacia ou balde cheio de gelo. O fluxo de ar vai fazer o gelo derreter e refrescar o meio ambiente.

Ela explicou que o caso específico de manter o ventilador ligado durante a noite não necessariamente vai resultar em uma dor de garganta, mas que esse exemplo faz parte de uma série de hábitos que podem ressecar as vias respiratórias, e consequentemente, deixar a garganta seca.

Usar um umidificador: O uso de um umidificador pode ajudar a manter a umidade adequada no ambiente quando ele é muito seco e aliviar o entupimento. Limpar regularmente o nariz com soro fisiológico: Usar soro fisiológico para lavagem nasal pode ajudar a remover o muco acumulado e aliviar o entupimento.

Isso acontece porque à noite, ao deitar, ocorre um aumento do fluxo de sangue para o nariz e toda parte superior do corpo, além de estar deitado dificulta a drenagem da secreção nasal para a garganta. O que fazer: deve-se manter o corpo hidratado, bebendo bastante líquido e fazer repouso.

Posição ideal para o ventilador refrescar
O ar frio é mais pesado do que o ar quente, sendo assim, o ar frio fica embaixo no ambiente e o ar quente fica em cima. Por conta disso, caso você tenha um ventilador de coluna ou ventilador de mesa, posicione-os para cima para que o ar quente saia dali.

Como fazer a limpeza adequada
E, na hora de guardar, o ideal é colocar o ventilador em um saco plástico, evitando que haja acúmulo de sujeira nas partes internas e externas.

Pessoas alérgicas, com rinite, asma, bronquite e com tendência para ter dermatite atópica (doença de pele crônica e inflamatória), estão mais sujeitas aos danos causados pelo uso do ventilador. Mas não apenas elas. Quem tem idade avançada, doenças cardíacas ou exames alterados precisa ter cuidado com choques térmicos.

Qual deles é melhor? É claro que, em uma comparação direta, o ar-condicionado reduz a temperatura de um ambiente interno em muito mais graus do que o ventilador. Porém, o custo do ventilador é muito mais baixo e ele não traz consigo os problemas de secura do ar e complicações de manutenção e instalação.

Como garantir mais conforto para quem tem crises de sinusite? A boa notícia é que, com algumas práticas simples, é possível não só evitar a piora da sinusite, mas até usar o ar-condicionado a favor de quem sofre dessa alergia.

É possível resfriar o quarto no verão se valendo de umidificadores de ar eletrônicos ou naturais. Para esse último, basta espalhar pelo ambiente baldes e bacias com água, além de toalhas úmidas — ou jogar um pouco de líquido no chão. A evaporação natural da água ajuda a tornar o ar mais fresco.

Utilizados com moderação, ambos são bons aliados para manter o conforto de sua temperatura corporal. E nem ar condicionado, tão pouco o ventilador, trazem problemas para quem está gripado. Isso, claro, desde que os aparelhos e o ambiente estejam devidamente limpos.

Dica adicional: abra as janelas
O ar parado é um dos principais responsáveis por ampliar a sensação térmica. Se você notar que tudo está muito abafado, pode apostar que é porque as janelas estão fechadas há muito tempo. Por isso, deixe o ar circular pelo ambiente e respire um ar mais fresco durante todo o dia.

Existe mais de uma forma para medir a umidade do ar. Uma delas, a mais correta, é utilizando um higrômetro digital ou um termo-higrômetro, aparelhos específicos para esse fim.

Colocar um recipiente com água
Um recipiente com água ajuda a amenizar o ar seco do local. Você pode colocar água em um balde ou em uma bacia, de preferência perto de você. Dessa maneira, você umidifica o ar de forma simples, deixando o ar seco no passado.

Dormir em quarto fechado, com ar-condicionado e ventilador ligados, também não é o melhor, do ponto de vista respiratório. É que esses aparelhos suspendem e dissipam partículas com potencial irritativo que pioram a qualidade do ar, como poeira, mofo, pelos, pólen e ácaros.