Porque o Velho do Rio virá sucuri na novela Pantanal?

Perguntado por: eibrahim . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 19 votos

Na última semana de Pantanal, Tenório (Murilo Benício) morrerá por uma cobra, mas não será um animal qualquer. Velho do Rio (Osmar Prado) se transformará em sucuri para ajudar o plano de vingança de Alcides (Juliano Cazarré) contra o fazendeiro.

Após flagrar um fazendeiro e seus capangas colocando fogo na mata, a entidade tenta puni-los. O velho se transforma em cobra, mas é tarde demais. O fogo cresce e atinge a sucuri, que fica sem saída. É o início do sofrimento do pai de José Leôncio (Marcos Palmeira).

Após se casar com Filó (Dira Paes), o fazendeiro acaba sofrendo um infarto. Ele morre sozinho, sentado na sala de sua casa, durante a noite.

Segundo a história, ela deixa marcas de sua grande cabeça pelas margens dos rios e, quando agitada ou com fome, derruba embarcações e devora pescadores. Um imenso ruído anuncia a chegada do Minhocão. Caso a pessoa sobreviva a um ataque do monstro, pode enlouquecer.

Mais sobre o assunto
Ele negará e afirmará que o intuito foi sempre protegê-la de todo mal, independente se Maria Marruá (Juliana Paes) a abandonasse ou não.

Velho do Rio da vida real, Vilmar 'vive' na toca das sucuris e já é reconhecido por elas em MS. Guardião do Pantanal e pai das sucuris na novela das nove, o Velho do Rio é uma figura mística e lendária que se transforma na serpente, ajudando a preservar o bioma.

O Velho do Rio, interpretado pelo ator Osmar Prado, é o personagem que se transforma em sucuri na novela Pantanal.

Ponto de contato entre o mundo físico e espiritual e a síntese de uma consciência ecológica coletiva, o Velho do Rio é um encantado. Uma espécie de guardião deste paraíso em terra que se chama Pantanal.

Solano (Rafa Sieg) vai cavar sua morte ao atirar no Velho do Rio (Osmar Prado) em Pantanal. Solano (Rafa Sieg) vai assinar a sua sentença de morte ao mexer com a vida do Velho do Rio (Osmar Prado) em Pantanal.

Após a explicação, José Leôncio finalmente descobre o fim de seu finado pai, dúvida que o atormentou por toda a vida. “Eu caí do cavalo naquela luta com o marruá, e a boca de sapo me pegou no pescoço. Ali eu tava morto”, revela o Velho do Rio. “Eu disse para o senhor não ir caçar o Marruá sozinho.

Em seguida, o Velho do Rio aparece em cena para Juma e revela que sabe cada detalhe da briga. Porém, ele conta a ela algo que não sabia: Tadeu não é filho verdadeiro de Zé Leôncio, segredo guardado a sete chaves por Filó (Dira Paes).

A verdade vem à tona no momento em que Tadeu e Zefa (Paula Barbosa) vive um romance atribulado depois que a empregada vai embora, já que o rapaz se nega a casar com ela, após levar a moça para a cama. Mas ele acaba apoiando a amada quando ela conta ter sido vítima de assédio de outro homem.

O Velho do Rio (Osmar Prado) vai abrir o bocão e revelar o resultado de seu "teste de DNA" para Juma (Alanis Guillen) em Pantanal. Assim como Filó (Dira Paes) já havia deixado escapar, Tadeu (José Loreto) não é filho biológico de José Leôncio (Marcos Palmeira) na novela das nove da Globo.

Após se casar com Filó (Dira Paes), o fazendeiro acaba sofrendo um infarto. Ele morre sozinho, sentado na sala de sua casa, durante a noite. Após fazer a passagem, o poderoso vê pela primeira vez o velho na foto tirada por Jove (Jesuíta Barbosa).

Além de simbolizar a "libertação da terra", o Velho representa a "felicidade do amor verdadeiro". Um amor em que há sacrifício pelo outro, assim como a lenda se doará para proteger o pantanal.

A conclusão da entidade é de que o rapaz não é filho de José Leôncio (Marcos Palmeira), ao contrário do que a mãe do peão contou quando o casal ainda era jovem.

Juma (Alanis Guillen) vai revelar um segredo íntimo de Muda (Bella Campos) na reta final de Pantanal. A mulher-onça descobrirá que a amiga está grávida só de olhar para seu corpo e a deixará constrangida.