Porque o Velho do Rio vira cobra?

Perguntado por: nalencastro . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 13 votos

Debilitado por conta de uma bala, ele se transformará em uma sucuri e se esconderá em uma embarcação no meio do curso d'água. O fazendeiro não conseguirá desviar ao se deparar com a serpente, como se estivesse sob um forte feitiço na novela das nove da Globo.

A cobra comeu o vilão Tenório e foi a personificação animal do Velho do Rio, papel assumido por Zé Leôncio depois de morrer no último capítulo da novela, que vai ao ar nesta sexta (7) O nome dela é Bonita. Ela vive no Centro Amazônico de Herpetologia, localizado no Pará.

Velho do Rio morre e José Leôncio toma o seu lugar.
Assim como na Pantanal de 1990, o poderoso aparece de mãos dadas com a filha de Juma (Alanis Guillen) e Jove e com o filho de Irma (Camila Morgado) e Trindade (Gabriel Sater).

Uma verdadeira tragédia vai abalar Tenório (Murilo Benício) na reta final de Pantanal. Roberto (Cauê Campos), o filho caçula do fazendeiro, será engolido por uma sucuri na novela das nove da Globo.

Por ser a reencarnação de seu pai, Joventino (Irandhir dos Santos), José Leôncio não consegue ver a imagem do Velho do Rio, o que sõ vai acontecer no final da novela.

Esse reencontro foi emocionante. Na beira do rio, o Velho vai contar ao filho o motivo de nunca ter aparecido para o filho: "Porque você nunca acreditou". "Eu nunca acreditei", responderá o filho. O personagem ainda contará como se tornou a entidade e passa o posto de "Velho do Rio" para Zé Leôncio.

Por que o Velho do Rio não aparece para José Leôncio? Todo mundo que vê o Velho do Rio e conta para Zé Leôncio deixa o fazendeiro cada vez mais desconfiado. Ele tem a certeza que o personagem se trata do seu pai, Joventino, que desapareceu há muitos anos.

Segundo a história, ela deixa marcas de sua grande cabeça pelas margens dos rios e, quando agitada ou com fome, derruba embarcações e devora pescadores. Um imenso ruído anuncia a chegada do Minhocão. Caso a pessoa sobreviva a um ataque do monstro, pode enlouquecer.

A pantaneira tratará do ancião com a mesma dedicação que o amigo místico cuidou de Maria Marruá (Juliana Paes) e Jove (Jesuita Barbosa) quando eles foram picados por cobras no passado.

Ou seja, o Velho do Rio nunca apareceu para o filho, porque ele nunca acreditou de verdade na sua existência.

No final, o recém-falecido aparece de mãos dadas com a filha de Juma e o filho de Irma. O remake da Globo vai exibir a morte de José Leôncio (Marcos Palmeira) no último capítulo também. E assim como 1990, o personagem morrerá de infarto, se encontrará com seu pai, o Velho do Rio (Osmar Prado) e tomará o lugar dele.

José Leôncio morre no último capítulo de Pantanal de 1990 ao sofrer um infarto fulminante.

José Leôncio sempre soube
Mesmo com a revelação de Filó no final da novela, ele não se surpreende. José Leôncio afirma que considera Tadeu (José Loreto) seu filho desde que ele chegou à fazenda.

Solano (Rafa Sieg) vai assinar a sua sentença de morte ao mexer com a vida do Velho do Rio (Osmar Prado) em Pantanal. O pistoleiro terá uma terrível briga com o encantado na tapera de Juma (Alanis Guillen) e atirará no amigo da nativa.

Em cenas que irão ao ar nessa sexta-feira, dia 07 de outubro em Pantanal, José Leôncio (Marcos Palmeira) se tornará o novo Velho do Rio (Osmar Prado) após infartar na sala de casa.

Após baque, o Velho do Rio (Osmar Prado) dará um "prêmio de consolação" a Tadeu (José Loreto) Depois de tanto negligenciar o neto adotivo, o Velho do Rio (Osmar Prado) vai se redimir com Tadeu (José Loreto) em Pantanal.