Porque o Velho do Rio se transforma em cobra?

Perguntado por: aguimaraes3 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 8 votos

Marruá e Juma Marruá como as mulheres-onça, o Velho do Rio se transforma em uma sucuri . Interpretado por Osmar Prado, o Velho do Rio foi a cobra responsável por ter instigado o instinto materno em Maria Marruá (Juliana Paes), que estava prestes a abandonar Juma (Allanis Guilen) .

E ele fez uma promessa para Juma (Alanis Guillen) de que, na hora certa, Tenório (Murilo Benício) pagaria por tudo o que faz para ela e para a família, por isso chegou a hora de tentar matar o fazendeiro.

Juma (Alanis Guillen) vai revelar um segredo íntimo de Muda (Bella Campos) na reta final de Pantanal. A mulher-onça descobrirá que a amiga está grávida só de olhar para seu corpo e a deixará constrangida.

A conclusão da entidade é de que o rapaz não é filho de José Leôncio (Marcos Palmeira), ao contrário do que a mãe do peão contou quando o casal ainda era jovem.

Em "Pantanal", Velho do Rio ataca Solano Sem ter noção do perigo, o capataz sacará a espingarda e apontará para a entidade. O encantado debochará da situação, ativará o "modo sucuri" e partirá para cima do mau-caráter.

Em uma das cenas iniciais da novela, foi usada uma cobra verdadeira, de 4 metros e 40 quilos, com a supervisão da médica veterinária Ellen Eguchi.

A cobra comeu o vilão Tenório e foi a personificação animal do Velho do Rio, papel assumido por Zé Leôncio depois de morrer no último capítulo da novela, que vai ao ar nesta sexta (7) O nome dela é Bonita. Ela vive no Centro Amazônico de Herpetologia, localizado no Pará.

Após se casar com Filó (Dira Paes), o fazendeiro acaba sofrendo um infarto. Ele morre sozinho, sentado na sala de sua casa, durante a noite.

Mas, dias depois, José Leôncio tem uma espécie de infarto e falece na sala de casa. Filó é a primeira a encontrar o marido morto.

É agora que ele tem uma visão com o pai que assumiu o corpo do Velho do Rio. Esse reencontro foi emocionante. Na beira do rio, o Velho vai contar ao filho o motivo de nunca ter aparecido para o filho: "Porque você nunca acreditou".

O vilão dá um tiro em Zaquieu, mas é ferido na barriga. Alcides crava a zagaia no rival, que vai parar na beira do rio. Ele é puxado por uma sucuri (Velho do Rio) e acaba devorado por piranhas. Assim como na versão de 1990, Tenório morre em Pantanal.

O que Tenório fez com Alcides em cena tensa de "Pantanal"
O peão, então, deixa claro que foi abusado sexualmente.

Alcides (Juliano Cazarré) conseguirá se reerguer depois de cumprir sua vingança em Pantanal. Até Guta (Julia Dalavia) se reconciliará com o peão, deixando todas as suspeitas de que ele tenha matado Tenório (Murilo Benício) para trás.

Os fãs do casal Juma (Alanis Guillen) e Jove (Jesuíta Barbosa) sabem que o casal protagonista do remake de “Pantanal” terá uma filha até o fim da novela. Agora, foi revelado quem deve fazer o parto da bebê.

Ele lembrará da ordem que deu no passado, quando Chico (Túlio Starling) foi assassinado. Foi por causa dessa ordem que o pai de Juma matou o da Muda (Bella Campos), que, por sua vez, vingou-se matando Maria Marruá (Juliana Paes).

Menina seguirá o mesmo destino da mãe
Na novela Pantanal, a filha de Juma (Alanis Guillen) vai honrar o legado das Marruá. Já no desfecho da novela da Globo, após uma passagem de tempo, a criança vai confessar que, assim como a mãe e a avó, Maria Marruá (Juliana Paes), também vira onça quando fica com "reiva".

E vamos de flashback
O pai de Juma (Alanis Guillen), Gil (Enrique Diaz), assassinou o pai de Muda, no Sarandi e depois fugiu para a região com Maria (Juliana Paes).

Após a união com o neto do Velho do Rio (Osmar Prado), Juma (Alanis Guillen) descobrirá que está grávida do filho de José Leôncio (Marcos Palmeira).

Pantanal: Juma terá uma menina; saiba quem irá interpretar a personagem. Em breve, “Pantanal” entrará em sua reta final. Quem vem acompanhando a trama, sabe que Juma (Alanis Guillen) está esperando uma menina de Jove (Jesuíta Barbosa). A criança será batizada de Maria Marruá Leôncio, uma homenagem à mãe da protagonista ...

Muda exige a morte do vilão por questões familiares
Na época, Tenório havia vendido o terreno da família da personagem vivida por Bella Campos de maneira ilegal para várias pessoas humildes, como Maria Marruá (Juliana Paes) e Gil (Enrique Diaz).

Segundo a história, ela deixa marcas de sua grande cabeça pelas margens dos rios e, quando agitada ou com fome, derruba embarcações e devora pescadores. Um imenso ruído anuncia a chegada do Minhocão. Caso a pessoa sobreviva a um ataque do monstro, pode enlouquecer.