Porque o vaso sanitário tem uma curva?

Perguntado por: rcavalcante . Última atualização: 9 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

A fim de manter essa água no nível apropriado, o vaso é conectado a uma tubulação que garante o equilíbrio. Dessa maneira, é preciso que existam duas curvas na tubulação: uma para cima e uma para baixo. Isso porque o vasos sanitários atuam sob os princípios da hidrostática e dos vasos comunicantes.

Necessário em banheiros de deficientes físicos, PNE, idosos ou pessoas com alguma dificuldade física. A bacia possui altura diferenciada que auxilia a utilização (pois corresponde à altura do assento da cadeira de rodas) e abertura frontal para higienização.

O Espude faz a conexão do tubo de descarga ao vaso sanitário de forma segura, evitando vazamentos e problemas hidráulicos.

Vaso sanitário ou sanita é o objeto costumeiramente usado para satisfazer as necessidades fisiológicas do ser humano (urinar e evacuar). É também conhecido como bacia, privada, trono, patente, latrina ou bojo, em linguagem mais popular no Brasil, e como retrete em Portugal.

Esse acessório não tem prazo de validade, mas, ao longo do tempo, do uso e da forma como é conservado, pode se deteriorar e apresentar problemas para a segurança e higiene.

Os pesquisadores dizem que a descarga com a tampa aberta libera a chamada 'pluma de aerossol' - uma grande nuvem de partículas de vapor que carregam bactérias e outros patógenos.

Muitas pessoas, nos lares e banheiros públicos, sobem nos vasos sanitários para não ter contato com partes contaminadas da privada. Com isso, correm risco de lesões graves ou mortes caso o vaso sanitário quebre.

Diferentemente do que muitos imaginam, cadeirantes também podem ter vida sexual ativa e sentir prazer.

Os músculos do corpo auxiliam na contração dos vasos sanguíneos, mantendo o fluxo de sangue sempre constante e em uma única direção. Todavia, em pessoas que usam cadeira de rodas, essa contração é comprometida, o que faz com que os pés e as pernas fiquem inchados.

Instalar um vaso sanitário com caixa acoplada de duplo fluxo pode ser uma ótima opção, já que ele possui mecanismo que ajuda a economizar água. O produto possui dois botões: um destinado para escoar líquido (liberação de 3 litros d'água) e outro indicado para sólidos (liberação de 6 litros d'água).

O anel de vedação é utilizado para unir e vedar a saída de água de vasos sanitários ao sistema de esgoto, bloqueando também o retorno do mau cheiro.

O anel de vedação consiste em uma peça bem simples e facilmente reconhecida. Como o próprio nome já diz, a peça tem o formato de um anel, que pode ser feito de diversos materiais – de borracha a cera.

O engate flexível é o tubo que liga o encanamento da parede à caixa de descarga, levando água para o vaso sanitário. Quando mal-encaixada, essa peça pode causar vazamentos e inundar o seu banheiro, além de desperdiçar água.

Como dito, os canos do esgoto podem estar obstruídos, então diminuem a capacidade de escoamento da água. Papel higiênico jogado no vaso ou lenço umedecido podem colaborar para esse entupimento, ainda mais se a água não tem pressão suficiente para eliminá-los.

As bacias suspensas do mercado são produzidas de acordo com as exigências da ABNT, que pede que ela suporte no mínimo 250 quilos, mas algumas marcas aguentam muito mais. A Deca, por exemplo, dá a garantia de 400 quilos desde que o peso seja distribuído igualmente em cada extremidade.

  • Al-Jazari
  • John Harington
  • Alexander Cummings
  • Joseph Bramah

Lave todo o banheiro ao menos uma vez por semana
A higienização mais leve deve ser feita todos os dias. Porém, pelo menos uma vez por semana, é importante e recomendado lavar todo o banheiro com água, sabão, e depois finalizar com desinfetante.

Bactérias. Depois tem o fator mais óbvio: banheiros podem ser nojentos. Pesquisas mostram que o acionamento da descarga pode liberar patógenos no ar, espalhando-os para superfícies próximas. Isso pode incluir o seu celular, caso você o deixe perto da pia, por exemplo.