Porque o uso do véu na congregação?

Perguntado por: uassis . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.2 / 5 13 votos

Na tradição cristã, o véu era um símbolo de dignidade, castidade e virgindade. De modo mais geral, a questão do código de vestimenta feminina - e sua relação com a devoção e a observância dos códigos morais - faz parte do cristianismo e tem sido imposta ao longo dos séculos pelos chefes das Igrejas.

Na Grécia Antiga, o véu era utilizado para proteger a mulher de maus olhados e até mesmo “esconde-la” de admiradores. De acordo com a Bíblia, o véu significa a honra e a dignidade das mulheres, e também é utilizado como representações de Maria, mãe de Jesus.

13 E não somos como Moisés, que punha um véu sobre a sua face, para que os filhos de Israel não fitassem os olhos no fim do que era transitório.

Toda mulher que ora ou profetiza, com a cabeça sem véu, envergonha aquele que é o cabeça sobre ela, pois é como a mulher que tem sua cabeça rapada. Portanto, se a mulher não usa véu, é como se tivesse a sua cabeça rapada.

Na religião cristã "tomar o véu" significa um afastamento do mundo e uma aproximação de Deus, mas o véu também cobre, nas religiões de tradição semita, o rosto de Deus e foi por esta razão que Moisés cobriu o seu rosto quando falou na Palavra de Deus ao povo hebreu.

Congregação Cristã no Brasil

Conhecendo a História da Congregação Cristã no Brasil A CCB também conhecida como “Igreja do Véu” foi fundada no Brasil no ano de 1910 no início sem denominação alguma, e foi se propagando, todavia, rapidamente. Na época ano foi criada com o nome Congregação Cristã do Brasil.

Cada mulher é livre para usar o véu ou não. Muitas formas de devoção e piedade na Igreja não são obrigatórias e, ainda assim, muitos o fazem. Para o uso do véu a palavrinha que deve nortear cada mulher é discernimento.

A maioria das pessoas acredita que o véu surgiu no islã, mas ele é muito mais antigo, originou-se de antigas culturas indo-europeias, como os hititas, gregos, romanos e persas. Também foi usado pelos assírios -A primeira referência ao véu data de um texto assírio de 13 aC.

Os motivos para o uso do véu ou da mantilha tem diversas explicações, de acordo com a cultura e época: como símbolo de castidade, para proteger do sol e dos insetos, para sedução. Na Grécia antiga, o véu era usado pelas noivas para protegê-las do mau olhado ou do assédio de outros pretendentes.

Nossa resposta para você é: não, você não precisa usar véu de noiva, mas a pergunta mais importante é: você quer usar um? A dica do Lápis é: escolha seu vestido, sua grinalda (vamos falar mais sobre isso ali na frente), seus sapatos e acessórios e depois vá atrás de um véu que combine com isso tudo.

A Bíblia não diz que cortar o cabelo, ou deixá-lo comprido seja pecado. Paulo orientou a igreja em Coríntios, que as mulheres tivessem cabelos compridos (1 Coríntios 11:14-15). Caso uma mulher tivesse o cabelo curto, era aconselhável que cobrisse a cabeça (1 Coríntios 11:4-6).

58 m x 60 cm

Medidas aproximadas do véu: 1,58 m x 60 cm, qualquer dúvida é só mandar recado que estamos à disposição.

(Você pode explicar-lhes que, quando Rebeca se cobriu com um véu, ela estava demonstrando recato e respeito por Isaque.)

17 "Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir. 18 Digo-lhes a verdade: Enquanto existirem céus e terra, de forma alguma desaparecerá da Lei a menor letra ou o menor traço, até que tudo se cumpra.

Aquele que se considera astuto do mundo, capaz de decidir por si mesmo se Paulo, Apolo ou Cefas são as pessoas certas para seguir em questões religiosas.

O Senhor é o Espírito.
O Espírito é o Espírito de Cristo (compare com Atos 16:7; Romanos 8:9; 1Pedro 1:11). O que se quer dizer é que quem se volta para Cristo recebe o Espírito iluminador e vivificador.