Porque o urubu come carniça e não faz mal?

Perguntado por: aperalta . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 11 votos

Uma das habilidades mais incríveis dos urubus é conseguir se alimentar de carne em decomposição, cheia de bactérias. Isso ocorre por conta das adaptações no seu sistema digestório: o valor do pH do suco gástrico dos urubus é 10 vezes mais ácido do que o dos seres humanos!

Para manter uma dieta baseada na ingestão de animais mortos, os abutres contam com um pH extremamente baixo no seu trato digestório. O pH baixo ajuda a matar micro-organismos patogênicos, evitando que os abutres fiquem doentes.

Não possui o olfato apurado do gênero Cathartes, localizando a carniça pela visão direta ou observando os outros urubus pousando para comer.

Esse comportamento contribui para diminuir a propagação de doenças, pelo fato das carcaças conterem bactérias que poderiam causar botulismo, antraz, raiva e cólera. Em áreas que não são encontrados urubus, as carcaças levam de três a quatro meses para se decompor, aumentando o risco de propagação dessas doenças.

jiboias

Os predadores naturais dos urubus são as jiboias e as sucuris. Em situações de perigo e em presença de predadores, os urubus vomitam boa parte do alimento que consumiram para alçar voo com rapidez.

Está na lei: animais silvestres são protegidos e qualquer ação contra eles é crime! Inclusive destruir ou remover ninhos. Infelizmente, há muito preconceito contra algumas espécies, como os urubus.

O ovo de urubu é comestível? Todo este cenário não é animador para quem pensa em comer o alimento gerado por esta ave, não é mesmo? Porém, podemos garantir que o ovo de urubu é comestível. Inclusive, não há restrições científicas sobre a ingestão de ovos, independente da ave em questão.

Os eletrônicos, que emitem raios lasers verdes, causam incômodo nos urubus e provocam o afastamento da área sem que causar nenhum tipo de dano à estrutura física dos animais. E os repelentes em gel pastoso, que podem ser aplicados nas áreas onde esses animais costumam estar.

Já sentiu ânsia de vômito frente a uma situação impossível? O urubu-de-cabeça-vermelha te entenderia, colega, e ainda te ensinaria uma forma de usar isso ao seu favor. Ao serem ameaçados por predadores, essas aves provocam o próprio vômito, botando para fora pedaços de carne semi-digeridas.

A figura do urubu é associada com algumas crendices populares, como a de ser um mau presságio ter um urubu voando sobre a casa ou pousado no telhado da residência. De acordo com a superstição, este seria um sinal de morte.

Assemelha-se ao frango e não tem gosto muito marcado.

O urubu é uma ave bastante conhecida por alimentar-se de organismos em decomposição. Esse animal contribui, portanto, para a limpeza do meio ambiente.

Espertos, os urubus aproveitam as correntes de ar quente para planar por horas a fio sem fazer esforço. Eles fazem movimentos ascendentes em espiral em largos círculos e voam dezenas de quilômetros atrás de alimento. No solo, quando se sentem ameaçados, regurgitam para perder peso e alçar vôo com mais rapidez.

Os Urubus, por sua vez, mantêm o ambiente em que vivem limpo, eliminando desde carcaças até ossos, sendo responsáveis pela eliminação de 95% das carcaças de animais mortos na natureza.

O famoso urubu-de-cabeça-vermelha mostrou-se altamente resistente à bactéria que provoca o botulismo. O organismo dele pode suportar uma quantidade de microrganismo suficiente para levar a óbito mais de 300 roedores de pequeno porte. Estudos mostram que eles também são resistentes à cólera, à lepra e até ao antraz.

Devido a coloração preta, o corpo dos urubus absorve muito calor por irradiação; por isso eles ficam com as asas abertas, é uma maneira de arrefecer o seu corpo.