Porque o umbigo é tão sensível?

Perguntado por: omelo9 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.6 / 5 8 votos

Hollingsworth esclarece que o revestimento interno que é alcançado quando alguém pressiona profundamente aquela região é conhecido como umbilicus e é extremamente sensível, por isso a forte reação que ocorre quando ele é estimulado.

De acordo com o que o Dr. Christopher Hollingsworth, do NYC Surgical Associates, explicou ao BuzzFeed tocar no umbigo pode induzir a vontade de urinar, uma vez que o toque profundo pode estimular o revestimento do estômago, fazendo com que sinta vontade de ir à casa de banho, mesmo que não precise.

Pode haver uma pequena hérnia umbilical ou alguma irritação na pele, um fungo, enfim vários problemas que podem ter gerado o impulso de puxar a pele, a ponto de irritar.

Esse canudinho é formado, principalmente, por vasos sanguí- neos e é por meio dele que a mãe pode passar nutrientes, oxigênio para o bebê e ainda retirar o que não é necessário. Ou seja, o cordão umbilical que se forma durante a gravidez é essencial para que todo bebê cresça e possa nascer saudável.

E o que tem por atrás do nosso umbigo? O umbigo é a cicatriz que fica após a queda do coto do cordão umbilical. Durante a vida fetal os vasos do cordão continuam por dentro do nosso corpo, mas após o nascimento eles perdem a função e tornam-se um ligamento fibroso.

Embora isso não seja algo comum, limpar corretamente o umbigo é fundamental para evitar problemas futuros. Rajan recomenda limpar o umbigo pelo menos uma vez ao dia com água, sabão e um cotonete, suavemente.

Deus tendo criado Adão já adulto não seria necessário a ele ter um umbigo, pois ele não havia sido gerado a partir do útero de uma mulher. Porém, como Deus criou um ser perfeito, mesmo sendo já adulto, Adão foi feito com umbigo, igual aos demais homens e mulheres que ele teria deixado como descendentes.

Colocar o esparadrapo para tampar o umbigo é uma crença muito antiga, que muitas pessoas acreditam ser um pequeno ritual de proteção. Dizem que ao tampar o chakra umbilical você estaria repelindo energias negativas que tentassem entrar no seu campo.

Como o umbigo é um furo, pode conter pelos e reter em suas dobrinhas sujeira, pele morta, suor, servindo de lar para fungos e bactérias, ele deve ser lavado diariamente no banho, com água e sabão, cotonete, se for muito profundo, e mantido seco. Em bebês, sua limpeza deve ocorrer após cada troca de fralda.

O seu umbigo não possui uma ligação interna com nenhum dos seus órgãos. Do lado de dentro, há somente tecido fibroso, sem nenhuma utilidade.

Essa crença é de barrar as energias que chegam a nível externo, principalmente as energias de baixa densidade, conhecidas como energias negativas. Algumas pessoas além de tapar o umbigo com o esparadrapo utilizam um dente de alho, ou cristais, justamente por compreenderem que essa região é muito sensível.

Vá ao médico para tirar uma bola preta de sujeira do umbigo.
Em muitos casos, não há sintomas associados, mas algumas pessoas podem sentir dor ou desenvolver infecções. É possível prevenir o problema com a limpeza regular do umbigo usando água e sabão.

Ele não tem conexão com os órgãos, e é revestido somente por musculatura. Apesar disso, é talvez um dos pontos mais importantes para o desenvolvimento de um bebê. É nele que se conecta o cordão umbilical, a comunicação entre o embrião e a placenta. Além de garantir a alimentação do bebê, é responsável pela respiração.

Pode sim usar cotonete algumas vezes; use água e sabonete e seque com secador morno sempre que puder.