Porque o umbigo do bebê demora a cair?

Perguntado por: omaldonado . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 18 votos

Em algumas situações (20% dos bebês), após cair o coto umbilical, o umbigo fica saltado. Isso é um sinal, provavelmente, de uma hérnia umbilical, que na grande maioria das crianças vai fechar espontaneamente até os 5 anos de idade sem a necessidade de nenhuma intervenção.

O coto umbilical costuma cair entre 7 e 15 dias de vida do recém-nascido. Mas essa é apenas uma média: a queda do umbigo pode demorar muito mais tempo, sem que isso seja razão para se preocupar. Se não estiver inflamado nem apresentar mau cheiro, é só continuar seguindo a orientação do pediatra.

Infecção no umbigo do bebê
Às vezes, algumas gotinhas de sangue podem sair do umbigo. Isso é comum, devido ao rompimento dos vasinhos que se separam conforme o umbigo vai se soltando. Mas vale ficar de olho: se o sangramento não parar dentro de alguns minutos, o melhor é acionar o pediatra.

Casos de Inflamação
Em alguns casos o umbigo do bebê acaba inflamando. Você consegue verificar isso através de secreções na ferida, vermelhidão e inchaço. Quando isso acontece, você deve levar o seu bebê a um pediatra.

Após o nascimento, o coto umbilical tem uma aparência gelatinosa e esbranquiçada, mas à medida em que o coto seca, sua cor muda, tornando-se amarelado e progressivamente mais escuro até cair, o que normalmente acontece até a 3ª semana de vida.

Depois que o bebê nasce, o cordão umbilical é cortado pois não tem mais função. O coto que fica ligado à barriga do recém-nascido resseca e cai de 7 a 15 dias depois do parto.

4) A fralda deve ficar acima ou abaixo do umbigo? L.O.: A Fralda deve ficar abaixo do umbigo, pois o coto umbilical deve ficar exposto, quanto maior a exposição do coto, menor é o risco de proliferação de bactérias no local, diminuindo o risco de infecção e auxiliando o processo de desidratação do coto umbilical.

não há problema em molhar o umbigo do bebê durante o banho, desde que ele seja completamente seco depois. a fralda só deve ser colocada no bebê quando o umbigo estiver bem sequinho.

Alguns recém-nascidos apresentam um umbigo grosso e gelatinoso o que poderá retardar sua queda em até 25 dias. Higiene é fundamental – O coto umbilical deve ser higienizado pelo menos 3 vezes ao dia, utilizando álcool 70%, sempre depois do banho e nas trocas de fralda.

Você pode optar por utilizar uma solução salina (como soro fisiológico) e cotonete, mas cuidado para não irritar a pele. Não se esqueça que após toda higienização, é importante secar a região e não passar óleos, loções e cremes no umbigo, com exceção dos casos em que há recomendação médica.

Por isso, a limpeza deve continuas sendo feita na área por, pelo menos, mais 10 dias. Existem uma grande diferença no cuidado antes e depois da queda do coto: a substituição do álcool a 70º por soro fisiológico. Fora isso, o procedimento de limpeza se mantém o mesmo.

Giuliana Fongaro: Após a queda do coto, devemos continuar limpando com álcool 70% até que não haja sujeira no local. É comum após a queda que ainda fique com um pouco de sangue no local. O umbigo é considerado cicatrizado quando está seco e sem sujeira.

Embora isso não seja algo comum, limpar corretamente o umbigo é fundamental para evitar problemas futuros. Rajan recomenda limpar o umbigo pelo menos uma vez ao dia com água, sabão e um cotonete, suavemente.

Higiene é fundamental – O coto umbilical deve ser higienizado pelo menos 3 vezes ao dia, utilizando álcool a 70%, sempre depois do banho e nas trocas de fralda. Um pequeno sangramento às vezes é normal. Se houver secreção em excesso ou sangramento, faça o curativo sempre que trocar a fralda.

A limpeza do coto umbilical é necessária, pois previne infecções e garante uma boa cicatrização. O bebê não sente dor nessa região, por isso, você não precisa ter medo ou receio de mexer no local. A limpeza deve ser feita a cada troca de fraldas.

Fase: Após o nascimento, o coto umbilical começa a secar-se e fica branco azulado; 2ª Fase: O coto umbilical, no segundo dia de nascimento, começa a ficar escuro até preto e, finalmente, prepara-se para cair. QUEDA DO COTO UMBILICAL: Com o passar do tempo, o coto vai endurecer e cair, normalmente entre 5/15 dias.

De acordo com os dados coletados nestas entrevistas, a moléstia do mal-dos- sete-dias consiste na crença de que no sétimo dia de vida os recém-nascidos estão suscetíveis às diversas mazelas do corpo, dentre elas a cegueira, o que pode culminar em óbito.

Para limpar o umbigo do recém-nascido, você só vai precisar de um cotonete umedecido com álcool 70º. Sempre limpe esta região quando trocar a fralda e após o banho. E, vovós, nada de colocar uma moedinha ou cinteiro no "imbiguinho" do(a) netinho(a), viu?

entre 10h e 14h

Recém-nascido deve tomar banho em banheirinha, com água suficiente para cobrir as perninhas dele, usando apenas sabonete neutro para a higienização. Nos primeiros meses, não use shampoo, talco ou perfume. O horário mais indicado é o mais quente do dia, entre 10h e 14h.

Qual o grau normal da icterícia? A icterícia neonatal considerada normal, chamada de fisiológica, começa geralmente no terceiro dia depois que o bebê nasce e vai embora, normalmente, em até 1 mês. Sendo que, nos bebês prematuros, pode levar mais alguns dias.

Além do mau cheiro, um umbigo sujo pode desenvolver uma infecção — por causa da alta concentração de bactérias — chamada de onfalite. As secreções podem endurecer e causar um tipo de "pedra", embora não seja algo comum. Limpar corretamente o umbigo é fundamental para evitar problemas futuros.