Porque o termo Pré-história é criticado por alguns historiadores?

Perguntado por: anascimento . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Podemos considerar o conceito de pré-história a época que antecede aos registros históricos, ou seja, antes do surgimento e desenvolvimento da escrita. Alguns historiadores criticam tal termo, pois na sua visão não existe uma anterioridade a história do mundo ou do homem e isso uma anterioridade a escrita.

Esse termo se refere ao tempo “antes dos registros históricos”, partindo da suposição que os registros históricos estão atrelados à escrita. O termo pode levar a uma interpretação pejorativa de que os povos pré-históricos não possuem história, pois o prefixo “pré” costuma se referir a “antes” (antes da história).

Resposta verificada por especialistas
Em boa parte da Pré-História o ser humano viveu de forma hostil e selvagem, fazendo praticamente nenhuma alteração no meio em que vivia.

Resposta verificada por especialistas. O termo "pré-história" é criticado pois ele reduz a compreensão da História apenas a uma noção de historiografia (a história escrita), o que é visto por alguns pesquisadores como uma versão insuficiente de dividir o passado.

Muitos historiadores questionam essa classificação porque se baseia na visão preconceituosa de que os povos sem escrita não têm história.

Na verdade, a forma correta é com hífen: Pré-história.
O prefixo pré (assim como pós, pró, ex, sem, além, aquém, recém, vice) sempre será acompanhado de hífen.

Os estudos da era pré-histórica é interdisciplinar e requer o trabalho de muitos especialistas. Por meio de escavações e pesquisas, os arqueólogos estudam os vestígios materiais (pontas de flechas, esculturas, ferramentas) e a partir disso descobrem informações sobre a vida do homem na Pré-história.

A divisão da Pré-História compreende os períodos Paleolítico, Neolítico e Mesolítico. Já a divisão da História, propriamente dita, abarca a Idade Antiga, a Idade Média, a Idade Moderna e a Idade Contemporânea.

A Pré-História foi o período do surgimento e desenvolvimento dos primeiros humanos na Terra. Para sobreviver às intemperes da natureza, eles tiveram que se adaptar ao meio ambiente. Esses grupos eram caçadores, pescadores e coletores, alimentando-se daquilo que estava disponível na natureza.

Do ponto de vista formal, a expressão “pré-história” designa tudo que houve antes da história humana se desenrolar. Na prática, esse mesmo termo abarca o período que vai desde o surgimento da vida da Terra, a evolução da espécie humana, indo até o aparecimento da escrita.

O problema com essa definição é que a ideia de que apenas textos escritos podem registrar a história. De acordo com as novas interpretações da ciência histórica, a pré-história é um termo que não tem significado real no sentido que foi compreendido por gerações .

Com relação à segunda pergunta, a história dos povos que viveram na antiguidade mesopotâmica apresenta muitas dificuldades para os historiadores, como a escassez de fontes primárias, a diversidade de idiomas e a complexidade das sociedades da época.

Para você saber mais: A invenção da escrita foi escolhida como marco divisor da História por historiadores europeus do século XIX em um contexto social de valorização da cultura letrada e de conquista da Ásia e da África pelos europeus.

Periodização da história é um método cronológico usado para contar e separar o tempo histórico da humanidade em segmentos denominados época, era, idade ou período. A periodização é o estudo da História Geral da Humanidade, que costuma dividir a história humana por convenção; e exclusivamente para fins didáticos.

De acordo com a periodização clássica, a história é dividida em Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. A denominada Pré-História se inicia com o aparecimento do homem na terra e se estende até cerca de 4.000 a. C., quando foi inventada a escrita na Mesopotâmia.

Entre 1,8 milhões e 300 mil anos atrás, o Homo Erectus, um ser com o raciocínio mais evoluído, descobriu que se fizesse fricção entre duas pedras, esfregando uma na outra, ele conseguia produzir uma faísca, que se colocada em algum lugar de fácil combustão, pegaria fogo normalmente.

Homem de Neanderthal
Contudo, descobertas recentes apontam que tanto o Homo sapiens quanto o Homo neanderthalensis originaram-se da espécie Homo erectus, na África e Europa, respectivamente. Saiba mais: Homo sapiens sapiens.

O aprendizado nessa época era concentrado nas necessidades do momento. Na pré-história, essas necessidades se focavam em atividades de sobrevivência, como a caça e a pesca, por exemplo. Se aprendia observando e fazendo, e o aprendizado era para todos.

Mas em termos propriamente restritos à linguagem historiográfica (utilizada por historiadores profissionais), a Pré-história pode ser qualificada como o período anterior ao aparecimento das cidades (organização urbana) e da escrita.

Adoração animal
Um número de arqueólogos propõem que as sociedades do Paleolítico Médio, tais como sociedades neandertais pode ter praticado a mais antiga forma de totemismo ou a adoração de animais.