Porque o tempo ocioso do sistema fica alto?

Perguntado por: aalbuquerque . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 6 votos

Isto pode acontecer quando algum programa apresenta um mal comportamento durante a execução de um loop. Normalmente basta reiniciar o computador para que este problema seja resolvido, e em alguns casos desinstalar ou desativar programas que iniciam junto com o computador.

Veja aqui o uso da CPU em algumas circunstâncias diferentes (normais): Quando o computador está ocioso, o uso de CPU de 10% ou menos é normal. O Windows 10 e os aplicativos em seu PC estão constantemente gravando arquivos de log ou verificando notificações em segundo plano.

Existe uma forma de acelerar o desempenho do processador, fazendo o overclock nele. Esse procedimento aumenta a frequência de funcionamento da CPU, levando ele a trabalhar no seu limite. Isso acontece porque, fazendo isso, o seu notebook começa a rodar em velocidades de clock mais altas do que as originais de fábrica.

Primeiros sintomas
Primeiramente, é caso ele apresente problema ao ligar. Caso você ligue o computador, ele faça barulhinhos de que está ligando, o cooler funcione, mas o sistema operacional não carregue, esse é um sinal de problema no processador. Também pode acontecer dele ligar, mas imediatamente desligar sozinho.

O fato de um jogo não usar 100% da placa de vídeo nem sempre é indicativo de gargalo. Pode ser que o jogo possa ser 'CPU-bound', ou seja, que use mais o processador do que a placa ou que simplesmente o jogo seja leve o bastante pra não precisar da força máxima da placa.

1: Acesse as configurações de energia de seu aparelho. 2: Na tela que será aberta, escolha a opção “Alterar configurações do plano” no regime de controle de consumo que pretende desacelerar o processador.

Entendendo o Tempo Ocioso do sistema no Windows
O tempo ocioso é um indicativo de quanto do processamento não está sendo utilizado no momento. Ele não indica a porcentagem de uso do processador, mas a quantidade não usada.

O processador é um componente que pode durar 5, 10, 15 e até 20 anos, dependendo da forma como você o usa e do cuidado geral com o componente. Mas alguns cuidados podem aumentar sua vida útil.

A Memória RAM está presente em PCs, notebooks, celulares, tablets, consoles, smart TVs e basicamente qualquer dispositivo conectado atual. Sua função é armazenar informações de acesso frequente do sistema para acelerar a leitura desses dados, possibilitando que a execução de aplicativos e jogos ocorra mais rapidamente.

A ativação do sistema de controle térmico do processador pode causar perda de desempenho, pois o processador normalmente reduz a frequência e a energia para evitar superaquecimento. O limite máximo de temperatura de junção varia por produto e geralmente é entre 100°C-105°C.

Adquira um SSD
Comprar um SSD é uma das primeiras opções viáveis se você, além de se preocupar com a questão do armazenamento, está interessado em obter maior agilidade e elevar o desempenho da sua máquina na hora de realizar atividades.

O primeiro passo para aumentar a velocidade do clock deve ser o aumento do multiplicador. Isso usa o clock de base embutido na placa-mãe (geralmente 100 MHz). Multiplicar esse número gera sua velocidade de clock. Por exemplo, um multiplicador de 36 (x100 MHz) dá 3,6 GHz.

Se houver um botão liga/desliga na traseira da fonte, não esqueça de ligá-lo! A fonte deve ligar nesse momento (a ventoinha deve começar a girar). Se não ligar, verifique se há energia na tomada onde foi conectada. Se houver energia e a fonte não ligar mesmo assim, provavelmente está com defeito.

Seu computador anda lento, travando, desligando sozinho ou dando tela azul com muita frequência? Saiba que esses podem ser sintomas que de defeito na memória RAM! O Random Access Memory, ou simplesmente RAM, é o responsável pelo armazenamento temporário de dados, como por exemplo programas em uso.

Qual é a temperatura normal de uma GPU? As temperaturas ideais da GPU variam de 65 a 85 °C (149 a 185 °F) em condições normais de uso, como ao jogar games. Porém, dependendo do fabricante e do modelo de sua GPU, suas temperaturas operacionais específicas podem variar em relação a essas normas.

A RTX 4090, topo de linha até a chegada da RTX 4090 Ti, é a GPU mais potente do mercado doméstico. Entre as novidades da série estão os núcleos RT Gen 4 (Ray Tracing) e Tensor Gen 3 (Inteligência Artificial).

A RTX 2080 Super é a top de linha da Nvidia e sem dúvidas a melhor do mercado quando pensamos em desempenho. É um verdadeiro monstro capaz de rodar até mesmo os jogos mais pesados em alta qualidade e com taxas de quadros impressionantes.

O processo de overclock exige que sejam feitos diversos testes. Um dos testes é para saber se o processador está em espera ou funcionando com força total. Para executar este teste, é necessário baixar um programa chamado Prime95. E para acompanhar a temperatura da sua CPU, é indicado o download do CoreTemp.