Porque o teclado QWERTY e assim?

Perguntado por: eoliveira . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

Com o intuito de organizar as teclas aproximando os pares de letras mais usados na língua inglesa, Scholes aperfeiçoou a idéia de James Densmore, seu parceiro comercial, e criou o teclado QWERTY, nome dado devido à disposição das primeiras seis teclas.

O nome vem das primeiras seis letras ao topo do teclado: Q, W, E, R, T, e Z. Difere do plano QWERTY trocando o Z e Y entre si, isso porque a letra Z é uma mais usada que o Y em alemão além de T e Z aparecerem frequentemente próximo a um do outro no idioma alemão.

Este tipo de teclado é o mais usado nos Estados Unidos e em países da América Latina, incluindo o Brasil. Já o teclado AZERTY é o tipo de teclado mais usado na Europa. A diferença com a distribuição QWERTY é a alteração das duas primeiras letras da sequência inicial.

Significado de Qwerty
substantivo masculino [Informática] Designação atribuída ao teclado original (estilo tradicional) de computador ou da máquina de escrever, caracterizado por possuir a sequência de letras: "q,w,e,r,t e y, localizada do lado esquerdo, logo abaixo da fileira dos números.

O pai do teclado QWERTY foi Christopher Latham Sholes, que trabalhava com impressão em Wisconsin, Estados Unidos, e vendeu sua primeira máquina de escrever em 1868 para uma faculdade de telégrafos de Chicago. Essa é uma parte importante da história.

Existe lógica por trás da ordem das letras
O modelo QWERTY foi projetado para evitar problemas de travamento de teclas em máquinas de escrever mecânicas. As letras mais usadas estão dispostas na posição mais conveniente para serem alcançadas pelos dedos.

Ela foi criada pelo americano Christopher Latham Sholes, em 1868, e na época, tinha as teclas dispostas em ordem alfabética.

Desenvolvidas pelos fenícios com base na escrita semita, as anotações fonéticas passaram a ser alfabética em meados do século XV a.C., dando origem ao primeiro alfabeto a ser usado em larga escala. O alfabeto fenício é composto por 22 signos que permitem a elaboração da representação fonética de qualquer palavra.

Atualmente, estamos no segundo modelo de teclado brasileiro. Dessa forma, o modelo padrão a ser utilizado aqui é o ABNT 2. As regras para o layout dos teclados definem quais teclas devem estar presentes e em que posição elas precisam estar colocadas. O teclado brasileiro foi baseado no modelo QWERTY.

Muitas vezes, é inclusive automático. Contudo, existe sim algo de diferente entre o teclado ABNT ou ABNT2. Basicamente, a única diferença entre o teclado ABNT e o ABNT2 é que o layout do teclado ABNT2 possui uma tecla a mais: o AltGr. A tecla AltGr está normalmente posicionada no lado direito da barra de espaço.

São cinco tipos de teclado que estudaremos: teclado arranjador, controlador, sintetizador, workstations e pianos digitais.

  • Teclado arranjador. É o modelo mais popular. ...
  • Teclado controlador. São muito utilizados em estúdios ou homestudios. ...
  • Teclado sintetizador. ...
  • Teclado workstation. ...
  • Piano digital.

Na barra de tarefas da área de trabalho, toque ou clique na abreviação de idioma na área de notificação à direita da barra de tarefas e toque ou clique no layout do teclado ou no método de entrada para o qual deseja alternar.

Existem diferentes tipos de teclado semi-mecânico, desde aqueles que unem o pior dos dois mundos, que trazem acionamento por membrana e o barulho dos mecânicos, até aqueles que possuem funcionamento híbrido, trazendo acionamento mecânico em algumas teclas, como a sequência WASD e os direcionais usados em jogos, e ...

Um teclado mecânico tem interruptores individuais embaixo de cada tecla que são operados por mola com pequenos contatos de metal que fecham o circuito quando você pressiona. Um teclado de membrana, por outro lado, consiste em uma membrana de silicone/poliuretano/borracha que percorre todo o comprimento da placa.

F10: Inicia o programa de verificação de feitiços no documento ativo, se o programa do documento tiver esta funcionalidade. Mostra ou esconde o painel de tarefas do Office que foi previamente exibido. (Isto não está disponível em todos os teclados.)

Christopher Sholes

Em dispositivos móveis o termo Qwerty geralmente identifica um aparelho que possui um teclado físico, mas também há teclados virtuais com esta configuração (a do iPhone, inclusive, é um Qwerty).

teclado universal QWERTY

O teclado universal QWERTY.
Este é o caso da língua portuguesa e mais especificamente no Brasil. É possível escrever com teclados US — Inglês Internacional, padrão comum aos teclados importados, porém é necessário um tempo de adaptação e para alguns pode prejudicar a velocidade de digitação.

Olha, o teclado mecânico vem com pequenas debaixo das teclas que ajudam a deixar os comandos bem rápidos! Isso faz toda a diferença em games de ação, por exemplo. Outra vantagem é dá pra apertar muitas teclas ao mesmo tempo nele, que consegue entender tudo o que você quer.

O plano de AZERTY é um layout de teclado usado na França, Bélgica e alguns países circunvizinhos, principalmente os de língua francesa. O AZERTY também foi usado em Portugal nas máquinas de escrever desde 1875 até aos inícios dos anos 90. Nunca foi implementado nos computadores portugueses.