Porque o talco Johnson saiu de linha?

Perguntado por: rcapelo . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.1 / 5 5 votos

A Johnson & Johnson vai suspender em 2023 a venda de talco para bebês em todo o mundo, após milhares de reclamações sobre a segurança do produto, suspenso há dois anos nos Estados Unidos (EUA) e no Canadá.

Evite lenços e não use talco
Já utilizar talco é totalmente desaconselhável em qualquer situação. “A criança pode acabar inalando o pó, que tem componentes tóxicos capazes de prejudicar o aparelho respiratório da criança”, alerta a pediatra.

Em sua forma natural, o talco contém uma substância tóxica chamada amianto que, de acordo com várias pesquisas, poderia causar a aparição de diferentes tipos de cânceres. Desde o ano de 1970, nos Estados Unidos, os talcos em pó estão livres de amianto, graças às normas e regulamentações federais.

O Talco JOHNSON'S® Baby Pura Proteção foi desenvolvido para deixar a pele macia e perfumada com a fragrância que é sinônimo de “cheirinho de bebê”. Absorve o excesso de umidade da pele, deixando o seu bebê sequinho e confortável. Livre de corantes, parabenos e ftalatos.

O melhor talco para bebê recém-nascido é o Talco Gel Bebê para Peles Sensíveis Granado. Ele é em gel e por isso é prático de usar. Também é hipoalergênico e não tem perfume. Por isso tem menos chance de causar alguma alergia no seu bebê.

Composição. Talc*, Parfum (Alpha-Isomethyl Ionone, Benzyl Benzoate, Benzyl Cinnamate, Cinnamyl Alcohol, Citronellol, Coumarin, Geraniol). *Derivado de ingredientes naturais.

A principal função do talco é manter a pele do bebê limpa, seca e fresca, de modo a impedir que a umidade cause assaduras. Normalmente, esses produtos são feitos com amido de milho e óxido de zinco.

O talco é um fator alérgeno, de acordo com a oncologista clínica Ana Paula Dergham, que pode desencadear doenças respiratórias, como sinusites, rinites e pneumopatias, devido à exposição. Isso, no entanto, não gera câncer – embora possa causar inflamações e doenças pulmonares, até pneumonias.

A Lara Gabriela Cerqueira, especialista da Jolivi Natural Health, respondeu ao infovital que a melhor indicação para a higienização de bebês deve ser o algodão molhado. “Para higienização segura do bebê, o ideal é usar apenas água e algodão molhado (com troca de fralda no tempo adequado).

Substitui o talco por uma mistura de partes iguais de bicarbonato de sódio com maisena e o resultado será absolutamente o mesmo. O amido controla a umidade (muito importante, senão o pé fica cheiroso porém encharcado) e o bicarbonato controla o chulé.

Se quiser usar alguma coisa para dar uma “secada” a mais na pele do seu filho, prefira maisena ou outros produtos à base de amido de milho, já que eles são compostos por partículas maiores. Ainda assim, todo o cuidado é necessário para não passar nem pulverizar nada próximo ao rosto do bebê.

Usar um talco antifúngico nas dobras da virilha ajuda a impedir o crescimento de fungos e a manter o local seco. Usá-lo de modo pró-ativo durante o verão e quando você sabe que irá transpirar, como quando estiver trabalhando no quintal ou se exercitando, pode evitar uma micose antes mesmo de ela começar.

Mas cuidado: o uso de talco, soluções caseiras e perfumes nas axilas não são aconselháveis pelos médicos, porque podem comprometer a transpiração ou irritar a pele.

O talco pode ser utilizado nos testículos e virilha! Atenção: procure sempre por um talco dermatologicamente testado e de ação antisséptica, ok!

Em 1886, Robert Wood Johnson convidou seus irmãos mais novos para abertura de uma empresa levando o nome deles e construída em torno do lema "Segurança em Primeiro Lugar". O talco Johnson's Baby surgiu de uma linha de emplastros medicinais, fitas adesivas de borracha contendo mostarda e outros remédios caseiros.

Para quem sofre com assaduras, o produto é muito eficiente para aliviar essas regiões, por exemplo. Outro benefício do talco é sua capacidade de reduzir a oleosidade natural da pele. Ele pode ser uma ótima alternativa para quem tem essa característica.

A principal função do talco infantil é manter a pele do bebê limpa, seca e fresca, impedindo que a umidade cause assaduras. Por isso, ele é feito com amido de milho e óxido de zinco. Além disso, atua na prevenção de irritações causadas pela fralda.

Para evitar assaduras, muita gente usa pomadas ou talco antes de colocar a fralda limpa. No caso das pomadas, prefira as livres de petrolatos (vaselina). Já o talco pode ser perigoso, pois se entrar em contato com as vias respiratórias do bebê, pode causar problemas mais graves.

Fórmula suave de amido de milho que ajuda a prevenir irritações na região da fralda. Contém óxido de zinco. Tripla ação: protege da umidade, alivia as assaduras e pequenas irritações, e deixa a pele confortável.

Talco no cabelo: usar ou não? Apesar de ser comum tirar a oleosidade do cabelo com talco, esse hábito não é recomendado. Já que ele não é um produto desenvolvido para o cabelo. Sua aplicação pode prejudicar os fios e a pele, além de obstruir os poros do couro cabeludo, impedindo o crescimento saudável dos fios.