Porque o Sumo Sacerdote entrava uma vez por ano?

Perguntado por: ipaz . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.2 / 5 6 votos

Conforme o explicado em Levítico 16, esse sumo sacerdote entrava no Santo dos Santos do templo uma vez por ano para oferecer um sacrifício especial pelos pecados de todo o povo. Era comum que o povo jejuasse nesse dia, que era conhecido como “o dia da expiação”.

Cada turno tinha 1000 homens, era uma divisão extraordinária. Isso revela que quanto mais pessoas se ajudarem no trabalho de Deus, melhor sairá, mais impactante será, mais rápido avançará e logo será concluída a missão de Deus aqui na terra.

Uma vez por ano, no Dia da Expiação, o sumo sacerdote entrava no Santo dos Santos com o sangue de um touro, por seus próprios pecados e, novamente, com o sangue de um bode, pelos pecados do povo (9:6-7). Ele pegava este sangue e o aspergia sobre o propiciatório, a cobertura da arca da aliança, oferecendo-o a Deus.

Conforme o explicado em Levítico 16, esse sumo sacerdote entrava no Santo dos Santos do templo uma vez por ano para oferecer um sacrifício especial pelos pecados de todo o povo.

Lugar santíssimo: O sumo sacerdote entrava nesse lugar extremamente sagrado do tabernáculo uma vez por ano, no Dia da Expiação.

O sumo sacerdote coordenava o culto e os sacrifícios, primeiro no tabernáculo e depois no Templo de Jerusalém. De acordo com a tradição bíblica, apenas os descendentes de Arão, irmão de Moisés, poderiam ser elevados ao cargo, ainda que posteriormente esta norma foi abolida por eventos políticos.

Resposta: Não há hífen, portanto não há a formação de uma palavra. O que há são duas palavras distintas: um substantivo – sacerdote – qualificado pelo adjetivo sumo, cujo significado é que é o mais alto ou mais elevado em poder ou categoria, supremo.

Arão é nomeado sumo-sacerdote de Israel - A Bíblia.

Para que um indivíduo se tornasse sacerdote, era necessário, dentre outras tarefas, tornar-se servo do sumo sacerdote por um período de pelo menos cinco anos. No ritual de consagração ao sacerdócio, era molhada a ponta direita da orelha da pessoa com o sangue do holocausto.

Em certa ocasião, Zacarias estava exercendo as funções sacerdotais no Templo, pois era a vez do seu grupo. Conforme o costume dos sacerdotes, ele foi sorteado para entrar no Santuário, e fazer a oferta do incenso. Toda a assembleia do povo estava do lado de fora rezando, enquanto o incenso estava sendo oferecido.

Zacarias era um sacerdote e trabalhava no templo. Um dia, um anjo chamado Gabriel apareceu a ele. Gabriel disse que Deus iria responder às orações de Zacarias e Isabel. Eles teriam um bebê. Gabriel disse que deveriam colocar-lhe o nome de João.

Introdução. O Altar do Incenso servia ao propósito prático de aromatizar gradativamente o ar que junto formava uma coluna de fumaça para acompanhar a coluna de fogo do candelabro de ouro. Sendo assim, a fumaça do próprio incenso, passou a simbolizar as orações do povo de Deus.

Ofício de responsabilidade no Sacerdócio de Melquisedeque. Os homens dignos que são membros da Igreja são designados como sumos sacerdotes quando chamados pela presidência da estaca, sumo conselho ou bispado ou, de outra forma, quando determinado pelo presidente da estaca.

Os sacerdotes precisavam preparar, abastecer e manter as lâmpadas do candelabro acessas (Êxodo 27:21; 30:7; Levítico 24:4). Eles também tinham que queimar o incenso duas vezes ao dia, pela manhã e a tarde, no altar que ficava no Santo Lugar (Êxodo 30:7,8).

Quando o véu do templo se rasgou em dois, após a morte de Jesus Cristo, isso foi um símbolo dramático de que Jesus Cristo, o Grande Sumo Sacerdote, tinha atravessado o véu da morte e muito em breve entraria na presença de Deus, o Pai.

Anás

Anás – Wikipédia, a enciclopédia livre.

“Nessa tiara estavam escritas as palavras 'Kadosh Adonai', que significa 'Santo para Deus'. E ele carregava isso como um lembrete, para que sua forma de pensar fosse sempre santa e sagrada, que agradasse ao Senhor”, esclareceu o sacerdote Flávio.