Porque o suco de laranja é uma mistura heterogênea?

Perguntado por: emendes . Última atualização: 2 de maio de 2023
3.9 / 5 8 votos

Suco natural de laranja que possui pelo menos duas fases visíveis, a primeira é a fase líquida com tonalidade amarela/laranja, já a segunda fase é composta pelos gominhos de laranja que contém o suco de laranja. Dessa forma, suco natural de laranja é um exemplo de mistura heterogênea.

Misturas Heterogêneas:
São aquelas que apresentam mais de uma fase. Exemplos: água e óleo, água e areia, gelo e água, granito, água e ferro, sal não dissolvido na água etc. Os componentes das misturas heterogêneas aparecem, na maioria dos casos, em estados físicos diferentes e podem ser separados por métodos físicos.

Misturas heterogêneas ocorrem toda vez que uma mistura apresenta duas ou mais fases e são classificadas como polifásicas, como mostra a Figura 5.

O suco de laranja pode ser apresentado ao consumidor em três formas distintas:

  1. Integral: sem adição de açúcares e na sua concentração natural.
  2. Concentrado: parcialmente desidratado, do qual foi removida parte da água natural.
  3. Reconstituído: a partir do suco concentrado, com adição de água.

Mas se observarmos o leite com a ajuda de um microscópio, perceberemos a existência de gotículas de gordura de aspecto amarelado em meio a um líquido branco. Sendo assim, o leite é considerado uma mistura heterogênea, porque apresenta duas fases.

Uma nutritiva salada de verduras ou salada de frutas são misturas heterogêneas, nas quais há vários componentes distintos, com composição e aparências diferentes.

Na química o termo heterogêneo é usado para se referir a duas ou mais substâncias que têm características diferentes e que, por esse motivo, não se misturam uniformemente. As misturas heterogêneas possuem mais de uma fase, pois pode-se perceber a separação das substâncias.

As misturas podem ser classificadas em homogêneas e heterogêneas. A diferença entre elas é que a mistura homogênea é uma solução que apresenta uma única fase enquanto a heterogênea pode apresentar duas ou mais fases. Fase é cada porção que apresenta aspecto visual uniforme.

A classificação das misturas heterogêneas é referente ao número de fases, sendo assim, elas podem ser: bifásicas, trifásicas e polifásicas. Misturas são sistemas formados por duas ou mais substâncias puras, e podem se classificar em homogêneas ou heterogêneas.

O sangue é uma mistura heterogênea, uma vez que é utilizado o processo de separação de misturas chamado centrifugação para separar as células (hemácias e plaquetas...) do plasma sanguíneo, ou seja, forma-se duas fases. heterogêneo.

Exemplos de misturas homogêneas: a água salgada (sal dissolvido na água) e o ar atmosférico (uma misturas de oxigênio e hidrogênio). Exemplos de misturas heterogêneas: água mistura com óleo, amostras de pedras e granito.

A água e o óleo possuem densidades diferentes; sendo a do óleo menor do que a da água. Além de possuírem densidades diferentes, eles são imiscíveis, ou seja, não se misturam. Assim quando misturamos os dois líquidos, aquele com menor densidade fica no alto – o óleo.

Decantação, sedimentação, sifonação e centrifugação
Esses processos baseiam-se em um único princípio: a diferença de densidade entre os componentes da mistura. Eles costumam ser usados em conjunto para separar misturas heterogêneas de dois tipos: líquido + sólido e líquidos imiscíveis.

O suco de laranja é constituído por água, açúcares, ácidos orgânicos, pectina, minerais, óleos essenciais, fibras, proteínas e lipídios. Os sólidos solúveis do suco de laranja são compostos especialmente por açúcares e ácidos.

Assim como muitas outras frutas, as laranjas também contêm compostos vegetais, chamados de polifenóis, e os tipos específicos encontrados nelas e em seu suco são a hesperidina, naringina e narirutina.

“Um copo de 200 ml de suco de laranja contém 1,4 grama de proteínas; 0,4 grama de lipídeos; 0,4 grama de fibra; 100 miligramas de vitamina C; 200 miligramas de Vitamina K; 11 miligramas de Cálcio e 11 miligramas de magnésio.