Porque o SSD tem menos espaço?

Perguntado por: upereira . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

Isso porque não possui discos ou agulhas no processo de gravação mecânica de dados. É uma tecnologia eletrônica e bem complexa. Por isso, como é eletrônica, a memória SSD oferece mais velocidade e dinamismo no processamento de dados, podendo ocorrer em frações de segundo.

A melhor opção de custo e benefício é ficar entre os 250 GB e 500 GB, para uso em parceria com outro HDD. A capacidade é suficiente para instalar todo o sistema principal no SSD, além dos jogos ou softwares mais usados e que precisam de melhor desempenho.

Há duas desvantagens em relação à memória SSD são o preço – muito mais alto por ser uma tecnologia nova – e a capacidade de armazenamento, em muitos caso dez vezes menor que o HD.

Nada fora do comum a capacidade de armazenamento é alta, exemplares com até 10TB são comercializados com preços mais acessíveis que se comparados aos SSDs; Possui um desgaste menor em relação aos SSDs, que apesar de mais resistentes, têm vida útil medida em volume total de dados salvos ao longo do tempo.

Não existe melhor ou pior nessa disputa. O HDD ainda é a opção mais acessível para guardar arquivos pesados, já que é mais barato e oferece espaços maiores de armazenamento. Já o SSD é mais rápido, mas o custo por gigabyte é maior tem vida útil limitada. O ideal é usar sempre o armazenamento híbrido.

Um Ssd com 256 Gb é uma unidade de estado sólido com capacidade de 256 GB.

Não é novidade para ninguém: SSDs são mais rápidos que discos rígidos e, por isso, podem melhorar o desempenho de um computador. Mas, e se o notebook tiver vindo com um HD? Tudo bem: é possível fazer a troca. Se a sua máquina já tem um SSD, talvez você consiga adicionar uma segunda unidade a ela.

Ele usa memória flash NAND — a mesma utilizada em cartões de memória e pendrives — para armazenar dados, assim como os HDs usam discos magnéticos para esse fim. A diferença é que a memória flash NAND é muito mais rápida, o que significa que os SSDs são extremamente rápidos em comparação aos HDs.

1 TB é igual a 1.000 gigabytes (GB) ou 1 milhão de megabytes (MB).

A vida útil de um SSD é limitada de acordo com a quantidade de ciclos de gravação. Isso significa que, quanto mais dados por célula forem salvos, maior o nível de desgaste do equipamento. De acordo com a Ontrack, a vida útil média de um SSD é entre 3 mil e 10 mil ciclos de gravação.

O primeiro SSD 1TB que integra nossa lista é o Samsung 870 QVO, que entrega uma otimização de performance com sua conexão SATA III. Com ele, o usuário pode obter 560MB/s de velocidade de leitura e 530MB/s para escrita.

Muitos notebooks lançados nos últimos anos nem possuem espaço para HD. As fabricantes entendem que, mesmo que o espaço de armazenamento seja menor, é mais vantajoso ter um dispositivo mais rápido e compensar essa falta de espaço com armazenamento na nuvem, por exemplo.

Vantagens. Ter um computador com tecnologia SSD pode ser até 12 vezes mais rápido que um modelo convencional que faz uso do HD. Logo de cara ao iniciar o aparelho você já sente a diferença devido a velocidade com que os programas se abrem.

Você só precisa trocar o HD por um SSD. uma péssima notícia. Por mais que seja trabalhoso migrar gigabytes de fotos e arquivos para uma nova unidade, a verdade é que trocar os antigos discos rígidos pelos atuais SSDs (“Disco em Estado Sólido”, na sigla em inglês) é a melhor coisa que você pode fazer pelo seu computador ...

Assim como se sua necessidade for mais voltada para escrita e leitura, um drive SSD de 120 GB é uma opção suficiente. Lembre-se sempre que o sistema operacional Windows 10 utiliza normalmente até 60 GB do SSD para sua instalação, então, no caso de um SSD de 120 GB, você terá apenas 60 GB.

SANDISK | SSD 240GB Sandisk PLUS
Quanto a velocidade, o SSD Sandisk Plus oferece até 530 MB/s para leitura e 440 MB/s para gravação, o que chega a ser até 23 vezes maior que a de um HD convencional.

Se você está investindo para comprar um notebook novo, uma máquina com SSD é a melhor opção para o dia a dia, mesmo com a diferença de custo. Se for mais conveniente, você pode escolher um modelo com SSD de menor capacidade (a partir de 128 GB) e apostar em um HD externo maior, para armazenar trabalhos concluídos.

O SSD (solid-state drive) é considerado uma evolução do disco rígido (HD) do computador. Ambas as tecnologias são unidades de armazenamento não volátil, ou seja, que mantém os dados registrados mesmo após o equipamento ser desligado, mas elas são bastante diferentes entre si.

O SSD 120GB pode ser encontrado com diferentes valores no mercado nacional, sendo a média entre R$140 até pouco mais de R$350. Tudo vai depender do tipo de tecnologia que o modelo oferece, fabricante e velocidade.

Melhores SSDs Internos de 2022

  • SSD Samsung 970 EVO 500GB.
  • SSD San Disk Plus 480GB.
  • SSD Kingston 480GB.
  • SSD Western Digital 480GB.
  • SSD Intel 512GB.
  • SSD Crucial BX500 480GB.