Porque o sorvete não endurece?

Perguntado por: apilar . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.4 / 5 12 votos

Dizemos que a viscosidade é inversamente proporcional à temperatura. O sorvete contém gorduras que o tornam pastoso em temperaturas entre zero e - 18°C, (menos 18 °C). Essa consistência pastosa é apreciada pelos amantes do sorvete. No entanto, quanto mais fria estiver a temperatura, mas duro ele vai estar.

Os emulsificantes são comumente usados na indústria alimentícia para melhorar a textura e a estabilidade dos produtos. No sorvete, os emulsificantes ajudam a criar uma consistência suave e cremosa, evitando a formação de grandes cristais de gelo.

Recuperando a cremosidade
A primeira é simplesmente adicionar 30ml de álcool na mistura, pode ser vodka, cachaça ou saquê, pois a bebida não congela e ajuda manter seu sorvete sempre na consistência ideal.

As ligas têm várias funções de estabilizante e emulsificante na produção do sorvete. Isso significa que elas estabilizam a incorporação de ar, para que o sorvete não perca qualidade. Elas também protegem contra a separação de fase da calda que podem impactar o consumo a conservação do alimento.

O segredo do sorvete cremoso e sem cristais de gelo é o congelamento rápido. Quando mais rápido congelar, mais cremoso fica, então se seu freezer ou congelador não for muito potente e caso forme cristais, vc pode descongelar levemente e bater na batedeira mais uma vez.

Mantenha o freezer sempre na temperatura recomendada, entre -18°C e -20°C. Evite abrir o freezer frequentemente, pois isso pode causar oscilações de temperatura. Armazene o sorvete em recipientes bem vedados para evitar a formação de cristais de gelo.

Porta mal fechada: Verifique se algum objeto está impedindo o fechamento completo da porta. Circulação de ar obstruída: Se houver alimentos tampando as saídas de ar do seu freezer, tire-os da frente para liberar o fluxo.

Modo de preparo

  1. Bata tudo no liquidificador por uns 3 minutos.
  2. Coloca-se em uma vasilha e depois direto para o congelador ou freezer.
  3. Dentro de 50 a 60 minutos ele estará congelado e pronto para ser deliciado.
  4. e gostoso, prático e barato.

É importante lembrar que o uso de pouco emulsificante compromete a aeração e a aparência leve e fofinha da massa e, em excesso, a deixa “borrachuda”.

Como já comentamos por aqui, no blog, a adição deste ingrediente dará consistência mais firme ao creme, evitará a formação de cristais de gelo e retardará o derretimento do produto final.

É vendida em lojas que são especializadas para materiais de sorvete, mas se não a encontrar, você pode usar no seu lugar o creme de leite, que também dá a cremosidade ao geladinho, mas acaba não cumprindo a função de formar cristais de gelo, o que depende muito do sabor que o geladinho tem.

– O leite tem gordura, mas, se você estiver procurando por mais cremosidade, é preciso adicionar ainda mais gordura na receita: creme de leite, leite de coco e até gemas de ovo podem ajudar a deixar o sorvete bem macio.

Entre as principais estão a arenosidade, o aparecimento de cristais de gelo, a perda de cor e a separação de fases.

Além disso, para ser denso e aveludado, o sorvete precisa de muita gordura – ao menos 10% de sua composição. A gordura do leite cristaliza quando congelada e mantém o seu sabor e aroma.

Você aprendeu que a gema de ovo também pode ser utilizada como emulsificante caseiro, sendo mais saudável e acessível que os industrializados. Ela tem essa propriedade porque contém lecitina, um tipo de gordura que ajuda a misturar óleo e água.

É um aditivo que promove a elasticidade, melhora a textura e dá maciez à massas. O seu uso mais conhecido é no preparo de sorvetes, mas você pode utilizar também em receitas de bolos, panetones, glacês, recheios e até mesmo chantilly. Com o uso do emulsificante em seus bolos você terá uma massa leve, macia e aerada.

LIGA NEUTRA ARTESANAL sabor neutro é uma liga formada por estabilizantes que possuem alguma função emulsificante de maneira a fornecer o melhor resultado na estabilidade, corpo e durabilidade do sorvete, ela deve ser adicionada durante o preparo da calda base.

O emulsificante deve ser acrescentado à receita enquanto se mistura a maior parte dos ingredientes secos e líquidos. Quando utilizado em cremes e sorvetes, o emulsificante garante uma textura mais macia, lisa e homogênea, deixando-o cremoso e uniforme.

A combinação de diferentes açúcares e seus substitutos conferem sólidos totais, corpo, sabor e dulçor ao sorvete e, por isso, são fundamentais para sua textura e estabilidade, pois alteram seu ponto de congelamento: quanto menor o ponto de congelamento, obtém-se um sorvete mais cremoso e menos frio.

O ovo é um agente duplo: enquanto a gema faz com que água e gordura sejam emulsionadas, a clara em neve aprisiona o ar e garante um sorvete macio. A sorveteira ajuda a conferir textura enquanto gela a massa e mexe, quebrando os cristais de gelo formados pela água.