Porque o sorvete fica esfarelando?

Perguntado por: uconceicao6 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.9 / 5 11 votos

A sensação de esfarelado no sorvete é causada pelo descongelamento parcial do sorvete e posterior congelamento. Quando esse processo ocorre temos um congelamento mais lento do que temos durante sua produção formando cristais de gelo maiores, que proporcionam a sensação áspera e quebradiça.

Sorvete muito aerado: Provocado por maquinário com pouca refrigeração ou excesso de emulsificante (usado para promover a uniformidade e reduzir o tempo de batimento da calda, além de controlar a aglomeração e o reagrupamento da gordura durante o congelamento e facilitar a distribuição das bolhas de ar).

Os emulsificantes são comumente usados na indústria alimentícia para melhorar a textura e a estabilidade dos produtos. No sorvete, os emulsificantes ajudam a criar uma consistência suave e cremosa, evitando a formação de grandes cristais de gelo.

Como já comentamos por aqui, no blog, a adição deste ingrediente dará consistência mais firme ao creme, evitará a formação de cristais de gelo e retardará o derretimento do produto final.

Esse processo recebe o nome de cristalização e acontece, por exemplo, quando o produto não é congelado rápido o bastante ou quando há algum problema na receita e no método de armazenamento. De todo modo, não se preocupe tanto: muitas pessoas que costumam fazer sorvete em casa passam por isso.

O segredo do sorvete cremoso e sem cristais de gelo é o congelamento rápido. Quando mais rápido congelar, mais cremoso fica, então se seu freezer ou congelador não for muito potente e caso forme cristais, vc pode descongelar levemente e bater na batedeira mais uma vez.

É importante lembrar que o uso de pouco emulsificante compromete a aeração e a aparência leve e fofinha da massa e, em excesso, a deixa “borrachuda”.

A liga de sorvete tem a função de estabilizantes e emulsificante, que são utilizados para misturar os ingredientes e estabilizar a incorporação de ar para que o sorvete não perca a qualidade. Os emulsificantes têm a função de misturar a água e a gordura de um alimento.

É vendida em lojas que são especializadas para materiais de sorvete, mas se não a encontrar, você pode usar no seu lugar o creme de leite, que também dá a cremosidade ao geladinho, mas acaba não cumprindo a função de formar cristais de gelo, o que depende muito do sabor que o geladinho tem.

O emulsificante deve ser acrescentado à receita enquanto se mistura a maior parte dos ingredientes secos e líquidos. Quando utilizado em cremes e sorvetes, o emulsificante garante uma textura mais macia, lisa e homogênea, deixando-o cremoso e uniforme.

A melhor fonte de gordura é o creme de leite fresco, mas existem outras opções como: gordura vegetal (coco, cacau, óleo de soja, óleo de girassol, óleo de algodão e de colza); leite integral, creme de leite ou congelado; creme plástico; manteiga sem sal e butter oil.

Outra opção é usar a gema de ovo diretamente em receitas que precisam de um emulsificante. Por exemplo, se você está fazendo um molho para macarrão, adicione uma gema de ovo à mistura para ajudar a emulsionar o óleo e os líquidos. Além de ser um emulsificante eficaz, a gema de ovo tem outros benefícios na culinária.

LIGA NEUTRA ARTESANAL sabor neutro é uma liga formada por estabilizantes que possuem alguma função emulsificante de maneira a fornecer o melhor resultado na estabilidade, corpo e durabilidade do sorvete, ela deve ser adicionada durante o preparo da calda base.

Qual a melhor forma para armazenar sorvetes? “Os sorvetes devem ser armazenados a uma temperatura de -25°C. Já em relação ao transporte e logística, o caminhão deve ser refrigerado com uma temperatura em torno de -18°C. Para servir, o ideal é que a sobremesa esteja na temperatura de -12°C”, orienta Henriques.

5. Posso usar ligas apenas em sorvetes? As ligas neutras também são usadas na produção de iogurtes, geladinhos gourmet, de mousses, já que são indicadas para produção a frio, em que não há o processo de pasteurização. A dosagem das ligas neutras da Foodbase variam de 3 a 20 gramas por litro de preparação.

O indicado é usar 10 gramas (1 colher de sopa rasa) para cada 1 litro; G2: é um tipo de liga neutra mais forte e com excelente custo-benefício. Você usa apenas 2 gramas (1 colher de chá rasa) para cada 1 litro.