Porque o sorvete cria cristais de gelo?

Perguntado por: dvieira . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.8 / 5 2 votos

Além disso, para ser denso e aveludado, o sorvete precisa de muita gordura – ao menos 10% de sua composição. A gordura do leite cristaliza quando congelada e mantém o seu sabor e aroma.

Se os ingredientes ficarem muito tempo em temperatura ambiente, o creme vai coagular e criar blocos de água que acabam cristalizando.

Sorvete cristalizado e quebradiço: Este problema é causado pela falta de estabilizantes, de açúcares ou de energia no freezer, congelamento lento, calda sem descanso e/ou excesso de sólidos totais.

Para recuperar o sorvete basta colocar mais ou menos 100, 150 ml de leite integral fervido ainda quente e bater na batedeira até que fique homogêneo. A cremosidade e o sabor do sorvete voltam ao seu pote como num passe de mágica!

O segredo do sorvete cremoso e sem cristais de gelo é o congelamento rápido. Quando mais rápido congelar, mais cremoso fica, então se seu freezer ou congelador não for muito potente e caso forme cristais, vc pode descongelar levemente e bater na batedeira mais uma vez.

Cubram com filme plástico
Muitas vezes, o problema não está relacionado aos ingredientes da receita ou ao modo de preparo, mas as condições de armazenamento. Para evitarem a cristalização do sorvete, cubram-no com filme plástico tampando-o bem.

Evitar a umidade vai conservar o sabor e textura por muito mais tempo. Armazene-o no fundo do freezer: Coloque o pote de sorvete no fundo do freezer, pois a variação de temperatura é menor ao abrir e fechar a porta do freezer. A temperatura do fundo costuma ser mais baixa e isso ajuda a mantê-lo mais consistente.

CARESTAB

O melhor estabilizante de sorvete é o da LINHA CARESTAB®, exclusiva da CHEMCARE, que apresenta as melhores soluções para a indústria alimentícia.

Como já comentamos por aqui, no blog, a adição deste ingrediente dará consistência mais firme ao creme, evitará a formação de cristais de gelo e retardará o derretimento do produto final.

No sorvete, eles ajudam a evitar a formação de grandes cristais de gelo e criam uma textura suave e cremosa, além de um sabor rico. Sem os emulsificantes, o sorvete teria uma textura granulada e derretia rapidamente.

É vendida em lojas que são especializadas para materiais de sorvete, mas se não a encontrar, você pode usar no seu lugar o creme de leite, que também dá a cremosidade ao geladinho, mas acaba não cumprindo a função de formar cristais de gelo, o que depende muito do sabor que o geladinho tem.

– O leite tem gordura, mas, se você estiver procurando por mais cremosidade, é preciso adicionar ainda mais gordura na receita: creme de leite, leite de coco e até gemas de ovo podem ajudar a deixar o sorvete bem macio.

A função da GLUCOSE é evitar a cristalização do açúcar, conferir brilho, aumentar a viscosidade e contribuir para a maciez nas preparações. É utilizada como ingrediente em balas, fondant, caldas, pirulitos, pasta americana, sorvetes, etc.

Se armazenado em recipiente com tampa, em temperatura inferior a – 5º C, você poderá manter o seu sorvete até 12 meses no congelador.

É importante conservar o sorvete corretamente no freezer para evitar que ele congele excessivamente. Aqui estão algumas dicas para uma conservação adequada: Mantenha o freezer sempre na temperatura recomendada, entre -18°C e -20°C. Evite abrir o freezer frequentemente, pois isso pode causar oscilações de temperatura.

Um sorvete descongelado nunca voltará à sua textura original. Dessa forma, é preciso evitar que a massa derreta. É preciso que ele seja armazenado corretamente até a hora que for servido. No entanto, se for necessário retirá-lo do freezer, ele não pode ficar mais do que 30 minutos longe do refrigerador.

Na verdade, na Agência Espanhola de Consumo, Segurança Alimentar e Nutrição (AECOSAN), vinculada ao Ministério da Saúde, afirmam categoricamente: "Nunca de deve congelar de novo um alimento que foi descongelado, a menos que seja cozido antes de voltar a ser congelado".

Para conseguir a cremosidade necessária use creme de leite, leite de coco e até mesmo gemas na lista de ingredientes. Isso irá garantir que o sorvete ganhe a cremosidade necessária e fique na textura perfeita. E experimente outros tipos de ingredientes como frutas, biscoitos e caldas!

Os açúcares conferem doçura, realçam sabor, ajudam na formação de uma textura suave e reduzem o ponto de congelamento. A quantidade a ser adicionada deve corresponder de 12 a 20% do total dos ingredientes. Sorvete com menos de 10% de açúcar fica excessivamente duro e com 30% de açúcar torna-se excessivamente mole.

O sorvete deve ser firme, sem ser duro, para que possa ser manejado com uma concha ou espátula. Não é desejável que o sorvete apresente consistência elástica, ao ser retirado com uma concha ou colher. Deve ser cremoso, não aguado, nem áspero, de forma que espalhe facilmente na boca, dando uma sensação aveludada.