Porque o soro não sai na outra narina?

Perguntado por: ebelem . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 18 votos

Não tem problema se isso acontecer porque a lavagem funciona do mesmo jeito. Outro motivo para a água não sair do outro lado, é a presença de desvio de septo nasal ou pólipos. Por isso, é interessante visitar um otorrinolaringologista para saber se existem essas alterações.

Dr. Alfonso Eduardo Alvarez (PhD), que nos informou que caso a lavagem nasal não seja feita de forma tranquila e adequada, pode sim causar engasgos ou afogamento na criança. “A limpeza deve ser feita com soro fisiológico, que irá atuar fluidificando e removendo as secreções das vias aéreas superiores.

Não, a Lavagem Nasal é segura! Não há risco do soro ir para o pulmão, se o paciente não possui nenhum problema neurológico de incoordenação da respiração e deglutição. Temos o reflexo da tosse justamente para isso!

A lavagem com soro não 'causa' otite, muito menos pneumonia, nem é capaz de perfurar o ouvido. O processo infeccioso instalado e a secreção acumulada nas vias respiratórias é que podem causar essas complicações”, alertou Isabela.

As principais formas de como desentupir o nariz são:

  1. Fazer uma lavagem nasal. ...
  2. Inalar vapor com eucalipto. ...
  3. Umidificar o ambiente. ...
  4. Beber de 2 a 3 litros de água por dia. ...
  5. Consumir alimentos ricos em vitamina C. ...
  6. Tomar um banho quente. ...
  7. Usar toalha quente com hortelã ...
  8. Massagear as maçãs do rosto.

É preciso estar atento aos sinais e sintomas para saber se foi água para o pulmão do bebê, para que se possa tomar as medidas cabíveis. Esses sinais e sintomas se apresentam de tais formas: Falta de ar e grande dificuldade de respirar; Tosse, (que pode conter sangue);

O melhor cômodo para fazer esse processo é o banheiro. Posicione-se em frente ao espelho. Depois, aponte o nariz na direção do ralo da pia, com a cabeça levemente inclinada para a frente e a boca aberta. Com uma seringa sem agulha, pegue de 10 a 20 mililitros de soro fisiológico e aplique em cada uma das narinas.

Sintomas de desvio do septo nasal
Para quem se pergunta “como saber se tenho desvio de septo?”, uma boa resposta seria se atentar à presença de sintomas como roncos, apneia do sono, respiração pela boca, dores e desconfortos na região frontal da face, além da presença de sinusite e até mesmo sangramento nasal.

Higiene nasal pode ser feita três vezes ao dia
Quanto maior o volume de secreção nas fossas nasais, mais difícil será manter o nariz limpo e, portanto, maior será a frequência. O hábito de fazer a higiene nasal não tem contraindicações e é recomendado para todas as idades, de acordo com a profissional.

É importante ainda manter o soro armazenado na geladeira, já que a baixa temperatura diminui os riscos de proliferação de fungos e outros micro-organismo. O ideal, portanto, é comprar o produto em embalagens pequenas para ser utilizado mais rapidamente, sem desperdício.

O que faz o efeito de lavar a secreção é justamente a quantidade de soro e o jato aplicado, por isso, não tenha medo ou receio. É normal que isso provoque a tosse após.

A ingestão de remédios pela inalação com soro fisiológico leva o medicamento diretamente até os alvéolos, no pulmão. Como essas estruturas têm vasta irrigação sanguínea, a absorção é muito rápida, favorecendo o tempo da resposta orgânica.

Como adultos são capazes de manter a respiração pela boca durante a lavagem, não existem grandes riscos.

O indicado é realizar o procedimento ao menos duas vezes ao dia, ao acordar e antes de dormir — no inverno e na primavera, mais limpezas podem ser necessárias. Converse com seu médico para saber a frequência indicada no seu caso.

Para bebês e crianças, utilize 5 ml de soro em cada narina; já os adultos necessitam de 20 ml. Pode se fazer a lavagem até três vezes ao dia; Durante a lavagem, mantenha a boca aberta, não deixe a criança inspirar o líquido e nem permita que ele desça até a garganta.

— A primeira opção para fazer a retirada da água é inclinar a cabeça para o lado do ouvido entupido, encher a boca de ar e pular até que a água saia. — Outra opção é colocar um pouco de água morna no ouvido entupido, porque isso dilata a região e tira a bolha de ar que se formou.