Porque o sono da manhã é melhor?

Perguntado por: ebrito . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Nosso corpo trabalha de modo que quando há incidência solar produz hormônios que nos mantêm ativos e despertos. Enquanto em sua ausência, ou redução, começamos a lenta e gradualmente sentir sono. Por isso, dormir e acordar cedo é tão importante, pois quando fazemos isso, regulamos o ciclo circadiano.

Pesquisa sugere que melhor horário para ir dormir é entre 22h e 23h - 15/06/2022 - UOL VivaBem.

Temos evidências de que as pessoas que dormem as sete horas, mas acordam mais tarde, têm maior risco de desenvolver um quadro de depressão. Um estudo publicado recentemente pelo periódico JAMA Psychiatry mostrou que basta dormir uma hora mais cedo que esse risco é reduzido em 23%.

Além de gastar menos energia mental por funcionar no modo ação e não no modo reação, o que já permite realizar mais tarefas, sua produtividade aumenta porque acordar bem cedo permite que você comece seus compromissos com seu nível de disposição lá em cima.

Se necessita de acordar às 6h
Neste caso deverá recolher-se às 20h46, 22h16 ou às 23h46 – e se quiser mesmo adiar a hora do descanso então a última chamada é à 1h16.

Segundo a pesquisa, quem cai nos braços de Morfeu cedo têm mais disposição para amanhecer com o Sol e maiores chances de viver por mais tempo. Essa é a conclusão à qual o grupo chegou após analisar mais de 433 mil pessoas, que foram convidadas a avaliar suas preferências em relação a períodos do dia.

A pessoa que dorme depois das 23 horas está se matando. E rápido. Portanto, para entender as consequências dos maus hábitos relacionados ao sono, descobrir porque dormir tarde faz mal à saúde e conferir minhas dicas para ter um sono saudável, continue a leitura até o final. A partir desse ponto a escolha é sua.

Sim, crianças que seguem os horários dos adultos e dormem pouco correm o risco de ter sérios problemas de crescimento e desenvolvimento. Isso ocorre porque o hormônio de crescimento é liberado nas fases mais profundas do sono. As horas necessárias de sono variam conforme a idade.

Idealmente, o objetivo deve ser passar por 5 a 6 ciclos de sono completos, por isso, para acordar às 4 da manhã, deve ir para a cama às 19 horas ou às 20h30.

É mais comum do que parece: muita gente dorme a quantidade ideal por noite - entre 6h e 9h - e acorda cansado. Alguns fatores podem influenciar essa situação: metabolismo, processos fisiológicos ou nutricionais. O cansaço excessivo pode se manifestar com irritação, sonolência ou desânimo.

- Adultos jovens (18-25): 7-9 horas por dia. Não devem dormir menos de 6 horas ou mais do que 10 ou 11 horas. - Adultos (26-64): O ideal é dormir entre 7 e 9 horas, embora muitos não consigam. - Idosos (65 anos ou mais): o mais saudável é dormir 7 a 8 horas por dia.

De acordo com os especialistas, dormir demais gera a tendência de desenvolver doenças cardiovasculares e hipertensão, por exemplo. Isso porque, durante o sono há redução da atividade cardiovascular, queda da pressão arterial e da frequência cardíaca.

Acordar minutos ou até horas antes do alarme não é um fenômeno novo, dizem especialistas em sono à CNN, mas pode causar um desconforto incrível às pessoas. Os fatores de estresse adicionais da pandemia em andamento exacerbaram nossas lutas coletivas para dormir.

O dia de um bilionário geralmente começa antes mesmo do nascer do sol. Badziag diz que a grande maioria deles acorda entre 5 e 6 da manhã. Mas a rotina matinal vai muito além de apenas levantar mais cedo.

Era um momento vago. No século 17, a noite de sono era mais ou menos assim: Das 21 às 23 horas, as pessoas que tinham condições começavam a recostar-se em colchões forrados com palha ou trapos (os colchões dos ricos poderiam ter enchimento de penas), prontas para dormir por duas horas.

Acordar cedo faz mal? O hábito de acordar cedo, por si só, não faz mal. O que vai determinar as consequências da hora que você levanta é a qualidade do sono que você teve. Uma pesquisa da universidade de Warwick mostrou que o corpo precisa de equilíbrio.

Acredita-se que com apenas 2 horas por dia são satisfeitos todos os padrões de sono, podendo mesmo ser conseguido um melhor desempenho em relação ao sono monofásico, sendo possível despertar de um cochilo de um sono polifásico completamente renovado, como se tivesse dormido uma noite inteira.