Porque o solo fica duro?

Perguntado por: esales . Última atualização: 13 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

Quando as partículas do solo ficam muito próximas, ocorre a chamada compactação. Nesse caso, ele fica duro e seco — e, por consequência, as plantas perdem a cor e a água acumula.

Por fim, uma das formas mais fáceis de recuperar o solo é plantar espécies leguminosas (como feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico, amendoim e vagem). Esse grupo tem uma característica muito benéfica ao solo: a capacidade de capturar e fixar nitrogênio, um nutriente essencial para o crescimento das plantas.

Para que a terra fique fofa, ela precisa ser revirada a cerca de 15 com de profundidade e precisa estar livre de pedras, mato e qualquer tipo de lixo.

A escarificação biológica – se baseia no cultivo de espécies com sistema radicular profundo, como nabo forrageiro e o milheto, para descompactar o solo.

Cinzas. As cinzas são outra dica sobre como adubar a terra, já que são ricas em potássio, fósforo e outros sais minerais. Elas ainda ajudam a afastar as pragas das hortas, porque alteram o pH do solo. Porém, tome cuidado: é preciso evitá-las em solos que já são ácidos.

A compactação altera uma série de fatores que afeta o crescimento radicular, como aeração, retenção de água, resistência à penetração de raízes podendo, inclusive, aumentar a susceptibilidade do solo à erosão, como será discutido a seguir.

Calagem. O que torna o solo fértil é a realização da calagem. Essa técnica ajuda a corrigir a acidez da terra de uma produção agrícola, além de fornecer cálcio e magnésio para o crescimento saudável das plantas. A calagem é um processo de preparação do solo fértil com aplicação de calcário.

As espécies mais utilizadas em Santa Catarina são aveia, nabo forrageiro, azevém, ervilhaca, crotalária, mucuna, tremoço, centeio, milheto e trigo, entre outras. A presença das plantas de cobertura, tanto vivas quanto na forma de palha, é capaz de evitar a temida erosão do solo.

Indicadores Físicos: densidade, porosidade, textura, compactação, etc. Químicos: pH, capacidade da troca de cátions (CTC), salinidade, etc. Biológicos: matéria orgânica, diversidade de microrganismos, atividade microbiológica, etc. Visuais: observação do solo, de fotografias aéreas, resposta da planta no solo e outros.

Perlita – Entre os benefícios do uso da perlita está o fato de não deixar compactar o solo. A perlita também ajuda a reter minerais, água e nutrientes na zona das raízes, contribuindo para que tenham o aporte necessário de água e oxigênio.

Drenagem do solo
Para melhorar isso, misture um pouco de areia à terra. Por fim, tanto uma boa terra quanto um excelente substrato precisa ser adubada no processo de como fazer horta orgânica.

Terra preta ou marrom
Esses materiais se decompõem na terra, sendo considerado o melhor tipo de terra por esse motivo além de ter boa retenção de ar e umidade.

O solo arenoso também é considerado mais suscetível à degradação e à perda de capacidade produtiva quando comparado aos de textura mais fina. Além disso, a baixa proporção de argila e de matéria orgânica faz essa variedade de terra ter baixa retenção de nutrientes e de água.

Para descompactar o solo, recomenda-se utilizar implementos de hastes com ponteiras estreitas (não superior a 8 cm de largura), reguladas para operar imediatamente abaixo da camada compactada. O espaça-mento entre as hastes deve ser de 1,2 a 1,3 vezes a profundidade de trabalho.

Húmus de minhoca
Também conhecido como vermicomposto, é considerado um dos melhores adubos, afinal, as minhocas fazem o processo de decomposição de resíduos orgânicos presentes no solo, deixando apenas os nutrientes para as plantas consumirem.

dois três dias já eu vou notar essa diferença Então. dependendo do tipo de. nutriente que eu estiver. adicionando-se ao nitrogênio se ao potássio Esse é o fósforo.

Para manter o estoque de nutrientes sempre alto, devemos realizar a adubação pelo menos uma vez por mês, preferencialmente depois que as plantas já forem adultas.

Os sinais iniciais de compactação e encrostamento (selamento na superfície do solo) nos primeiros centímetros do solo podem ser vistos quando a planta emerge. A planta cresce lateralmente até encontrar uma rachadura.