Porque o sol se põe tarde nos EUA?

Perguntado por: rmendes . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

A distância do equador e o caminho do sol não determina apenas a hora do nascer e do pôr-do-sol. Quanto mais longe um país está do equador, mais oblíquo é o caminho do sol até o horizonte. E isto causa uma diferença no tempo que leva para o sol se pôr. Washington, D.C. está a 39.

Basicamente porque o eixo de rotação da Terra sobre si mesma é inclinado em relação a órbita que a Terra traça ao redor do Sol. Essa inclinação faz com que os dias mudem de duração ao longo do ano. Entenda que "ano" é simplesmente um nome para dizer "uma volta completa ao redor do Sol".

Nos polos da Terra, isso realmente acontece! Entre outubro e março, no Polo Sul, e de abril a setembro no Polo Norte, um fenômeno incrível toma conta do céu: o sol da meia-noite.

Nos EUA o relógio utilizado é o de 12 horas, ou seja, tanto para 7 horas da manhã como para 7 horas da noite utiliza-se 07:00.

Os restaurantes abrem muito cedo para jantar: às 17h a maioria já está de portas abertas. Depois das 22h é difícil fazer um pedido que não seja de sobremesa. Programe-se para jantar bem mais cedo do que você está acostumado no Brasil.

Duração do pôr-do-sol
E isto causa uma diferença no tempo que leva para o sol se pôr. Lisboa está a 39. graus de latitude norte, que está bem longe do equador. Enquanto um pôr-do-sol próximo ao equador dura apenas cerca de 20 minutos, este período de tempo em Portugal é em média de 33 minutos.

Onde nasce o sol no Brasil? O sol sempre nasce no leste, em todos os lugares e independentemente do país ou continente. A cidade mais oriental do Brasil é Pitimbu, em Região Paraíba. Lá, o sol nasce às 5:30 da manhã e se põe novamente às 17:20 da noite nestes dias.

A explicação para o fenômeno está na órbita da Terra com seu eixo inclinado em torno do Sol. Em sua volta de um ano ao redor do astro rei, o planeta acaba expondo de forma mais direta, por um período de tempo (as estações do ano), uma região do globo raios solares mais do que outra (veja no infográfico abaixo).

1. Fernando de Noronha – Pernambuco. No arquipélago mais bonito do país, o sol se põe do lado das praias de dentro. Com até cerca de 13:10 horas, há os dias mais longos em dezembro.

O “sol da meia noite” pode ser observado apenas nas regiões próximas dos círculos polares ártico (Hemisfério Norte) e antártico (Hemisfério Sul). Os círculos polares ficam a ...

Conforme os dias vão passando, a duração do dia e da noite mudam. É por esse motivo que no início do verão demora mais para escurecer, pois os dias são maiores, enquanto no início do inverno anoitece mais cedo, pois as noites são maiores.

O fenômeno acontece em regiões que atravessam a zona, por exemplo, o Canadá (Yukon, Territórios do Noroeste e Nunavut), Dinamarca (Groenlândia), Finlândia, Noruega, Rússia, Suécia, Estados Unidos (Alasca) e extremidades da Islândia.

Isso se desenvolve por causa da incidência de dias após dias sem noites, pois esses não se escurecem nas regiões polares. Tal fenômeno é proveniente da localização geográfica dos pólos e do movimento de rotação, translação e inclinação do eixo.

No polo sul, os dias ficam totalmente sem luz do sol. Na Estação Antártica Comandante Ferraz - EACF, que está aproximadamente no paralelo de 60 graus, temos apenas 5 horas de luz durante todo o dia. Neste ano, o Solstício de Inverno ocorreu em 21 de junho, exatamente às 10h51m de Greenwitch.

Superiores a 90 dias: consequências
Trata-se, portanto, aos olhos das autoridades americanas, uma oportunidade para os estrangeiros visitarem o país, não deve ser abusada porque é severamente punida. Como lembrete, o ESTA é válido por um período de 2 anos a partir do momento em que obtém a sua autorização.

Historicamente, não neva nos Estados Unidos nos seguintes lugares: Flórida, Arizona, Novo México, Oklahoma, Havaí, Texas e partes da Califórnia. Os melhores lugares para evitar a neve, portanto, estão nas partes sul e ocidental do país.

Arizona

Qual o lugar mais quente dos Estados Unidos? A cidade mais quente dos Estados Unidos é Phoenix, localizada no Arizona (Estad os Unidos). Essa cidade é considerada o local mais quente de todo o país, podendo ultrapassar facilmente os 49ºC durante o verão.